Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Energia elétrica a 1300m

    To montando uma torre aqui que fica a exatos (gps) 1100 metros da rede de energia, vale apena eu esticar cabo a essa distancia?? com curvas e tudo mais vamos dizer que vou usar 1300m de cabo, encontrei cabo 16mm par trançado por R$ 2,20.

    Vale apena fazer isso ou devo usar placa solar + baterias estacionarias???

  2. #2

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Grande Marcio, blz meu camarada??

    Isso quer dizer que você me indica a colocar energia elétrica e não placa solar, certo???
    Desculpa mas quais as vantagens eu teria em fazer essa instalação e usar elétrica em vez de solar?

  3. #3

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    dependendo da corrente ( amperagem ) não precisará desse cabo todo , 5 mm já é sulficiente

    pegue a resitencia total desse cabo com 1300 metros e corrente que irá consumir

    Multiplique Ohms x Corrente e saberá quanto de energia vai peder , se usar 220 estará com vantagem.

    para conseguir a resistencia do cabo pegue as duas pontas e meça com um multimetro, colocando na escala de 200 ohms, dai se der 4 Ohms e os equipamentos consumirem 4 ampers, perderá 16 volts no percusso do cabo

    Att,

  4. #4
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Amigo, já tive que fazer uma instalação elétrica de mais ou menos uns 350m, a energia em 220 volts chegava em 195 volts, isso devido à resistência dos fios, então encontrei uma solução bem bacana e até que não ficou caro. Pegue dois auto transformadores, leve a um enrolador e peça que faça uma alteração, onde o transformador de saída aumente para uns 300 volts ou mais, depois faça a instalação e meça a voltagem que chega no pé da torre, ai peça ao enrolador deixar o outro dimensionado para a voltagem que você quer. Esse custo que você terá, vai descontar nos fios, pois com voltagem mais alta o fio pode ser mais fino, só um detalhe, os fios devem ser distanciados de acordo com a voltagem que vai usar, pois o isolamento normal não tem efeitos com altas voltagens. A energia solar também é uma boa alternativa, vai gastar um pouco mais, mas não terás conta de energia todo mês. Boa sorte.

  5. #5

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Na minha humilde opinião,calculando valores e os mesmos ficarem próximos iria de energia solar(bem dimensionada)fica melhor em meu ponto de vista devido a isolação de uma rede extensa evitando danificar equipamentos por descargas elétricas,bateria você terá de usar nos dois sistemas,bom aterramento na torre terá de usar nos dois casos então a diferença é passar cabo(pode haver acidentes,oxidação devido a umidade),tenho torre na zona rural que já esta com cinco anos no painel solar só trocamos bateria.

  6. #6

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Amigo, já tive que fazer uma instalação elétrica de mais ou menos uns 350m, a energia em 220 volts chegava em 195 volts, isso devido à resistência dos fios, então encontrei uma solução bem bacana e até que não ficou caro. Pegue dois auto transformadores, leve a um enrolador e peça que faça uma alteração, onde o transformador de saída aumente para uns 300 volts ou mais, depois faça a instalação e meça a voltagem que chega no pé da torre, ai peça ao enrolador deixar o outro dimensionado para a voltagem que você quer. Esse custo que você terá, vai descontar nos fios, pois com voltagem mais alta o fio pode ser mais fino, só um detalhe, os fios devem ser distanciados de acordo com a voltagem que vai usar, pois o isolamento normal não tem efeitos com altas voltagens. A energia solar também é uma boa alternativa, vai gastar um pouco mais, mas não terás conta de energia todo mês. Boa sorte.
    Você esta perdendo ai 25v, não sei essa conta é valida mas vamos la:
    1300 / 350 = 3,71
    3,71 * 25 = 92,75v
    Logo 220 - 92,75 = 127,25V
    Então essa conta é valida??? Até que ponto vale apena?

    Citação Postado originalmente por tcftelecom
    Na minha humilde opinião,calculando valores e os mesmos ficarem próximos iria de energia solar(bem dimensionada)fica melhor em meu ponto de vista devido a isolação de uma rede extensa evitando danificar equipamentos por descargas elétricas,bateria você terá de usar nos dois sistemas,bom aterramento na torre terá de usar nos dois casos então a diferença é passar cabo(pode haver acidentes,oxidação devido a umidade),tenho torre na zona rural que já esta com cinco anos no painel solar só trocamos bateria.
    Na minha conta aqui a solar vai sair mais barato levando em conta que já tenho os painéis ... por mim não teria aberto esse post aqui é que essa torre sou eu e um amigo que estamos montando e na cabeça dele é muito mas muito melhor levar energia para la, a minha opinião é energia solar.

    agradeço a todos com suas opiniões e aguardo mais, para mim convencer de usar energia elétrica la ou para ter argumentos de concencer o amigo a usar energia solar.

  7. #7

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Citação Postado originalmente por Marcionetfast Ver Post
    Amigão somente uma dica, já que já tem os painéis solares e acha melhor tal feito e seu sócio acha melhor a energia direta, saiam no tapa e resolvam , pois aqui no fórum cada um terá uma opinião e não será nenhum de nós que irá convencer a qualquer um de vcs 2 , mesmo pq sequer conhecemos seu cenário, clima de sua região etc etc....
    Então meu conselho a partir de agora é :
    VÃO OS 2 PARA A TORRE E SAIAM NO TAPA , DECIDAM SOZINHOS ! rsrsrsrsrsrsr
    Vlw !

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..... vai ter que ser no tapa mesmo "NaVara" é o apelido do cara heheh não vai querer mudar de ideia, mas vamos ver no que vai dar.

    Sol é o que não falta aqui a região aqui é muito ensolarada.... mas valeu vamos ver se alguém dar mais alguma opinião além dos TAPAS kkkkkk

  8. #8

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Vou acabar com abriga, coloque os dois!!! pois sem duvidas ficará bem melhor.

  9. #9

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    To montando uma torre aqui que fica a exatos (gps) 1100 metros da rede de energia, vale apena eu esticar cabo a essa distancia?? com curvas e tudo mais vamos dizer que vou usar 1300m de cabo, encontrei cabo 16mm par trançado por R$ 2,20.

    Vale apena fazer isso ou devo usar placa solar + baterias estacionarias???
    Olá amigo,

    Tenho algumas experiencias com energia rural.
    Tenho torres com placas solares e com energia pura.

    Seguinte, nao sei como é o clima de vcs, mas se forem puxar esses mais de 1.000 mts de cabo de energia tomem muito cuidado por causa das chuvas. Principalmente que sua torre vai ser final de rede. Eu tinha 3 torres com mas de 1.000 mt de cabo 10mm de energia cada uma. Quase fiquei doido no inverno trocando equipamento queimado.

    No inverno o bicho pega.

    Coloca mesmo placa solar, que vcs nunca vão ter dor de cabeça.

    Mais assim. Pra colocar placa solar vcs vão ter que usar equipamentos 12 ou 24v, acima disso recomendo energia.

    Estou com uns radios 48v com placa solar e só ta dando dor de cabeça.

    Como um amigo flw anteriormente. A implantação de vcs vai depender muito da sua região(clima etc).

    Grande abraço

  10. #10

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Poste ai, quais equipamentos usará nessa torre, assim fica mais fácil

    Att,

  11. #11

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Energia em zona rural vem quando está afim... pode-se ficar dias sem energia. Então qualquer que seja sua decisão, coloque uma tomada GMG e uma chave para que se necessário você chegue com um gerador a gasolina para cobrir ou a falta de Sol ou a falta de energia da concessionária.

  12. #12

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Ola... sem duvida nenhuma, coloque energia solar, eu utilizo em 7 torres e se tivesse dinheiro a mais colocaria em todas elas. Nunca travam os equipamentos e dificilmente queimam. Procure o pessoal da www.minhacasasolar.com.br. Boa Sorte

  13. #13

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Estou montando um POP a 800 mts de distancia da rede elétrica em zona rural.
    Fiz uma consultoria com um engenheiro em elétrica e ele me recomendou usar cabo PP de 2,5 MM com uma emenda.
    Na parte de baixo vou colocar um nobreak de 0,5 KVA com bateria estacionaria de 70 Ah e no pé da torre colocar um transformador de 1 Kva para regular a voltagem.
    Mas só vou poder usar equipamentos de 12V, 24V ou 48V. pois o cabo não vai aguentar maquina de furar ou maquina de solda.
    em 15 dias deve estar tudo pronto e posto o resultado.

  14. #14

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Bom amigo, como alguns já disseram 1300 metros de cabo você teria muitos problemas, eu recomendo energia solar. Porém se for utilizar energia da concessionária terá que enterrar bem fundo para a chuva não arrancar os cabos, terá que utilizar conduite como sealtubo além de aterrá-lo. Utilize Dispositivo de Proteção Contra Surto (DPS) no início e no final da linha, não economize em proteção pois com esta distância esta rede funcionará como um para ráios e seus equipamentos queimarão sempre...

  15. #15

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Bom vamos a quem apanhou com isso, estabilidade e monitoria VAI DESSE JEITO N >> . (" Fase do ponto de origem da Concessionaria até na torre, aterramento "Neutro" próprio ou cerca elétrica aterrada, ou Painel solar prá economizar e preocupar com roubo de placas.) o resto e só pedir que te explico por privado. [email protected]

  16. #16

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    Poste ai, quais equipamentos usará nessa torre, assim fica mais fácil

    Att,
    03 APC 5M
    03 NanoBridge
    01 RB 433Ah + 01 XR5

    Futuramente um RadWin 2000C

  17. #17

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Existe já os valores de resistência para a metragem que vai usar. Normalmente o fabricante do cabo coloca esses valores no site ou na própria loja onde você for comprar eles tem esses valores em algum folheto.

    Se os equipamentos operam com fonte universal, pode entrar qualquer coisa entre 100 V e 254V que funciona (veja os limites de cada fonte), entao nem se preocupe muito com uma eventual perda.

    A ideia do uso do transformador é a mais sensata, até porque é o que a concessionária de energia faz para distruibir, a geradora, a distribuidora, etc., todos esses entes da eletricidade usam autotransformadores para elevar a tensao na saída e um para reduzir na chegada.

    O uso de energia solar ai seria mais prático, já que você nao terá que fazer escavacoes.

    R$ 2.20 no metro de um cabo 16 mm2 está muito barato, portanto acho que esse preco está equivocado. Um cabo de qualidade custava mais do que isso quando eu trabalhava em loja de elétrica, hoje isso deveria estar custando no mínimo R$ 3.00. Você (se optar por usar instalacao elétrica), pode encomendar uma bobina com a metragem que vai usar, assim vem tudo em um só lance (evita perda por emenda).

    Fora o conduíte, recomendo instalar algumas barras de ferro bem chumbadas ao piso no decorrer da linha, e dar um "nó" de espaco em espaco, para evitar que alguém corte as pontas do cabo e roubem o mesmo (onde morava isso acontecia com frequencia, e um cliente deu essa dica).

    Vendo bem, o mais prático e inteligente ai é a energia solar, e se puder e quiser gastar, faca como disseram, coloque uma chave de transferência e deixe os dois sistemas (nao funcinando em simultaneo), pois assim que um falhar, vocÊ muda a chave e o outro assume.

    O gerador vem bem a calhar, e inclusive, ontem, mesmo estando na cidade fiquei 6 horas de energia, e o ups junto com o gerador me salvaram a pele, nao houve queda no servico

    Se já tiver decidido, nos comente qual foi a sua opcao.

    Abracos,

    Eriberto

  18. #18

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Compra cabo de aluminio 16mm .. e passe... como seu consumo eh bem baixo.. vai dar certo.. ja fiz lago parecido.. e funciona ate hoje...

  19. #19

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    De fato, cabo de alumínio é uma excelente alternativa também, e é bem mais barato. O complicado (dependendo de onde você mora), é conseguir o cabo.

  20. #20

    Padrão Re: Energia elétrica a 1300m

    Eriberto, aqui acho facil facil.. qualquer loja de material eletrico tem esse cabo..

    nessa distancia de 1300m, uns 15 postes de eucalipto .. passa blz