+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão caixa hermética em baixo e nao em cima

    Oi gente bom dia. Minha dúvida é: porque todo mundo instala a caixa hermética com o roteador la em cima perto da antena, deixando a caixa embaixo e levando um cabo até a antena, não é muito recomendado???? gera perda?????

    minha dúvida...

  2. #2

    Padrão Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    o mais sensato seria a caixa hermetica perto da antena para não aver perdas pois Rbs aps são em MW

  3. #3

    Padrão Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    Bom dia,

    Que perguntinha básica, hein? rs

    Toda transmissão via cabo faz com que parte da corrente elétrica seja perdida ou dissipada pelo trajeto. Isso se deve à resistência elétrica que todo condutor possui.

    Em se tratando de radiofrequências, em especial frequências altas e muito altas, essa perda é ainda mais considerável. Os cabos RGC6, RGC11, RGC58, RGC213, LMR400, dentre outros muito usados em provedores, chegam a dar perdas acima de 1dB por metro.

    Exemplo: Um transceptor com potência de 20dBm + antena de 16 dBi de ganho produzem 36dBm. Entretanto, se utilizarmos um cabo RGC poderá produzir perdas de 10 a 20 dBm, a depender da marca e modelo do cabo.

    Ora, de que adianta um conjunto de 36dBm se utilizo um cabo que pode produzir 20dB ou mais de perdas?

    Por isso, o mais sensato e correto é utilizar o transceptor (rádio/cartão) o mais próximo possível da antena.

  4. #4

    Padrão Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    Por isso use ai tecnologia que não utiliza mais estes cabos RG, mas que faça uso de cabos CABO DE REDE UTP. Use nas torres os blindados, são mais caros.

  5. #5

    Padrão Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    muito obrigado por tirar minha dúvida. é básica mesmo, mais o importante que aprendir. kkk

    qual o tamanho mínimo do cabo pingtail para se usar . ex: UTP é recomendado mínimo de 1m e nesse cabo pingtaiu que sai do roteador para a antena externa, qual o mínimo recomendado??

  6. #6

    Thumbs up Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    Caro ruanserver

    Essa questão de mínimo recomendado é complicada. Na verdade você deve procurar conhecer as perdas de cada cabo, conforme o Marcelo citou, e fazer os cálculos que melhor te atendem.

    Apenas a título de ilustração, nas torres em que preciso usar cabo coaxial, utilizo LMR400 com no máximo 2 metros de tamanho. Com esse tamanho fica fácil manusear o cabo para conectá-lo ao rádio.
    No caso de cabos de rede, não ultrapasso os 90 metros.

    Preste atenção apenas quando for usar PoE, pois nesse caso 90 metros de cabo pode gerar uma perda muito grande e seu equipamento não funcionar a contento.

  7. #7

    Padrão Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    um ok, muito obrigado, nao vou instalar na torre, e sim uma antena de 12 dbi na minha casa que é no segundo andar, vai subir com uma aste de ferro 5 metros. vou usar o cabo rgc 213 que vai sair da caixa hermética para a antena. ( claro que vou instalar a caixa perto da antena) qual cabo melhor usar? estou querendo usar o rgc 213 , ou o coaxial lmr 400, ???

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    antigamente quando começamos não tinha nano nem as cpes de hoje em dia era so as antenas com pig tail pequeno da oiw e cpes oiw ou ap router kkkk quem não lembra ,por isso as caixas hermeticas la em coma era um sufoco .
    hoje em dia e so nanoloco e airgrid ficou bem mas facil.

  9. #9

    Padrão Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    Simplifica a vida. Coloca a cx lá em cima bem pertinho da antena.
    Cabo coaxial é complicado, vai dar perda. Se usar um LMR400 como sugerido a perda será sim menor, mas estes cabos sáo muito ruins de trabalhar com ele. Quem nao está acostumado vai sofrer.

    Leva energia e sinal por cabo utp . Procura por tecnologia POE.

  10. #10

    Padrão Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    Quando usa se rb ou rocket para ptp nos obrigamos a usar coaxial

  11. #11

    Padrão Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    Amigo se for usar cabo, use o melhor e mais correto:

    Cabo Heliax Cellflex 3/8" Andrew.
    Homologação Anatel: 1194-09-5344

    O Cabo Andrew Cellflex é um cabo para uso profissional de baixa perda e grande durabilidade. www.andrew.com são os mesmos usados em muitas estações rádio base de telefonia celular ao redor do mundo.

    Em 2,4 Ghz ele perde somente 0,6 db em 3 metros, em 5,8Ghz ele perde apenas 0,32 Dbm por metro.
    Um cabo de 3 metros perde menos de 1 Dbm.

  12. #12

    Padrão Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    Citação Postado originalmente por pinhais Ver Post
    Quando usa se rb ou rocket para ptp nos obrigamos a usar coaxial
    Sim, mas sempre cabo curto.
    O que acho desperdicio e incomodo é colocar a cx hermetica em baixo e levantar 8 10 metros de coaxial.

  13. #13

    Padrão Re: caixa hermética em baixo e nao em cima

    ok!, obrigado a todos que me responderam,. desculpe pela demora está está me posicionando em relação a opinião de todos.

    Devido a alguns problemas pessoais, nem estava entrando na net.