+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ligar PC entrada 12v ou 2V

    BOm gente, a questão é a seguinte, quero montar um banco de baterias, 24V a principio no meu CPD, porém quero
    que tudo seja ligado nesse banco, até mesmo os PCs, mas como nobreak ou inversor da perda de energia reduzindo a minha autonomia, encontei a seguinte solução: http://www.cortex.com.br/telas/produ...hes.aspx?id=57
    é uma fonte cuja entrada é de 6 a 32V. Gostaria de saber se alguém ja usou e qual o resultado?

  2. #2

    Padrão Re: Ligar PC entrada 12v ou 2V

    Citação Postado originalmente por GilneiD Ver Post
    BOm gente, a questão é a seguinte, quero montar um banco de baterias, 24V a principio no meu CPD, porém quero
    que tudo seja ligado nesse banco, até mesmo os PCs, mas como nobreak ou inversor da perda de energia reduzindo a minha autonomia, encontei a seguinte solução: http://www.cortex.com.br/telas/produ...hes.aspx?id=57
    é uma fonte cuja entrada é de 6 a 32V. Gostaria de saber se alguém ja usou e qual o resultado?
    Como faria? porque ela aguenta so 140w de saida.

  3. #3

    Padrão Re: Ligar PC entrada 12v ou 2V

    Mas 140W é suficiente pra boa parte do hardware do país, fonte vagabundas tem que exagerar na potencia informada ("450W") mas o consumo real geralmente é pequeno, coloque amperimetro pra verificar.

    Bom, comprei uma tipo essa, só que 24V:
    http://www.ebay.com/itm/Pico-PSU-12V...-/251168308455
    e uma tipo essa 12V:
    http://www.ebay.com/itm/MINI-ITX-DC-...-/170930355978
    Acho que não tem nada escrito nelas, mas na época (Quase 2 anos) falavam em algo tipo 150 ou 160W (Talvez 200W, não lembro, não sairam do Ebay e sim de algum site like-DealExtreme). Também fiquei desconfiado e coloquei a mais pequena (24V) pra rodar num Atom DC 330 com HD de notebook, XP e P2P só pra teste, Ví que não estava aquecendo nada aí pendurei um DVDRW, no outro dia um HD 3,5" IDE gastador (De 4 platters), deixei uns 90 dias, até esquecí que estava testando o troço, nesse periodo nem tinha aquecimento.
    A outra, 12V, deixei ligado umas horas num DualCore E5700 com 2 HD's Sata 2, ví aquecimento e um pouco de ripple segundo meu finado osciloscopio DS Nano, coloquei o de 24V no lugar e pareceu bem melhor.

    Aí veio a oportunidade de comprar RB1200 no crediário nas Casas Bahia e abandonei a idéia, pretendo usar em servidor de cache mas aí realmente teria que ter potencia maior, só um proc. tipo I5 ou Phenom II X3 consomem esses 120W em full, o jeito é usar fonte sob medida, um conversor DC-DC pra 3,3V, outro pra 5V e outro mais potente pra 12V. Em teoria um conversor precisa ser ou Step-up ou step-down, não tem como ter estabilidade com entrada tipo 11-14V e saída fixa em 12V, correto seria usar 24V pra isso, pro conversor operar como step-down mesmo, o rendimento nesse modo é melhor.

    Enfim, funcionar funcionam, os CI's chaveadores de hoje são muito bons, são dedicados, fonte ATX comum é que é um problema, mosfet altera RDS-on fácil, a maioria tem ripple alto, enfim, tem que mete fonte de 200W mesmo que o hardware vai consumir só 90W.
    Se ficou interessado em solução escalonavel, falava desse tipo de conversor:
    http://www.ebay.com/itm/12A-DC-BUCK-...-/150928622847
    Pode colocar num deles só pro conector P4 da placa-mãe, outro só pra HD e CD, ou mesmo um pra alimentar aqueles velhos monitores horríveis que operam com fonte 12V externa (Gastam uns 5A mesmo que sejam só 15", me arrependi de tentar essa solução porque o consumo na "partida" é grande, queimei 2 conversores pequenos antes de usar um desse de 150W), enfim, acho uma alternativa bem válida a partir de 24V, afinal com um deles dá pra alimentar também algum possível switch, camera, modem, ou roteador 12V.

    (Antes que alguem diga que 90% de rendimento no conversor DC-DC mais 70% de rendimento na carga constante (Flutuação) das baterias significa um belo desperdício, é bom lembrar que a maioria dos nobreaks tem rendimento péssimo também (Maldita idéia de ficar baixando de 127 pra 115V como se isso fosse uma melhora), e minha sugestão de uso pra isso é painel solar. Um painel de 100W não toca isso sozinho, mas se usar timer analogico ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...-progr-dia-_JM ) dá pra desligar o carregador AC em intervalos de 15 minutos durante o dia pra reduzir a conta de energia (Afinal o painel estaria carregando algo), é a solução que estou testando agora, de dia o carregado liga por 15 minutos a cada 1:15h, e a noite (19-06h) fica ligado direto. Enfim, é bem fácil usar sistema híbrido com esses conversores DC-DC baratos de hoje (Até mesmo um step-up pra usar 1 painel 12V pra carregar 2 baterias 12V em serie).

  4. #4

    Padrão Re: Ligar PC entrada 12v ou 2V

    Veja em tópicos sobre Controlador de Carga + Painel Solar. Acredito que seja o que você quer.
    Basicamente, ele recebe a energia de uma ou mais fontes e carrega a bateria, que por sua vez dá a saída conforme você desejar.
    Sei que no fórum tem muitos companheiros que usam assim para seus equipamentos de rede sem fio em Torres.
    Creio que pode até funcionar independente se é 12V ou 24V, acredito que com o uso de um Triac Regulador de Tensão, ele pode forçar a saída para ser sempre uma de suas voltagens de consumo final.

  5. #5

    Padrão Re: Ligar PC entrada 12v ou 2V

    Obrigado a Vcs todos, ja me veio uma luz no fim do túnel com todas essas idéias! hehe
    Vou analizar qual seria a melhor solução! vlw e muito obrigado!!