+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Xwave 5834DPR - Certo ou Errado sua estrutura.

    Boa Noite a Todos

    Foi feito aquisição de algumas exemplares do seguinte produtoXwave 5834DPR

    No ato da montagem percebi que seus dipolos eles ficam com um certo grau de diferencia.
    Exemplo,
    Caso eu monte uma antena no Ponto A e outra no Ponto B, levando em consideração sua polaridades vertical e horizontal.Caso eu feche o enlace elas iram ficar cruzada, ou fora do nivelamento pois no sistema Dual + Mimo isso é fundamental.Vai como exemplo essa figura ai..

    Caso eu pegue uma antena Rocket Disch e coloque ela num Mastro na vertical considerando ele no nivel 90º em relação ao solo ela vai ficar certinho os dipolos Vertical A ( | ) com Vertical B ( | )Caso eu pegue uma antena Xwave 5834DPR coloque ela num Mastro na vertical considerando ele no nivel 90º em relação ao solo ela vai ficar cruzados os
    dipolos Vertical A ( / ) com Vertical B ( \ )

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DIPOLOS.png
Visualizações:	230
Tamanho: 	7,3 KB
ID:      	40005

    Vai dois videos01 -


    Desculpa pela imagem pois o celular estava com zoom e foco automático.

    Me digam todos que tenham mais experiencia ou sejam fabricantes de antenas ou não até onde isso pode ou não influencia no meu enlace?

    Pois a primeira pergunta do suporte a quanto tempo eu tenho experiencia com Antena.. minha resposta foi que tenho uns 4 anos (na empresa que me encontro).

    O f o d a é que eu jubilei em sistema de informação srsrs, eu ja instalei cartão orinoco + coyote linux isso nos ano de 2003 apenas ouvi falar que antena tinha de esta reta e não deitada. Para falar verdade os meus dias de youtube e google e meus livros Projetando Rede Wlan, meu Curso de Tecnico em Eletrotecnico o meu TCC que nunca terminei Analise e desempenho em rede Padroes IEEE 811 a / b / g / n o meu orientado que defendeu Tese em tecnologia Airmax nessa hora é inutil pois Dono e Dono pião é pião só escuta....

    Só preciso saber até onde eu estou errado...

    Fico no aguardo de alguma dica...
    Se eu Girar ou montar invertido ela resolve no meu ponto de vista...

    Obrigado pelo espaço

    Sucesso a todos que me ajudarem a entender esse tal de RF...

    Sucesso a todos!
    Última edição por FANTOXY; 27-10-2012 às 20:44. Razão: Erro digitaçãoo

  2. #2

    Padrão Re: Xwave 5834DPR - Certo ou Errado sua estrutura.

    Segundo video


  3. #3

    Padrão Re: Xwave 5834DPR - Certo ou Errado sua estrutura.

    Mesmo que fosse um monopolo logo depois de cada conector, a posição deste não precisa necessariamente indicar a posição daquele, digo, o monopolo pode estar alguns graus inclinado em relação ao conector.

    Mas pra otimizar o ganho acho que se evita monopolo ou dipolo, já há 'perda suficiente' no guia-ondas. Pode se usar uma PCB tipo patch no fim do feed, pode ser quadrada tipo isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         prop5-s.jpg
Visualizações:	318
Tamanho: 	21,0 KB
ID:      	40019
    Mas também pode ser redonda, tipo isso:
    Nome:      patchbi.PNG
Visitas:     355
Tamanho:  964 Bytes
    Veja que nesse caso a posição dos conectores não precisa acompanha a polarização, não pode ser aleatoria mas permite uma boa variação na posição.

    Outra coisa que pode explicar isso é a irradiação desuniformizada que a conexão elemento-irradiante>conector cria, digo, o reflexo adicional que o conector N cria, comparado a lata mais fina no restante do guia-ondas.

    Motivos não faltam, mas o motivo usado pela Computech não sei dizer, não abri o feed pra ver se tem monopolo, dipolo, quadra-cubica, ou um patch impresso, como a frequencia é alta o tamanho reduzido permite muita coisa naquele espaço.

  4. #4

    Padrão Re: Xwave 5834DPR - Certo ou Errado sua estrutura.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mesmo que fosse um monopolo logo depois de cada conector, a posição deste não precisa necessariamente indicar a posição daquele, digo, o monopolo pode estar alguns graus inclinado em relação ao conector.Mas pra otimizar o ganho acho que se evita monopolo ou dipolo, já há 'perda suficiente' no guia-ondas. Pode se usar uma PCB tipo patch no fim do feed, pode ser quadrada tipo isso:Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         prop5-s.jpg
Visualizações:	318
Tamanho: 	21,0 KB
ID:      	40019Mas também pode ser redonda, tipo isso:Nome:      patchbi.PNG
Visitas:     355
Tamanho:  964 BytesVeja que nesse caso a posição dos conectores não precisa acompanha a polarização, não pode ser aleatoria mas permite uma boa variação na posição.Outra coisa que pode explicar isso é a irradiação desuniformizada que a conexão elemento-irradiante>conector cria, digo, o reflexo adicional que o conector N cria, comparado a lata mais fina no restante do guia-ondas.Motivos não faltam, mas o motivo usado pela Computech não sei dizer, não abri o feed pra ver se tem monopolo, dipolo, quadra-cubica, ou um patch impresso, como a frequencia é alta o tamanho reduzido permite muita coisa naquele espaço.
    Obrigado pela sua explicação....Mais tenho certeza que nesse modelo foi algum erro de projeto que ficou desapercebido... pois até no videos deles dá para nota esse detalhe...Com dito se girar resolver ou é do projeto mesmo? Essa a duvida que não se cala.....Existe equipamentos que não dar para abrir são eles os blindados e melindrosos de caros....Vou olhar amanha e se eu tiver um tempo posto as fotos do feed da rocket disch de 34dbi e o da Computech vou analisar se possível desmontar só um dipolo desparafusando ele e depois colocando no mesmo local..

  5. #5

    Padrão Re: Xwave 5834DPR - Certo ou Errado sua estrutura.

    Eu diria o contrário, se eles garantem 34dB com essa inclinação, tem algo de errado em outros fabricantes que só garantem 28 ou 30dB com conector a 90º um do outro :-)

    O guia-ondas devia ser oco, qualquer cola-quente afeta o trajeto, então se tirar a ponta tem que ver o que tem no fundo.
    (Nesse caso como é uma peça metalica única é improvavel que tenha um elemento tipo patch dentro, não teria como soldar os conectores, deve ser um monopolo mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: Xwave 5834DPR - Certo ou Errado sua estrutura.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu diria o contrário, se eles garantem 34dB com essa inclinação, tem algo de errado em outros fabricantes que só garantem 28 ou 30dB com conector a 90º um do outro :-)

    O guia-ondas devia ser oco, qualquer cola-quente afeta o trajeto, então se tirar a ponta tem que ver o que tem no fundo.
    (Nesse caso como é uma peça metalica única é improvavel que tenha um elemento tipo patch dentro, não teria como soldar os conectores, deve ser um monopolo mesmo.
    Rubens tens quanto tempo que você trabalha com antena?


    Desculpa mais tinha de falar isso........ pois foi isso que escutei,,,,

    Recebi o seguinte e-mail, com a seguinte afirmação

    "

    Não vi nada de errado na antena.
    Sinceramente, temos mais de 2000 antenas dessas instaladas, nenhuma reclamação.

    Apenas a etiqueta está colada um pouco torta.
    Instale completa e teste nos enlaces, verás a performance superior.

    Abraços "



    Eu preciso é de um laudo técnico, um relatório que confirme isso.... um manual dizendo issso..

    Não tenho preconceito.... Toyota Bandeirante funciona,,,, é claro que sim.... mais é igual uma Hilux no seu desempenho?

    Amigo...

    Pega um um enlace seu e vira uma antena para direita e deixe a outra normal.... olhe o sinal com o ficou e o desempenho da sua rede..... ainda mais se for Dual suas antenas... oscilações.... Depois pegue um nivel bolha e coloque os dipolos no mesmo nivel mesmo prumo... eu te garanto que voce vai pegar enlace por enlace e vai nivelar todos... srsrsrs

    Estou postando outro video....


    Sucesso e obrigado por responder o topico..
    Última edição por FANTOXY; 30-10-2012 às 21:03. Razão: Erro Digitacao

  7. #7

    Padrão Re: Xwave 5834DPR - Certo ou Errado sua estrutura.

    A antena toda inclinada é uma coisa, mas nesse caso parece mesmo "só conector inclinado".

    Não tenho como abrir uma dessa pra conferir, as que conheço do tipo tem um monopolo reto com o conector, mas não vejo nada contra o monopolo ficar inclinado com relação ao conector... também não vejo motivo pra montar assim inclinado, mas enfim, sei que muita gente usa essa antena e é feliz. Infelizmente a maioria dos fabricantes nunca responde nada direito, vamos ter que ficar na duvida, eu sem saber quais das motivações pra isso e você sem saber se tem motivo ou se é erro de montagem.

  8. #8

    Padrão Re: Xwave 5834DPR - Certo ou Errado sua estrutura.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A antena toda inclinada é uma coisa, mas nesse caso parece mesmo "só conector inclinado".

    Não tenho como abrir uma dessa pra conferir, as que conheço do tipo tem um monopolo reto com o conector, mas não vejo nada contra o monopolo ficar inclinado com relação ao conector... também não vejo motivo pra montar assim inclinado, mas enfim, sei que muita gente usa essa antena e é feliz. Infelizmente a maioria dos fabricantes nunca responde nada direito, vamos ter que ficar na duvida, eu sem saber quais das motivações pra isso e você sem saber se tem motivo ou se é erro de montagem.
    Isso ...
    O que posso afirma é.... se u montar elas dessa forma ai... com essa inclinação os feixe da onda vai cruzado....
    Quero dizer o sinal TX / RX vai ficar oscilando ... ou sempre ruin alguns dbm quem sabe uns 5dbm ou mais.....sendo algums mbps que iram deixar de passar...

    Isso que está me intrigando... pois temos uma rede de uns 250 km em linha reta utilizando Rocket Dish de 30Dbi e 34Dbi.... Já pensou em troca tudo isso... pensando que você vai sair de uma Toyota Bandeirante para Toyota Hilux....?

    Todas as vês quando subimos numa torre e percebemos o nivel torto só ali ja mata.... o problema de sinal ruim..... existem outros detalhes....

    Depois olhe os suporte de fixar as antena grandes. (Radios Digitais). existe 3 regulagens destinta.....
    sendo umas delas 1ª Direita <---> Esquerda - 2ª Para Cima <----> Para Baixo e 3ª Giro de 0 a 180 ou 360º no seu próprio eixo... o que isso quer dizer?deixar os diplos no mesmo prumo...

    Valeu pelo posto...

    Mandei outros videos falando do suporte que o mesmo se desloca só com peso da antena.... já pensou nisso... ela ficar balançando com os ventos?

    Pode ou não ter um erro.... só sei que estou tentando descobrir isso....

    Mandei outro video estou esperando uma resposta...