+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    Boa tarde,


    Estou na seguinte duvida, tenho que fechar um enlace de 40km para passar 50megas half, preciso de mais banda de download que upload, tenho um par de antenas Dish 30dbi e Rocket M5, to na duvida e jogo esses rocket com dish ou se troco os rocket por um par de RB433AH com 2 Cartões XR5 em cada RB.


    Desde já grato pelas sugestões.

  2. #2

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    Boa tarde,


    Estou na seguinte duvida, tenho que fechar um enlace de 40km para passar 50megas half, preciso de mais banda de download que upload, tenho um par de antenas Dish 30dbi e Rocket M5, to na duvida e jogo esses rocket com dish ou se troco os rocket por um par de RB433AH com 2 Cartões XR5 em cada RB.


    Desde já grato pelas sugestões.

    Mantenha seus rockets, além de ser muito mais prático são muito bons.
    RB com Mikrotik é excelente porem irá exigir mais de você em relação a alinhar e configurações.

    Como você já tem esses rockets teste com eles antes de mais nada... e tente instalar um radome nessas antenas, vai ficar muito bom.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    Tenho usado e recomendo os APC-5M da intelbras. São ótimos.

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    A diga do amigo Farias e otima com uso de rodome shid porem aconselho o uso de 34dbi no lugar de 30dbi

  5. #5
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    use esse site pra testar o ganho de sinal creio que com 30 ja daria pra fexar de boa
    http://www.zytrax.com/tech/wireless/calc.htm

  6. #6

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    Meu amigo, ja fizemos enlace de 54 km com rockets durante 1 ano e 1/2 e passava 25 mb full. hoje nos usamos enlace licenciado.
    porem no seu caso usa uma dish 34 DBi na ponta que vai receber e a de 30 DBi na que vai mandar. e claro usando os rockets.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    Citação Postado originalmente por bhartewifi Ver Post
    Meu amigo, ja fizemos enlace de 54 km com rockets durante 1 ano e 1/2 e passava 25 mb full. hoje nos usamos enlace licenciado.
    porem no seu caso usa uma dish 34 DBi na ponta que vai receber e a de 30 DBi na que vai mandar. e claro usando os rockets.
    Qual seria o sentido de fazer isso?

  8. #8

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    A diga do amigo Farias e otima com uso de rodome shid porem aconselho o uso de 34dbi no lugar de 30dbi
    O radome irá somente proteger o dipolo de algum dano físico, ou tem algum ganho contra interferências?

  9. #9

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    O radome irá somente proteger o dipolo de algum dano físico, ou tem algum ganho contra interferências?
    O radome, quando de qualidade, fornece proteção contra interferências laterais também, além de proteger o dipolo. Infelizmente tem muito radome feito no fundo de quintal a venda por aí.

  10. #10

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    Citação Postado originalmente por robertoprovenet Ver Post
    Qual seria o sentido de fazer isso?
    Também fiquei curioso

  11. #11

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    Existem modelos de radome que não possuem escudo contra interferência, dê uma olhada nos radomes da computech que tem escudo contra interferência.

    Em relação a usar duas antenas, de tamanhos diferentes, não faz diferença qual das pontas do enlace que você irá utilizar a maior, pois o ganho vai ocorrer tanto para receber quanto para enviar.

  12. #12

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    Citação Postado originalmente por braium Ver Post
    Existem modelos de radome que não possuem escudo contra interferência, dê uma olhada nos radomes da computech que tem escudo contra interferência.

    Em relação a usar duas antenas, de tamanhos diferentes, não faz diferença qual das pontas do enlace que você irá utilizar a maior, pois o ganho vai ocorrer tanto para receber quanto para enviar.
    Pessoal, tem gente confundindo "RADOME" com "SHIELD"

    RADOME é a proteçao para o dipolo, aquele com lona, ou fibra em forma de bolha pra ajudar na aerodinâmica com rajadas de vento...
    Shield é aquele "ARO" que vai antes do RADOME, esse sim pode proteger contra interferencia lateral... Geralmente eles possuem manta de aluminio para diminuir a interferencia lateral... E quase sempre trabalham junto com o radome tapando o conjunto!

  13. #13

    Padrão Re: Duvida qual equipamento usar enlace de 40km

    Meu caro amigo robertoprovenet,
    para diminiur uma possivel perda de pacotes,pois a ponta (B) que vai receber mais pacotes pode ter uma perda em relação a sinal,
    e assim se igualar ao ganho da ponta (A).
    Lembrando que quantos mais pacotes passando pelo radio mais diminiu o desempenho do mesmo.