Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Olá pessoal.

    Fiz pesquisa aqui no Under e outros que frequento e não achei ninguem que use esta tecnologia DOCSIS/CMTS, a mesma usada pela NET.

    Eu não tenho implantada, mas estou muito interessado, estou em negociação com os fabricantes Cisco, Harrys e uma japonesa.

    O que venho buscar aqui no forum, uma troca de informações como desempenho da rede, topologia, equipamentos utilizados no backbone, poste e cliente, valores, etc..

    Para quem não conhece, é muito parecido com HPNA, a diferença principal é que no HPNA os equipamentos Master que ficam na rua limitam até 120 conexões simultaneas e possui largura de banda compartilhada de 256Mb na base, já o DOCSIS/CMTS toda sua gerencia fica instalada no backbone e a configuração mais simples atende 2 mil conexões simultaneas tendo variações de banda e conexões com adição de placas, das conexões podem chegar facilmente a 100 mil e largura de banda pode partir de 300Mb a 3Gb.

    Vamos compartilhar experiencias.


    Anderson

  2. #2

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Bom!
    Trabalhei 3 anos com TV e Internet a Cabo (CATV). Na empresa que eu trabalhava usava DOCSYS 1.5, sinceramente é muito robusto o equipamento suporta inúmeras conexões simultâneas, e é o único ativo na rede.. gerencia toda a rede coaxial com seus passivos.. Na empresa usávamos o CMTS da Arris, segundo meu ex-patrão é o mais em conta no mercado.. não se animem quando eu falo em "mais em conta" mesmo assim pra pequenos provedores o valor é alto.. Porem não tem nem o que comentar sobre a qualidade .. esse modelo que trabalhávamos tinha 8 portas, com capacidade para 250 modems por porta.. toda config é feita por shell via telnet ou ssh. A config não é bem simples nao..rsrs.. Agora sobre a rede para ele..isso posso te ajudar bastante... pois fiquei mais tempo a campo, do que interno..
    Estarei a disposição para trocar ideias e informações.

  3. #3

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Olá Goplex,

    Grato pela resposta.

    Inicialmente não vou implantar o headhend (que envolve TV), somente dados e voz sobre IP, pelo que andei conversando meu projeto fica muito mais em conta sem a parte de TV.

    Sabe me dizer que software utilizavam para gerenciar a rede e monitoramento, sendo que este sistema tem uma peculiaridadepara autenticação nos cable modens, que é via TFTP.


    Anderson

  4. #4

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    A rede é robusta mas tem muita vulnerabilidade...

    Quando trabalhei na net eles tinham muito problema com uncap

  5. #5

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Anderson, o sistema Gerenet (www.gerenet.com.br) faz DOCSIS. Entre em contato para conhecer a solução.

  6. #6

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Com certeza, tirando a parte de TV, o projeto fica bem mais econômico, olha para monitorar a rede inteira eu desconheço algum software... pois o único ativo seria o CMTS no Backbone e o Modem no cliente final.. Sobre o TFTP no modem é muito bom.. vc extrai todas as informações dele,; niveis de sinal, MAC, IP e etc.. E tbm acessa remoto. A empresa que fornecia o software de gerenciamento do provedor, era a msm que administrava a rede em si... dentro do software deles conseguíamos reiniciar o modem, ver sinal, MAC, banda... Da uma olhada la
    www.interfocus.com.br
    abraço

  7. #7

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Na relidade um projeto asim com docsis e um pouco mais complicado e os equipamentos activos da rede nao so sao o cable modem o o cmts eses sao os dois extremos de uma rede existem outros equipamentos por esemplo os optical nodes ou receptores opticos e amplificadores de sinal os dois tambem tem a funcao de amplicar sinais em os dois sentidos uma via para up e outra para down .
    Eu estou montando uma rede asim ja faz mais de 5 meses e serao 900 cuarteiroes no final do projeto a rede e uma rede hibrida de fibra e coaxial chamada de rede HFC deixo um link em algums trabalhos no head end (central de tv a cabo)
    Depois postarei algum esqueminha pra ver como e a topologia te mais

  8. #8

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    A rede é robusta mas tem muita vulnerabilidade...

    Quando trabalhei na net eles tinham muito problema com uncap
    Olá Djigor,

    Pelo que pesquisei, Uncap é uma alteração no cable modem (cliente) que faz disponibilizar a largura de banda máxima da rede para este cliente, realmente já ouvi falar e alem do mais existem um monte de tutorial explicando como fazer o destravamento na internet.

    Toda tecnologia tem sua vunerabilidade, não tem como fugir muito disso.

    Como vocês resolviam estas questões de Uncap?


    Anderson

  9. #9

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Citação Postado originalmente por poetabitnick Ver Post
    Anderson, o sistema Gerenet (www.gerenet.com.br) faz DOCSIS. Entre em contato para conhecer a solução.
    Olá Poetabitnick,

    Grato pela grande ajuda.

    Vou entrar em contato sim.


    Anderson

  10. #10

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Citação Postado originalmente por goplex Ver Post
    Com certeza, tirando a parte de TV, o projeto fica bem mais econômico, olha para monitorar a rede inteira eu desconheço algum software... pois o único ativo seria o CMTS no Backbone e o Modem no cliente final.. Sobre o TFTP no modem é muito bom.. vc extrai todas as informações dele,; niveis de sinal, MAC, IP e etc.. E tbm acessa remoto. A empresa que fornecia o software de gerenciamento do provedor, era a msm que administrava a rede em si... dentro do software deles conseguíamos reiniciar o modem, ver sinal, MAC, banda... Da uma olhada la
    www.interfocus.com.br
    abraço
    Grato, vou entrar em contato com eles.
    Ter uma rede dessa e não conseguir monitorar é complicado, rsss.


    Citação Postado originalmente por net33 Ver Post
    Na relidade um projeto asim com docsis e um pouco mais complicado e os equipamentos activos da rede nao so sao o cable modem o o cmts eses sao os dois extremos de uma rede existem outros equipamentos por esemplo os optical nodes ou receptores opticos e amplificadores de sinal os dois tambem tem a funcao de amplicar sinais em os dois sentidos uma via para up e outra para down .
    Eu estou montando uma rede asim ja faz mais de 5 meses e serao 900 cuarteiroes no final do projeto a rede e uma rede hibrida de fibra e coaxial chamada de rede HFC deixo um link em algums trabalhos no head end (central de tv a cabo)
    Depois postarei algum esqueminha pra ver como e a topologia te mais
    Net33, estes itens do projeto estou ciente, seriam mais utilizados caso minha rede se estendesse muito ou no caso de amplificadores para atendimento a predios, é complexo realmente.

    Você esta implantando HPNA dou DOCSIS/CMTS?


    Anderson

  11. #11

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Citação Postado originalmente por net33 Ver Post
    Na relidade um projeto asim com docsis e um pouco mais complicado e os equipamentos activos da rede nao so sao o cable modem o o cmts eses sao os dois extremos de uma rede existem outros equipamentos por esemplo os optical nodes ou receptores opticos e amplificadores de sinal os dois tambem tem a funcao de amplicar sinais em os dois sentidos uma via para up e outra para down .
    Eu estou montando uma rede asim ja faz mais de 5 meses e serao 900 cuarteiroes no final do projeto a rede e uma rede hibrida de fibra e coaxial chamada de rede HFC deixo um link em algums trabalhos no head end (central de tv a cabo)
    Depois postarei algum esqueminha pra ver como e a topologia te mais

    Sim.. mas os Nodes, amplificadores de sinal, não são gerenciáveis, muito menos monitorados.. todo os parâmetros de funcionamento são feitos manuais e a campo... qdo agente cita Ativo de Rede.. são equipamentos que podemos manipular, acessar, configurar, monitorar remoto.. A NET com seus engenheiros estavam estudando programas e equipamentos para deixarem esse tipo de rede mais acessivel e monitaravel.. algo assim.. Mas vc nao consegue espetar um RJ45 no Node Optico e config..hehhe

  12. #12

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Boa noite a todos e o siguinte a rede na cual estou montando e hfc e ficara toda com retorno mas nao vamos usar para dados internet etc .
    Aqui no Uruguay o governo nao autoriza prover dados pe las imfraestructuras de tv a cabo somente tv seja analogico digital hd etc e somos o unico pais da america latina que empresas de tv cabo nao tem licenca pra dados .
    A respeito de gerenciamento dos nodes tem sim como com equipamentos de ultima geracao segue algums links http://www.arrisi.com/product_catalog/index.asp
    http://www.aurora.com/site/products.an?li=p-op-nc4000
    http://www.softel-optic.com/products.asp?ClassID=11
    http://www.acicomms.com/about_aci.html
    Sao 2 americanos e 2 chineses
    Aqui estamos usando ums nodes da marca pertencente ao primeiro site arris c-cor
    Prometo postar algumas fotos no decorrer da semana hasta la vista saludos .

  13. #13

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Djigor,

    Pelo que pesquisei, Uncap é uma alteração no cable modem (cliente) que faz disponibilizar a largura de banda máxima da rede para este cliente, realmente já ouvi falar e alem do mais existem um monte de tutorial explicando como fazer o destravamento na internet.

    Toda tecnologia tem sua vunerabilidade, não tem como fugir muito disso.

    Como vocês resolviam estas questões de Uncap?


    Anderson
    Pra tentar resolver precisaria de DOCSIS 3.0 mas a diretoria não aprovava a migração...

    Grande maioria da rede roda em DOCSIS 1.0 e 1.1

    O que pode fazer para minimizar é trabalhar com mac atrelado ao ip de forma fixa e sem dhcp..

  14. #14

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Olá Pessoal!

    Li o tópico inteiro e vejo como vc está empolgado com o sistema cable, mais posso te garantir que
    é um dos sistemas mais frágeis de se burlar! digo isso por que faço uncap a mais ou menos 10 anos!
    e todas as versões de docsys que saíram não foram o suficiente para sanar a fragilidade do sistema!

    Em 2003 aqui saiu o docsys 1.0, bastava alterar o MAC do modem e pronto! vc estava com modem operacional!

    Em 2006 saiu o docsys 1.1, bastava vc alterar o MAC do modem e forçar a conexão e pronto! vc estava com o modem operacional!

    Em 2009 saiu o docsys 2.0 com vo-ip, levou um pouco de tempo, mais bastava você baixar o config do modem, alterar alguns parâmetros e pronto! vc estava com o modem operacional! ( nada que um TFTP rodando em localhost não faça )

    Em 2011 saiu o docsys 3.0... esse incomodou um pouco, pois ele usa alem de certificado para a autenticação no node eles atrelavam o MAC no IP, mais também foi consideravelmente fácil resolver, o único inconveniente era que quando a banda do cliente "Clonado" terminava era só escanear o node com o coaxthief e batata listava vários outros clientes com banda liberadas

    eu sou do modo das antigas por assim dizer, gostava de usar a firmware original apenas alterando o mac e subindo o config alterado, contudo hoje vc pode usar o sigma ou haxoware que já tem tudo prontinho! você vai setando as configurações até o modem subir! é Batata!

    hoje, pra mim, um mero usuário final, posso te garantir que a "Grande" operadora se arrepende nas principais capitais do pais! em ter implantado esse sistema! contudo, os uncap pra eles são muitos poucos pois para os uncapeadores tem que ter um pouco de paciência e sorte em determinadas ações, pois alem de ter que ter sorte na atualizações dos modems tem que ter muita paciência em achar um MAC de boa qualidade!
    e isso não se abrange a muitos usuários que tentam efetuar o uncap, pois esse motivo a operadora insiste em manter esse sistema!

    para provar que o sistema Cable é tão frágil, que aqui no Brasil em algumas capitais usamos docsys 3.0 e outras 2.0 e recebemos o sinal via coaxial! na Europa os uncapers estão tão evoluídos que já estão uncapeando modems cisco de fibra, ou seja, uncapeando nada mais nada menos que 140mbps quando isso chegar aqui, os uncapers já vão ter tudo mastigadinho para uncapear em fibra!

    Amigo que abriu o tópico filtre suas pesquisas no google pelas seguintes palavras "Uncap" ou "Blackcat" ou "Jtag 2.0 USB" ou "Motorola SB5100 Uncap" ou "Motorola SB5101 Uncap" ou "
    cmhack.leet.la" ou nosso mestre =D "cmhack"

    Estude mais um pouco e tire suas próprias conclusões sobre o sistema

    Abraço a todos!

    Obs.: haaa! eu ia responder sua pergunta para nosso amigo que trabalhou na Grande Operadora, Eles não resolviam e não resolvem, pois o único jeito de resolver é inviável derrubando todos os nodes da cidade e alocando todos os clientes em somente 1 node, porem as infra-estruturas das cidades não são capazes dessa tal proeza... e alem do mais, somente 1 node é arriscado d+ pois se ele cair por qual quer eventualidade, derruba toda a cidade, ou seja, sistema falho!

  15. #15

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Mhacoy e iso mais ou menos e tem outras contras a largura de banda de rotorno usa frecuencias muito baixa (5 mhz ate 30 ou 65 mhz) porem e muito suseptivel a interferncias e por ai vai mesmo considerando que o cable modem e uma tecnologia usada mesmo antes que o adsl e nao evolui muito ,eu ajo que o futuro e fibra ftth gpon etc deixo um link con test dos nodes te mais

  16. #16

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Pra tentar resolver precisaria de DOCSIS 3.0 mas a diretoria não aprovava a migração...

    Grande maioria da rede roda em DOCSIS 1.0 e 1.1

    O que pode fazer para minimizar é trabalhar com mac atrelado ao ip de forma fixa e sem dhcp..
    Olá Djigor,

    Pretendo implantar DOCSIS 3.0 ou ao menos o 2.0 pelo suporte que possuo. Conheço provedores que possuem o DOCSIS 1.0 ou 1.1 e estão sofrendo com a concorrencia.


    Anderson

  17. #17

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Citação Postado originalmente por mhacoy Ver Post
    Olá Pessoal!

    Li o tópico inteiro e vejo como vc está empolgado com o sistema cable, mais posso te garantir que
    é um dos sistemas mais frágeis de se burlar! digo isso por que faço uncap a mais ou menos 10 anos!
    e todas as versões de docsys que saíram não foram o suficiente para sanar a fragilidade do sistema!

    Em 2003 aqui saiu o docsys 1.0, bastava alterar o MAC do modem e pronto! vc estava com modem operacional!

    Em 2006 saiu o docsys 1.1, bastava vc alterar o MAC do modem e forçar a conexão e pronto! vc estava com o modem operacional!

    Em 2009 saiu o docsys 2.0 com vo-ip, levou um pouco de tempo, mais bastava você baixar o config do modem, alterar alguns parâmetros e pronto! vc estava com o modem operacional! ( nada que um TFTP rodando em localhost não faça )

    Em 2011 saiu o docsys 3.0... esse incomodou um pouco, pois ele usa alem de certificado para a autenticação no node eles atrelavam o MAC no IP, mais também foi consideravelmente fácil resolver, o único inconveniente era que quando a banda do cliente "Clonado" terminava era só escanear o node com o coaxthief e batata listava vários outros clientes com banda liberadas

    eu sou do modo das antigas por assim dizer, gostava de usar a firmware original apenas alterando o mac e subindo o config alterado, contudo hoje vc pode usar o sigma ou haxoware que já tem tudo prontinho! você vai setando as configurações até o modem subir! é Batata!

    hoje, pra mim, um mero usuário final, posso te garantir que a "Grande" operadora se arrepende nas principais capitais do pais! em ter implantado esse sistema! contudo, os uncap pra eles são muitos poucos pois para os uncapeadores tem que ter um pouco de paciência e sorte em determinadas ações, pois alem de ter que ter sorte na atualizações dos modems tem que ter muita paciência em achar um MAC de boa qualidade!
    e isso não se abrange a muitos usuários que tentam efetuar o uncap, pois esse motivo a operadora insiste em manter esse sistema!

    para provar que o sistema Cable é tão frágil, que aqui no Brasil em algumas capitais usamos docsys 3.0 e outras 2.0 e recebemos o sinal via coaxial! na Europa os uncapers estão tão evoluídos que já estão uncapeando modems cisco de fibra, ou seja, uncapeando nada mais nada menos que 140mbps quando isso chegar aqui, os uncapers já vão ter tudo mastigadinho para uncapear em fibra!

    Amigo que abriu o tópico filtre suas pesquisas no google pelas seguintes palavras "Uncap" ou "Blackcat" ou "Jtag 2.0 USB" ou "Motorola SB5100 Uncap" ou "Motorola SB5101 Uncap" ou "
    cmhack.leet.la" ou nosso mestre =D "cmhack"

    Estude mais um pouco e tire suas próprias conclusões sobre o sistema

    Abraço a todos!

    Obs.: haaa! eu ia responder sua pergunta para nosso amigo que trabalhou na Grande Operadora, Eles não resolviam e não resolvem, pois o único jeito de resolver é inviável derrubando todos os nodes da cidade e alocando todos os clientes em somente 1 node, porem as infra-estruturas das cidades não são capazes dessa tal proeza... e alem do mais, somente 1 node é arriscado d+ pois se ele cair por qual quer eventualidade, derruba toda a cidade, ou seja, sistema falho!

    Olá Mhacoy,

    Grato por compartilhar sua experiencia.

    Estou ciente pela fragilidade da tecnologia, tambem como ocorre em outras que nós pequenos provedores tentamos sanar em nosso dia a dia.

    Mas busco alem de uma tecnologia "segura", confiavel com alta disponibilidade e otimo custo x beneficio, uma tecnologia que não fique tão defasada em largura de banda e na extensão da rede ou mesmo com o numero de clientes crescente.

    Sugere alguma outra tecnologia?


    Anderson

  18. #18

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    ola, eu tenho um cmts nortel 1000 é docsis 1.0 eu queria saber a diferença entre o 1.0 eo 3.0 se tem alguma relação
    com a velocidade de navegação do cliente e se sabem me responder qual o máximo de dados que consigo trafegar nele? obrigado

  19. #19

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Do Docsis 1.0 para o 3.0 mudou muito...principalmente na questão da velocidade e segurança da rede contra clonagem de modens

  20. #20

    Padrão Re: Alguem usa DOCSIS/CMTS, vamos compartilhar experiencia.

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Mas busco alem de uma tecnologia "segura", confiavel com alta disponibilidade e otimo custo x beneficio, uma tecnologia que não fique tão defasada em largura de banda e na extensão da rede ou mesmo com o numero de clientes crescente.

    Sugere alguma outra tecnologia?
    Informe-se sobre o GPON, que como o net33 comentou, é o futuro.

    Me passe teus contatos por mensagem privada que lhe darei todas informações que precisa.

    Abraços