+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Hardware para servidor Cash Full

    Amigos do formum. estou começando agora no mk. ja li bastante sobre o sistema e ja aprendi bastante tambem. utimamente estou enteressado em um servidor de cash para aplicar em uma rede de cerca de 600 clientes. ja houve tentativa de usar cash nesta mesma rede, quando havia um pouco menos de clientes. mais sem sucesso. travava muito o servidor. eu analisando as teorias ja que o conteudo sobre hardware especifico é um pouco escarso. vi que ele (o dono da rede que é um grande amigo) usou uma maquina comum para servir de cash. calculei na faixa de 60 clientes ativos acessando o cash a 2 mb cada. e cheguei a conclusão que um hd comum não aguentaria a taxa de transferencia simultanea para 60 clientes. outro fator é a placa e cabos de rede que eram ethernet (100mbps). acho que 100mbps não suportaria issto tambem.

    para uma rede de 600 clientes (e crescendo) o correto seria comprar hardware especifico para servidor, com hds de alta taxa de transferencia e placas de rede gigabyte. ou meus calculos estão extremamente errados?

    o que voces me indicam?

  2. #2

    Padrão Re: Hardware para servidor Cash Full

    Olá

    Pra ser bem sincero contigo, para servidor cache é bom tu comprar uma máquina de qualidade DELL ou HP, não montar tipo comprar as peças e montar em gabinete, já utilizei máquinas montadas em cache e autenticadores mas sempre surge um problema tipo reiniciar sozinho, travar, dropar os clientes e etc, o hd td vai depender da quantidade de dados que tu deseja entregar, o ideal é placa de rede giga, hd de alta performance e não hd's comuns tipo ide (jamais) ou sata (até certo ponto guenta), pois em um primeiro momento pode até ser que entregue mas como tu falou que tá crescendo é bom pensar pra frente já...fica a dica, na rede que eu trabalho o cache aumenta em 30% a banda uma quantia considerável se pensar a longo prazo vale muito a pena.

    Vlw, até.

  3. #3

    Padrão Re: Hardware para servidor Cash Full

    Justamente como pensei, o bom mesmo é comprar servidores fechados como dell e hp. com hds de alta performace e placa de rede giga. e sobre os hds, basta um so? ou mais ligados em raid? pelo que li o raid liga os hds. da a entender que melhora o desempenho pois dividindo os arquivos nele corretamente quando tiver muita leitura e gravação não é so um braço de leitura que vai trabalhar...

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Hardware para servidor Cash Full

    Vou entrar de biúdo na conversa, hehe.

    Eu particularmente não gosto de máquinas "fechadas". Empresas como Dell, HP, IBM tem a mania de utilizar drivers proprietários em suas controladoras de discos (IBM nem tanto, mas costuma também). Isso faz com que você não consiga instalar um software que rode num FreeBSD, por exemplo, sem recompilar o kernel com o suporte ao driver dela. Linux vai instalar, mas vai usar driver genérico, com perda de 40 a 70% do desempenho da controladora.

    A minha dica é comprar hardware de servidor de montadoras especializadas, que usam controladoras mais conhecidas e com drivers nativos em ambos os sistemas. Temos no Brasil muitas empresas assim, mas vou listar algumas:

    http://www.sinco.net/
    http://www.accept.com.br/
    http://www.oembr.com.br/

    Eu não tenho base de preço das outras, mas a Sinco tem ótimos preços. Vale a pena dar uma olhada.

    Abraços .

  5. #5

    Padrão Re: Hardware para servidor Cash Full

    Vish, não tinha pensado nisso. neste caso para o thundercash em uma rede com 600 clientes e crescendo o que você endicaria?

    sendo assim para comprar um servidor assim tenho que visar o sistema operacional que vou usar. o hardware suportado por este sistema, e depois comprar um hardware compativel. o.O

  6. #6

    Padrão Re: Hardware para servidor Cash Full

    Amigo, monte uma maquina na sinco, tenho varias montadas por eles, compre uma maquina com 1hd ssd de 120g e 5 hds de 1 tera, 16gigas de memoria porcessador xeon placa mãe intel e seja felix!!

  7. #7

    Padrão Re: Hardware para servidor Cash Full

    rogeriodj , quanto custou uma maquina sua com configuração igual a esta ou a mais proxima?

  8. #8

    Padrão Re: Hardware para servidor Cash Full

    tem a webers também, para comprar servidores montados: http://www.webers.com.br/

  9. #9

    Padrão Re: Hardware para servidor Cash Full

    muito bom os endereços. muito obrigado. irei fazer uns testes de bancada da melhor forma de instalar um cash na minha rede. quando tiver tudo ok compro um servidor apartir de algum destes sites e boto pra rodar. se alguem tiver mais algua dica, sou todos ouvidos. =]