Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Obriga a todos pelas repostas.... Aprendi muito já sei por onde começar.... Obrigado galera

2. Citação Postado originalmente por tcftelecom Ver Post
    Aqui já tivemos vários problemas com descargas elétricas então resolvemos estuda-las um pouco mais.
    Após leitura de vários artigos e experiências de algumas empresas chegamos a seguinte conclusão:
    1° Seu aterramento devera trabalhar a baixo de 5 Ohms de impedância(medir com aterrometro).
    2° Aqui usamos hastes padrão CEMIG(Haste cantoneira L galvanizada) estas hastes amarelas coopowel não vale nada a partir de 20 dias ela já é ferro puro sem eficiência.
    3° aqui usamos como hastes cano d’água de seis metros de comprimento e em alguns casos furamos um poço(cisterna) ate dar na água.
    4° Cabo que faz a conexão das hastes de aterramento são conectadas com cabo de no mínimo 25 MM.
    5° conexão das hastes com os cabos e a torre devera ser o mais confiável possível(algumas torres soldamos).
    6° Não usamos para radio(Captor)e guando usamos é para fins de estética ou por exigência de alguma empresa que loca parte de nossas torres.
    7° após aterramento feito devera usa-lo para aterrar todos as partes (Torre,Rack,Protetor AC)ou seja todo equipamento existente neste local devera estar conectado a este aterramento para haver diferencial de potencial.
    8° após feito a parte do aterramento devera instalar(para raio de baixa tensão,protetor AC(aqui uso CLAMPER)todos conectados ao mesmo aterramento caso não esteja conectado não terá eficiência.
    9° Em alguns casos usamos fibra entre o radio e o Switch.
    10° Nas torres que estão na zona rural estamos usando todos os equipamentos conectados direto na bateria e um carregador para carrega-las(temos 12v e 24v).
    11° Algumas torres usamos energia solar como o mesmo aterramento.
    12° Guando se faz aterramento em época de chuvas se tem muita unidade e a resistência será baixa então seu aterramento não será eficiência na época em que estará mais seco ou seja no começo das chuvas a umidade esta baixa e seu aterramento não estará funcionando.
    Esta é nossa experiência com descarga elétricas lembrando que a maioria das descargas elétricas no desce na torre e sim na rede elétrica que esta desprotegida ao longo do percurso por isso não esqueça de proteger a entrada,uma jogada seria colocar uma das haste de aterramento a baixo do ar condicionado onde será descartada a água do degelo.
    Boa sorte com os raios.
    A minha torre tá chumbada no concreto, e tem o para-raios cujo cabo de cobre desce isolado da torre até o chão, onde é ligado a um aterramento feito com 3 haster conectadas entre sí em forma de triangulo. No topo da torre tenho equipamentos da ubiquiti, que usam cabos de rede com aterramento. O aterramento dos equipamentos é o mesmo da rede elétrica nesse caso, que é uma haste de cobre que tenho ao lado da sala do servidor, onde estão aterradas as tomadas todas dessa sala.

fiquei confuso quando você fala a respeito de aterrar tudo da torre no mesmo aterramento. Você tá dizendo que eu deveria aterrar as tomadas da sala do meu servidor nesse aterramento do para-raio ou tem nada a ver?

3. O que disse é que todos os aterramentos devera ser conectados entre si incluse a torre e tomadas para não haver o chamado diferencial de potencial.
    Leia estas duas materias que ira tirar suas duvidas.
    Boa leitura.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         www2.ele.ufes.br_~projgrad_documentos_PG2007_1_dhyegotosemarchezini.pdf
Visualizações:	28
Tamanho: 	662,1 KB
ID:      	41776Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         www.jav.com.br_uploads_arquivos_28_arquivo_20100528150520.pdf
Visualizações:	38
Tamanho: 	4,81 MB
ID:      	41777

Tópicos Similares

1. Problema com driver de Som!
    Por hydorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 03-02-2004, 21:31
  2. Problemas com redirecionamento de servidores.
    Por pirat no fórum Servidores de Rede
    Último Post: 22-10-2003, 07:29
  3. problemas com servidor de mail
    Por no fórum Servidores de Rede
    Último Post: 04-06-2003, 10:22
  4. Problemas com nomes de arquivos
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 03-02-2003, 15:44
  5. IPTABLES - Problemas com Roteamento de Pacotes