+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Estou com uma RB 750 configurada para gerenciar a RB 433UAH com 2 cartões na torre,mas não encontrei na net e fóruns a forma correta de configurá-la em modo bridge,ou seja,quero deixá-la apenas enviando o sinal e gerenciar a rede na RB 750 em baixo.
    Outra dúvida seria se vai melhorar a rede ou não tem diferença?
    98% dos meus clientes acessam via wireless.
    Solicito a ajuda dos amigos no que diz respeito a configuração da RB 433UAH em modo bridge.
    Agradeço.

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Estou com uma RB 750 configurada para gerenciar a RB 433UAH com 2 cartões na torre,mas não encontrei na net e fóruns a forma correta de configurá-la em modo bridge,ou seja,quero deixá-la apenas enviando o sinal e gerenciar a rede na RB 750 em baixo.
    Outra dúvida seria se vai melhorar a rede ou não tem diferença?
    98% dos meus clientes acessam via wireless.
    Solicito a ajuda dos amigos no que diz respeito a configuração da RB 433UAH em modo bridge.
    Agradeço.

    Amigo tem material demais sobre essa configuraçao que é fácil basta adicionar uma bridge depois em ports e adicionar as interfaces bem simples

  3. #3
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Estou com uma RB 750 configurada para gerenciar a RB 433UAH com 2 cartões na torre,mas não encontrei na net e fóruns a forma correta de configurá-la em modo bridge,ou seja,quero deixá-la apenas enviando o sinal e gerenciar a rede na RB 750 em baixo.
    Outra dúvida seria se vai melhorar a rede ou não tem diferença?
    98% dos meus clientes acessam via wireless.
    Solicito a ajuda dos amigos no que diz respeito a configuração da RB 433UAH em modo bridge.
    Agradeço.
    Olá segue alguns materiais:

    https://under-linux.org/f107/como-co...m-trez-140007/

    video:

    http://www.youtube.com/watch?feature...&v=--FDLffd9O8


    http://www.novanetwork.com.br/images...5/apbridge.jpg

    A primeira configuração a ser realizada deve ser o modo de operação, neste tutorial esta routerboard será o Access Point de sua rede, portanto acessando a Interface, escolha a aba wireless e selecione em ?Mode? a opção "AP bridge".
    Depois de ser configurado para operar como "ap bridge" precisamos escolher em que freqüência este Access Point operará, se o cartão MiniPci instalado em sua Routerboard for MultiBand (2.4GHz/5.8GHz) você poderá definir a freqüência em que deseja operar, conforme a tela abaixo.

    http://www.novanetwork.com.br/images...frequencia.jpg

    Selecionaremos neste artigo a freqüência de 2.4GHz b/g como exemplo, também escolhemos em nosso ambiente o melhor canal dentro desta freqüência para operação, neste caso 2437.

    http://www.novanetwork.com.br/images...ial_5/ap24.jpg

    Agora defina o SSID de sua rede, ou seja, o nome de sua rede Wireless, que aparecerá para os dispositivos clientes, neste artigo definimos como SSID "Nova Network".


    http://www.novanetwork.com.br/images...ial_5/SSID.jpg

    Após configurar o modo de operação, a frequência de operação, o canal de utilização e o SSID bastará aplicar as configurações clicando em "Apply" à esquerda.

    Agora criaremos uma Bridge entre todas interfaces para comunicação entre elas. Acesse no menu à esquerda a opção Bridge.


    http://www.novanetwork.com.br/images...l_5/Bridge.jpg

    Em Bridge, clique no sinal de +, abrirá uma nova janela, bastará você clicar em apply e ok para criar a bridge.

    Basta agora adicionar as portas (interfaces) nesta bridge, selcione a aba "ports" ainda em Bridge, clique no sinal + novamente e adicione uma a uma as portas desejadas, selecionando-as em interface dentro da janela que abrirá e clicando em "OK".

    Lembre-se que as portas Wlan e Ether que esta conectado seu cabo de rede devem estar inseridas nesta Bridge.

    http://www.novanetwork.com.br/images...idgeportas.jpg

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Estou com uma RB 750 configurada para gerenciar a RB 433UAH com 2 cartões na torre,mas não encontrei na net e fóruns a forma correta de configurá-la em modo bridge,ou seja,quero deixá-la apenas enviando o sinal e gerenciar a rede na RB 750 em baixo.
    Outra dúvida seria se vai melhorar a rede ou não tem diferença?
    98% dos meus clientes acessam via wireless.
    Solicito a ajuda dos amigos no que diz respeito a configuração da RB 433UAH em modo bridge.
    Agradeço.

    Quer começar com algo bom, comece usando roteamento dinamico ospf, assim ja começa de uma boa forma,

    claro que bridge funciona, mas ospf é bem melhor

    precisar so perguntar

  5. #5

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Obrigado amigo,mas eu já fiz isso,criei a bridge,adicionei as interfaces e dei um ip a essa bridge somente para acessar a RB na torre,mas não funcionou.A RB está na torre com dois cabos RJ conectados,um deles é o POE.
    Outra dúvida também seria se...
    Eu devo conectar somente o cabo POE na RB 750 ou tenho que usar o outro cabo também ?

    Desculpe mas acredito que deva ter essa informação em algum lugar,mas não encontrei.

  6. #6

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Obrigado Acronimo e wdnc5 pela disposição em ajudar.Irei tentar as dicas aqui.
    Abraços

  7. #7
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Obrigado amigo,mas eu já fiz isso,criei a bridge,adicionei as interfaces e dei um ip a essa bridge somente para acessar a RB na torre,mas não funcionou.A RB está na torre com dois cabos RJ conectados,um deles é o POE.
    Outra dúvida também seria se...
    Eu devo conectar somente o cabo POE na RB 750 ou tenho que usar o outro cabo também ?

    Desculpe mas acredito que deva ter essa informação em algum lugar,mas não encontrei.
    Amigo,
    caso queira me adicione ai que faço estas configurações pra você!

    abraços.

    não esqueça da minha estrelinha abaixo.

  8. #8

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Amigo,
    caso queira me adicione ai que faço estas configurações pra você!

    abraços.

    não esqueça da minha estrelinha abaixo.
    Estrelinha já foi amigo,vc merece,mas em relação a sua ajuda eu fico muito grato...infelizmente só posso fazer essa mudança na madrugada porque agora tá cheio de clientes conectados.

    O que tentei aqui foi o que informei no post anterior e fiquei na dúvida em relação ao modo de operação das interfaces wireless(cartões) se deixo em modo "bridge" ou "ap bridge" e os dois cabos que estão conectados na RB 433,sendo um deles POE.

  9. #9
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Estrelinha já foi amigo,vc merece,mas em relação a sua ajuda eu fico muito grato...infelizmente só posso fazer essa mudança na madrugada porque agora tá cheio de clientes conectados.

    O que tentei aqui foi o que informei no post anterior e fiquei na dúvida em relação ao modo de operação das interfaces wireless(cartões) se deixo em modo "bridge" ou "ap bridge" e os dois cabos que estão conectados na RB 433,sendo um deles POE.


    [email protected] add que dou uma força e vc posta o resultado aki ok

  10. #10
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Estrelinha já foi amigo,vc merece,mas em relação a sua ajuda eu fico muito grato...infelizmente só posso fazer essa mudança na madrugada porque agora tá cheio de clientes conectados.

    O que tentei aqui foi o que informei no post anterior e fiquei na dúvida em relação ao modo de operação das interfaces wireless(cartões) se deixo em modo "bridge" ou "ap bridge" e os dois cabos que estão conectados na RB 433,sendo um deles POE.

    Deixe os cartões como Ap bridge, o cabo do POE deixe somente para alimentar a Rb mesmo, uma dica evite o uso de cabos longos para o POE se possível deixe a fonte em cima da torre e não embaixo. verifica se a ether que você adicionou na bridge vou a ether que esta conectado o cabo que esta indo pra RB 750 que ira fazer o gerenciamento.

    poste um print ai das suas config que ficara mais facil.

  11. #11

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Acho que meu erro foi em não adicionar a porta "ether" na bridge,mas como disse só posso fazer alguma alteração na madrugada.
    Fico imensamente agradecido pela disposição dos amigos em ajudar,afinal de contas,são poucas as pessoas que se dispõem em ajudar da maneira que vocês querem.
    Vou tentar aqui as dicas e informo se deu certo.
    Forte abraço

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Acho que meu erro foi em não adicionar a porta "ether" na bridge,mas como disse só posso fazer alguma alteração na madrugada.
    Fico imensamente agradecido pela disposição dos amigos em ajudar,afinal de contas,são poucas as pessoas que se dispõem em ajudar da maneira que vocês querem.
    Vou tentar aqui as dicas e informo se deu certo.
    Forte abraço

    adicione todas na bride,

    faça como o exemplo,

    rb750 ip 192.168.0.1/24 dhcp
    rb433 ip 192.168.0.2/24 interface bridge

    e boa

  13. #13

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    adicione todas na bride,

    faça como o exemplo,

    rb750 ip 192.168.0.1/24 dhcp
    rb433 ip 192.168.0.2/24 interface bridge

    e boa
    Consegui graças a vocês amigos.Agora estou procurando acessar a RB da torre na mesma rede e não consigo.
    A RB 750 tem o IP 192.168.100.1/24
    RB 433 na torre tem o IP 192.168.0.1/24

  14. #14
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configurar RB 433UAH com 2 cartões em modo bridge

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Consegui graças a vocês amigos.Agora estou procurando acessar a RB da torre na mesma rede e não consigo.
    A RB 750 tem o IP 192.168.100.1/24
    RB 433 na torre tem o IP 192.168.0.1/24


    Cara se ela não estiver na mesma faixa de ip vc não irá acessa-la, ja que estará em outra faixa
    coloque o ip da rb433 como 192.168.100.2/24