+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com sinal SR71-15

    Bom dia pessoal, estou enfrentando um problema estranho em uma rede que estou montando, tenho várias repetidoras com distâncias variadas e estou usando o seguinte equipamento, RB433AH cartão SR71-15 antena ALGCom de vários diâmetros, pois bem consigo fechar os enlaces inclusive com o sinal esperado o problema é que sempre uma dos chains apresenta diferença de sinal em uma das direções ou seja, o problema não afeta toda a chain mas somente o TX ou RX da chain, pode ser alinhamento mas pra mim parece ilógico pois o alinhamento afetaria o sinal global ou pelo menos a chain inteira, mesmo caso dos pigtails. Gostaria de saber do pessoal se já passaram por isso, ou se tem ideia do que pode ser, já estou partindo para a ideia de defeito nos cartões, mas são todos que estão assim... vou fazer um teste fechando o enlace com rocket para ver como fica o sinal. Segue imagem para verem como está o sinal.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal.jpg
Visualizações:	251
Tamanho: 	85,0 KB
ID:      	40089

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com sinal SR71-15

    o ccq ta muito baixo voce tem barreiras ai?

  3. #3

    Padrão Re: Problema com sinal SR71-15

    Visada totalmente limpa, o ccq melhora ai quando gero trafego, ainda não esta em produção.

  4. #4

    Padrão Re: Problema com sinal SR71-15

    Ja tive enlaces com diferença sim nos chains mas não como essa,acho que deve ser alhum bug pois no geral ta -53/-56 o link ta ruim nos testes?

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com sinal SR71-15


    um grande problema de usar antena e cartão e que se algum cabo,pigtail ou conector estiver com problemas ate achar o defeito voce ja passou raiva pra caramba.


  6. #6

    Padrão Re: Problema com sinal SR71-15

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Ja tive enlaces com diferença sim nos chains mas não como essa,acho que deve ser alhum bug pois no geral ta -53/-56 o link ta ruim nos testes?

    Só na direção onde a chain ta ruim...

  7. #7
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problema com sinal SR71-15

    Araújo, aqui passamos pelos mesmos problemas, vou dar algumas dicas valiosas baseado no que passamos por aqui:

    * Use antenas hyperlink ou dish da ubiquit, outras marcas tendem a acontecer isso, não sei se é falha de projeto ou coisa do tipo, mas estas antenas de dupla polarização são muito criticas e tem um angulo muito fechado, então usar as melhores faz a diferença.

    * Use sempre caixas herméticas de aluminio e pigtail de excelente qualidade, ja tivemos problemas com pigtails novos e de pessima qualidade, substituindo eles conseguimos média de 4db a mais de sinal.... os piores são aqueles compridos e finos made in china... prefica os menores e grossos.

    * Quanto ao CCQ realmente precisa de tráfego para medir a qualidade então não se preocupe com isso durante o alinhamento, no fim com tráfego pode tentar melhorar isso.

    * Construa um suporte que lhe permita deixar a base onde será instalada a antena no nivel... 100%, não adianta deixar fora pois as polarizações irão ficar cruzadas e terá dificuldade em alinhar e é impossivel ficar bom seu enlace se estiver fora de nivel.

    * Uma boa opção é usar 4 antenas, sendo duas de cada lado, uma na V e outra na H, isso lhe dá um angulo mais aberto e mais facilidade no alinhamento, além de diminuir ruidos... fica normalmente 30% melhor o enlace usando desta forma... distancia entre as antenas de pelo menos 1,5 mts...

    E por ultimo uma dose extra de paciencia e dedicação... se tiver como montar um enlace paralelo sem parar este seu vai ver que tudo que disse tem fundamento e vai melhorar e muito seu enlace, este problema vem ocorrendo com frequencia e não é problema dos cartões.

    Abraço.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com sinal SR71-15

    Pois é Osnir, o problema é que já comprei todas as antenas pra esses enlaces (são no total 9 torres) as antenas comprei da ALGcom por ver a maioria que já tinha utilizado falar bem e por já ter radome, sobre os pigtails um par acompanha as antenas e tem o protocolo de medição, o outro comprei da linkteck parece-me que a qualidade não é lá essas coisas, sobre o suporte o mesmo tem 4 pontos de fixação na torre devido o peso das antenas dai ele segue o alinhamento da torre, as caixas não são de alumínio mas são de aço, para evitar inclusive o PEM em caso de raio. Este enlace ainda não está em produção. Estou aguardando uns EPIs chegarem aqui pra subir novamente e fazer mais testes.

  9. #9

    Padrão Re: Problema com sinal SR71-15

    araujoprog
    Voce conseguiu resolver este problema ? estou com o mesmo problema aqui.

    obrigado

    abraço

  10. #10

    Padrão Re: Problema com sinal SR71-15

    Citação Postado originalmente por ueder Ver Post
    araujoprog
    Voce conseguiu resolver este problema ? estou com o mesmo problema aqui.

    obrigado

    abraço

    Sim resolvi, troquei tudo por R52Hn e funcionou uma maravilha.

  11. #11

    Padrão Re: Problema com sinal SR71-15

    Acabei de colocar o R52hn os sinal agora estao ok em todas as chains mas o trhouputh nao sobe e fica caindo o tempo todo.

    obrigado por responder

  12. #12

    Padrão Re: Problema com sinal SR71-15

    Citação Postado originalmente por araujoprog Ver Post
    Sim resolvi, troquei tudo por R52Hn e funcionou uma maravilha.



    Consegui tbem resolver meu problema, comprei um par novo de cartoes r52nh e atualizei as RBs para a versao 6,5 e pronto deu 70 Mbit.

    Muito Obrigado por me responder.