+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão problema com descargas de raio

    nao sei se estou no lugar certo, se tiver errado por favor me corrija.

    seguinte, tenho um enlace com 2 Rpt no meio do caminho, e todas as torres sao aterradas, sem para raio, somente aterramento na torre, nessa época do ano, cai muitos raios em nossa regiao, e mesmo com aterramento das torres, esta queimando porta LAN dos Rocket, queimou tbem controlador de carga de baterias. Sei que é dificil, mais o que posso fazer para melhorar essa questao?

    aguardo ajuda e experiencias dos companheiros.

  2. #2

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    Instala para-raio na torre

  3. #3

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Instala para-raio na torre
    Aproveitando a carona, vou colocar para-raio em minhas torres, andei lendo um pouco e vi que alguns descem um cabo de cobre isolado da torre e outros usam a própria estrutura da torre como condutor do para-raio, o que os colegas me dizem??? qual a maneira mais adequada ou melhor correta de instalar um para-raio???

  4. #4

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    Aproveitando a carona, vou colocar para-raio em minhas torres, andei lendo um pouco e vi que alguns descem um cabo de cobre isolado da torre e outros usam a própria estrutura da torre como condutor do para-raio, o que os colegas me dizem??? qual a maneira mais adequada ou melhor correta de instalar um para-raio???
    pois eh, mais acho q usar a propria estrutura da torre nao é aconselhavel, pois os equipamentos estao fixado nela, as minhas torres só nao tem para raio, mais a estrutura ta bem aterrada, o que esta acontecendo q o raio ta descendo pela estrutura e queimando os equipamentos, entao talvez seja melhor fazer um aterramento bem feito e descer com isoladores. outra coisa q vou mudar, que os cabos de rede tao tendo contato com a estrutura, e facilitando contato com a descarga eletrica.

  5. #5

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    Chame alguem que tenha e saiba usar um terromentro, meça a resitencia da torre, se estiver alta dê um jeito de baixar para o minimo possivel, abaixo de 5 ohms , aterre a carcaça desses equipamentos na propia torre bem aterrado, tire o captor de franklin da torre, e pronto.

    o que vai acontecer, o raio cai na torre mais nao vai passar pelo equipamento e sim diretamente para a terra, pois a resistencia estará baixa.

    quer um exemplo, todo porte tem um fio de aterramento, podem procurar, peguem nesse fio e não irão levar choque ( se alguem morrer nao me responsabilizo kkk ), mais ele está sendo usado como retorno, a moral pela qual nao se leva choque é pq a resistencia da terra e menor do que o seu corpo.

  6. #6

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    Obrigado pelas respostas, pelo que entendi com as duas respostar aumenta a minha tese o importante não é o para-raio e sim o ATERRAMENTO, correto???

  7. #7

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    Bom dia

    da uma olhada ,vai ajudar bastante.


    https://under-linux.org/f105/aterram...izadas-137677/

  8. #8

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    Correto,

    para raios na verdade é pra proteção ao redor da torre , proximidade, especialmente para predios ou condominios, ao inves do raio cai na casa do João vai cai no para-ráios , asssim João na vai morrer ou ter a casa destruida.

    O que protege os equipamentos é o seu propio aterramento, a energia que chega na carcaça vai diretamente para o chão, mais para isso a resistencia tem que está filé.

    Outra somente 1 aterramento para tudo, 2 aterramentos vai gerar diferencial de potencia e certamente danificar seu equipamento.


    Att,

  9. #9

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    Aqui já tivemos vários problemas com descargas elétricas então resolvemos estuda-las um pouco mais.
    Após leitura de vários artigos e experiências de algumas empresas chegamos a seguinte conclusão:
    1° Seu aterramento devera trabalhar a baixo de 5 Ohms de impedância(medir com aterrometro).
    2° Aqui usamos hastes padrão CEMIG(Haste cantoneira L galvanizada) estas hastes amarelas coopowel não vale nada a partir de 20 dias ela já é ferro puro sem eficiência.
    3° aqui usamos como hastes cano d’água de seis metros de comprimento e em alguns casos furamos um poço(cisterna) ate dar na água.
    4° Cabo que faz a conexão das hastes de aterramento são conectadas com cabo de no mínimo 25 MM.
    5° conexão das hastes com os cabos e a torre devera ser o mais confiável possível(algumas torres soldamos).
    6° Não usamos para radio(Captor)e guando usamos é para fins de estética ou por exigência de alguma empresa que loca parte de nossas torres.
    7° após aterramento feito devera usa-lo para aterrar todos as partes (Torre,Rack,Protetor AC)ou seja todo equipamento existente neste local devera estar conectado a este aterramento para haver diferencial de potencial.
    8° após feito a parte do aterramento devera instalar(para raio de baixa tensão,protetor AC(aqui uso CLAMPER)todos conectados ao mesmo aterramento caso não esteja conectado não terá eficiência.
    9° Em alguns casos usamos fibra entre o radio e o Switch.
    10° Nas torres que estão na zona rural estamos usando todos os equipamentos conectados direto na bateria e um carregador para carrega-las(temos 12v e 24v).
    11° Algumas torres usamos energia solar como o mesmo aterramento.
    12° Guando se faz aterramento em época de chuvas se tem muita unidade e a resistência será baixa então seu aterramento não será eficiência na época em que estará mais seco ou seja no começo das chuvas a umidade esta baixa e seu aterramento não estará funcionando.
    Esta é nossa experiência com descarga elétricas lembrando que a maioria das descargas elétricas no desce na torre e sim na rede elétrica que esta desprotegida ao longo do percurso por isso não esqueça de proteger a entrada,uma jogada seria colocar uma das haste de aterramento a baixo do ar condicionado onde será descartada a água do degelo.
    Boa sorte com os raios.

  10. #10

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    boa noite, obrigado a todos pelas respostas, já da pra ter uma idéia de como proceder. estrelinha pra todos q responderam.

    vlw

  11. #11

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    Obriga a todos pelas repostas.... Aprendi muito já sei por onde começar.... Obrigado galera

  12. #12

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    Citação Postado originalmente por tcftelecom Ver Post
    Aqui já tivemos vários problemas com descargas elétricas então resolvemos estuda-las um pouco mais.
    Após leitura de vários artigos e experiências de algumas empresas chegamos a seguinte conclusão:
    1° Seu aterramento devera trabalhar a baixo de 5 Ohms de impedância(medir com aterrometro).
    2° Aqui usamos hastes padrão CEMIG(Haste cantoneira L galvanizada) estas hastes amarelas coopowel não vale nada a partir de 20 dias ela já é ferro puro sem eficiência.
    3° aqui usamos como hastes cano d’água de seis metros de comprimento e em alguns casos furamos um poço(cisterna) ate dar na água.
    4° Cabo que faz a conexão das hastes de aterramento são conectadas com cabo de no mínimo 25 MM.
    5° conexão das hastes com os cabos e a torre devera ser o mais confiável possível(algumas torres soldamos).
    6° Não usamos para radio(Captor)e guando usamos é para fins de estética ou por exigência de alguma empresa que loca parte de nossas torres.
    7° após aterramento feito devera usa-lo para aterrar todos as partes (Torre,Rack,Protetor AC)ou seja todo equipamento existente neste local devera estar conectado a este aterramento para haver diferencial de potencial.
    8° após feito a parte do aterramento devera instalar(para raio de baixa tensão,protetor AC(aqui uso CLAMPER)todos conectados ao mesmo aterramento caso não esteja conectado não terá eficiência.
    9° Em alguns casos usamos fibra entre o radio e o Switch.
    10° Nas torres que estão na zona rural estamos usando todos os equipamentos conectados direto na bateria e um carregador para carrega-las(temos 12v e 24v).
    11° Algumas torres usamos energia solar como o mesmo aterramento.
    12° Guando se faz aterramento em época de chuvas se tem muita unidade e a resistência será baixa então seu aterramento não será eficiência na época em que estará mais seco ou seja no começo das chuvas a umidade esta baixa e seu aterramento não estará funcionando.
    Esta é nossa experiência com descarga elétricas lembrando que a maioria das descargas elétricas no desce na torre e sim na rede elétrica que esta desprotegida ao longo do percurso por isso não esqueça de proteger a entrada,uma jogada seria colocar uma das haste de aterramento a baixo do ar condicionado onde será descartada a água do degelo.
    Boa sorte com os raios.
    A minha torre tá chumbada no concreto, e tem o para-raios cujo cabo de cobre desce isolado da torre até o chão, onde é ligado a um aterramento feito com 3 haster conectadas entre sí em forma de triangulo. No topo da torre tenho equipamentos da ubiquiti, que usam cabos de rede com aterramento. O aterramento dos equipamentos é o mesmo da rede elétrica nesse caso, que é uma haste de cobre que tenho ao lado da sala do servidor, onde estão aterradas as tomadas todas dessa sala.

    fiquei confuso quando você fala a respeito de aterrar tudo da torre no mesmo aterramento. Você tá dizendo que eu deveria aterrar as tomadas da sala do meu servidor nesse aterramento do para-raio ou tem nada a ver?

  13. #13

    Padrão Re: problema com descargas de raio

    O que disse é que todos os aterramentos devera ser conectados entre si incluse a torre e tomadas para não haver o chamado diferencial de potencial.
    Leia estas duas materias que ira tirar suas duvidas.
    Boa leitura.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         www2.ele.ufes.br_~projgrad_documentos_PG2007_1_dhyegotosemarchezini.pdf
Visualizações:	66
Tamanho: 	662,1 KB
ID:      	41776Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         www.jav.com.br_uploads_arquivos_28_arquivo_20100528150520.pdf
Visualizações:	109
Tamanho: 	4,81 MB
ID:      	41777