+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Largura do Feixe das Antenas Wifi

    Boa noite pessoal,

    Sou leigo na área e estou pesquisando e lendo bastante, mas ainda não consegui um tuto que me ajudasse a entender como ler as informações sobre a largura do feixe ou grau de abertura do sinal emitido na antena (não sei ao certo qual o termo para isso).

    Alguém poderia me explicar como entender estes gráficos abaixo (Ubiquiti Nanoloco M2):

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ubiquiti Nanoloco M2.PNG
Visualizações:	717
Tamanho: 	100,2 KB
ID:      	40001

    valeuz

    Noahk

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Largura do Feixe das Antenas Wifi

    chama se zona de fresnel ,teoricamente a antena emite seu sinal e este sinal a medida que se afasta da antena forma uma especie de barriga ao final de sua emissão assim quando esta sinal se encontra com o outro sinal de emissão do ap eles formam esta especie de barriga no meio.
    assim quando a obstrução atrapalhando nos dizemos que a zona de fresnel esta obstruida .
    agora para efeito de calculo ja sou meio ruim disto kkkkkk.
    mas tem bastante programas que fazem este calculo um que eu uso e o radio mobile.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fresnel.jpg
Visualizações:	262
Tamanho: 	6,0 KB
ID:      	40002  

  3. #3

    Padrão Re: Largura do Feixe das Antenas Wifi

    Boa noite naldo864, obrigado por responder.

    Eu entendi a sua explicação e a foto que você anexou, eu já tinha esta ideia em mente... só que eu ainda não consigo associar a sua foto com a foto que eu postei sobre (exemplo) a UBNT nano loco m2... eu não consigo (não sei) ler estes gráficos da UBNT

    Noahk

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    chama se zona de fresnel ,teoricamente a antena emite seu sinal e este sinal a medida que se afasta da antena forma uma especie de barriga ao final de sua emissão assim quando esta sinal se encontra com o outro sinal de emissão do ap eles formam esta especie de barriga no meio.
    assim quando a obstrução atrapalhando nos dizemos que a zona de fresnel esta obstruida .
    agora para efeito de calculo ja sou meio ruim disto kkkkkk.
    mas tem bastante programas que fazem este calculo um que eu uso e o radio mobile.

  4. #4
    Avatar de Hawking
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Barra do Garças, Mato Grosso
    Posts
    8

    Padrão Re: Largura do Feixe das Antenas Wifi

    Não gostei das loco m2. muito fraco de sinal, no maximo 400 metros.

    use grade 25dbi da aquario + bullet2. vai resolver todos os seus problemas.

  5. #5

    Padrão Re: Largura do Feixe das Antenas Wifi

    Este produto tem duas polarizacoes, daí que sao 4 graficos de lóbulos de irradiacao.

    Nos dois primeiros gráficos com os lóbulos fica assim:
    O vertical azimuth se refere a quanto abre horizontalmente o lóbulo produzido pela polarizacao vertical.
    A especificacao do produto é de 60 graus. Se voce olhar no grafico dá a impressao que é 60 graus para cada lado. Mas só é levado em conta a meia potencia. Por isso a leitura deve ser feita logo na primeira graduacao , 30graus para cada lado.
    O vertical elevation se refere a quanto abre o feixe de irradiacao no plano vertical (mao confundir com polarizacao vertical).
    Uma ilustracao simples? imagina o foco de luz de uma lanterna. O quanto este foco abre na horizontal, é o azimuth e o quanto abre no sentido vertical é o elevation.

    Nos dois últimos gráficos a referencia é para a polarizacao horizontal. O conceito é o mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: Largura do Feixe das Antenas Wifi

    Muitíssimo obrigado pelas explicações 1929!!!

    Valeuz mesmo!

    Noahk

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este produto tem duas polarizacoes, daí que sao 4 graficos de lóbulos de irradiacao.

    Nos dois primeiros gráficos com os lóbulos fica assim:
    O vertical azimuth se refere a quanto abre horizontalmente o lóbulo produzido pela polarizacao vertical.
    A especificacao do produto é de 60 graus. Se voce olhar no grafico dá a impressao que é 60 graus para cada lado. Mas só é levado em conta a meia potencia. Por isso a leitura deve ser feita logo na primeira graduacao , 30graus para cada lado.
    O vertical elevation se refere a quanto abre o feixe de irradiacao no plano vertical (mao confundir com polarizacao vertical).
    Uma ilustracao simples? imagina o foco de luz de uma lanterna. O quanto este foco abre na horizontal, é o azimuth e o quanto abre no sentido vertical é o elevation.

    Nos dois últimos gráficos a referencia é para a polarizacao horizontal. O conceito é o mesmo.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Largura do Feixe das Antenas Wifi

    póooo magoei !!!!