Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Boa tarde.
    Qual Radio Mini-link vc me indicaria para passar 200mbps????????????

  2. #22

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Citação Postado originalmente por datacorpore Ver Post
    É assim mesmo, você não fez nenhuma burrada. Qualquer rádio de 11ghz para cima já sofre muito com perda de sinal com chuva, quanto maior a freq maior a atenuação. Rádio de 24 ghz então...
    Eu mesmo só uso até no máximo 2.5km, em áreas onde passar fibra é inviável.
    Veio a duvida. Em 2,5Km esse radio da UBIQUIT funciona bem até mesmo com chuva ou não?

  3. #23

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Citação Postado originalmente por helpnet Ver Post
    Veio a duvida. Em 2,5Km esse radio da UBIQUIT funciona bem até mesmo com chuva ou não?
    Se bem alinhado sim, teria que ser uma chuva muito forte para afetar nesta distância. A margem para atenuação é grande.

  4. #24

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Hoje começamos a instalação de um par de Air Fiber, começamos meio tarde e logo veio a noite e deixamos para acabar amanhã.
    Por enquanto com sinais muito ruins conseguimos passar 90Mb.
    Uma observação fizemos foi que quando o equipamento mudava a modulação de um dos lados do enlace o ping caía e só voltava quando a modulação voltava ser a mesma nas 2 pontas,(2x para 4x e depois para 2x novamente), estranho, acho que não deveria cair.
    Amanhã voltaremos para fazer a melhoria dos sinais e postarei aqui nossos resultados.
    O que preocupou foi o fato de que a chuva irá prejudicar a performance, vamos tentar ao máximo aumentar a margem de atenuação e esperar as chuvas começarem.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link airfiber.jpg
Visualizações:	238
Tamanho: 	94,6 KB
ID:      	47299

  5. #25

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Citação Postado originalmente por datacorpore Ver Post
    Recentemente fizemos testes com airfiber num enlace de 4274 metros. Ponta A 240m de altitude e Ponto B 139m (rooftop 30 andares). 40db tx país China, ao setar país Mexico aparece opção até 43 db mas na hora de salvar volta a 40db. Antes que reclamem comigo sobre limites de potência leiam o post completo pois isto não é a potência real.


    Sobre os testes:
    A Datacorpore é uma empresa que começou com provedor de hospedagem Hostgold em 2004 e pouco depois entrou no mercado de datacenter possuindo um CPD próprio de última geração em um conjunto de prédios de 1300m2 no Centro do Rio de Janeiro. Desde 2009 entramos no mercado de SCM atendendo a clientes empresariais e provedores. Em meados de 2012 resolvi investir e focar no segmento de provedores e expandimos nossa área de atuação para diversas cidades no estado do Rio de Janeiro e crescemos nossa infra-estrutura de Internet em pelo menos 1000%, oferecendo link dedicado de qualidade a baixo custo para provedores e empresas. Temos larga experiência em rádios licenciados 6/7/8/11/23/38 ghz, mikrotik e toda linha Ubiquiti.


    Resumo:
    Fizemos o teste como um backup de enlace licenciado 2+0 de 800mbps, em alguns momentos direcionando tráfego real no airfiber, que suportou normalmente. Este enlace ainda repete sinal para outro 2+0 de 40km 800mbps atendendo a região de Campo Grande, Zona Oeste.
    Para menos de 5km o airfiber parece funcionar bem, nem sempre mantendo a modulação máxima, porém quando requisitado ele sobe automaticamente a modulação atingindo a capacidade necessária. Este algoritmo é padrão da modulação adaptativa Ubiquiti que somente aumenta modulação quando há carga, porém contrário ao algoritmo ACM usado nos licenciados que trabalham na máxima e somente diminuem quando o enlace apresenta taxa de erro (BER alta) e queda do RX. Ponto positivo para Ubiquiti nesse aspecto.


    Custo Internet:
    O rádio é bom e vai ajudar a acompanhar a demanda por mais banda dos usuários, com o tempo deve homologar e diminuir o custo. No nosso caso vai ajudar muito a diminuir o custo entre POPs, repassando o benefício para provedores e por sua vez chegando ao cliente final. Hoje vendemos link por 55 a 150 reais/mega onde o custo de transmissão chega a 20 reais por cada repetição, com airfiber e licenciados de menor custo creio que em algum momento de 2013 conseguiremos diminuir o valor do mega para até 40 reais no caso de grandes provedores.


    Interface:
    Interface de fácil uso e poucas opções porém documentação insuficiente. Gastamos uma tarde inteira para instalar, configurar, alinhar e testar o enlace, apesar de toda experiência com rádios de maior porte. Não vai ser fácil para muita gente. Já ouvi relatos de pessoas insatisfeitas por não saber configurar ou acreditar no marketing para leigos que a Ubiquiti faz, sonhando com enlaces improváveis de 13km em 23ghz.


    Material:
    Plástico padrão Ubiquiti, parece até que usaram um tipo de isopor na lateral. Não creio que seja muito resistente. Pelo menos é bem leve.


    Antena e alinhamento:
    A antena possui uma abertura horizontal e vertical muito estreita, sendo difícil e trabalhoso de alinhar, porém a vantagem é que gera e recebe menos interferência, o que é muito importante visto que só há 2 canais (e a Anatel ACHO que deve homologar para uso em somente 1).
    O rádio não tem porta BNC para uso de multímetro em alinhamento, isso facilitaria muito a vida do instalador e é obrigatório em um rádio profissional.


    Futuro:
    Este é um rádio de 64QAM, atualmente o padrão de mercado licenciado é 256QAM, surgindo alguns de até 2048 QAM. Como o Airfiber trabalha por software, creio que com atualizações (talvez pagas) seja possível subir a modulação e aumentar em 50% o tráfego, ficando em 1.1gbps down e 1.1gbps up. Porém com aumento da modulação vai diminuir mais ainda a potência de transmissão e diminuir a distância e resistência a chuva.
    Veremos também como fica a questão homologação. No Stand da WDC no evento da Futurecom em Setembro, fui informado que estavam em processo de homologação e começariam a vender somente homologado, provavelmente entre 12 a 15mil reais.
    Este equipamento custa 3000 USD nos USA, 3800 USD no PY, com frete e impostos chega aqui por no mínimo 11 mil. Está difícil de comprar devido a procura e há ágil em algumas lojas para pronta entrega. Já recebi ofertas de distribuidores nacionais vendendo a mais de 15 mil reais, não recomendo comprarem neste preço pois este rádio de curta distância, não homologado, suscetível a chuva, não pode jamais custar o mesmo que um rádio licenciado mesmo que de menor capacidade.
    Estamos ansiosos para ser homologado e podermos começar a colocar em alguns POPs, aumentando banda e diminuindo custo final para o cliente.


    Sinal:
    O sinal fica na média em -58db, o que é muito bom para um enlace Ubiquiti mas um pouco fraco comparado com um enlace licenciado. No fórum da UBNT vi relato de -60 para enlace da mesma distância, não sei em qual tx power. Pelo Linkplanner da Cambium ou Pathloss 5 estima-se rx de -45 (ver anexo), comparando-se com um rádio de 17db tx (23db menos potente do que configurado na interface do airfiber e 16db a menos do que o datasheet informa) e antena de 30cm de 35.5db de ganho em conexão direta (similar a média das antenas do airfiber). O sinal esperado para o airfiber com um tx power de 33 db seria de -42, não -58. A Ubiquiti nunca foi muito transparente nas especificações reais dos seus equipamentos.


    Dados do datasheet do airfiber:
    antena tx 33 db. antena rx 38 db. tx power 33 db (modulação não especificada, normalmente maior a modulação menor o tx power).


    Alguns ficam desapontados por não fazer 13km e 1.4gbps. Isso é óbvio visto que a física de enlaces 24ghz diz que há muita atenuação por chuva. Talvez o airfiber faça 15km no deserto, com um rx fraco e passando o mínimo de banda. É normal a ubiquiti fazer o marketing de 13km / 1.4gb , porém deve-se ler: 13km (passando quase nada e instável) ou curta distância e 700 mega full duplex (up e down), agregando a 1.4 (soma do up e down).


    Nunca um rádio desses (ou qualquer outro de dados) teria 40db de potência, isso seria o equivalente a 10W. ODUs de High Power que custam 50 mil ou mais o par possuem no máximo 36db de tx. No datasheet diz 33db, mas pelo cálculo de RF creio que o tx power real esteja em cerca de 11 db. A média dos rádios licenciados de alta frequência que já trabalhamos (23ghz e 38ghz) possuem tx de 16db.


    Distância segura de uso, estabilidade e performance:
    Não recomendo em enlaces acima de 5km, exceto em locais com pouca incidência de chuva, que não é o caso do Sudeste (verificar tabela ITU de rain rate por região), ou em caso não precise trafegar muita banda e possa usar o rádio em half duplex e modulação baixa, mais tolerante a falhas. Aqui no Rio 0.01% de chuva segundo ITU é de 56mm/hr, porém engenheiros usam até 120mm/hr como base nos projetos (realmente chove demais e creio que durante o verão isto esteja correto).
    Se precisarem fechar um enlace de mais de 5km recomendo usar um rádio licenciado, alguns ficam no mesmo preço com antenas para fechar até 20 km, porém com banda menor. Esta unidade custou pouco mais de 11 mil (vindo do PY), mais do que paguei em alguns rádios de 400mbps licenciado novos (sem antena).


    Link Budget:
    Antes de comprarem, façam um estudo de RF e observem se a SLA (disponibilidade do enlace) está de acordo com sua necessidade usando softwares como:
    Ligowave Linkcalc http://www.ligowave.com/linkcalc/ - Fácil como o airlink, calcula perda por chuva, não calcula multipath nem curvatura da terra corretamente para enlaces longos. Grátis.
    Motorola Cambium Linkplanner http://www.cambiumnetworks.com/suppo...ag=linkplanner Para mim o melhor, fácil de usar e avançado. Não permite customizar os dados do rádio. Grátis.


    Pathloss - Padrão de telecom, pago, complexo porém completo.
    Radio Mobile






    Postarei como ficará o enlace durante a próxima chuva forte, que é o teste mais cruel. Com pouca margem de atenuação de chuva (-58 rx), tenho receio que o enlace opere na menor modulação e até mesmo fique down em alguns momentos.



    Abraços,
    André Quintaes
    CEO
    DataCorpore
    Link dedicado com melhor custo benefício no RJ. Cobrimos contratos e propostas.
    http://www.datacorpore.com.br
    Suporte: (21) 3513-9000
    Vendas: 0800-940-3282
    Email: contato arrobA datacorpore.com.br (sem espaços)
    Nos siga no facebook: http://www.facebook.com/datacorpore


    Anexo 40108Anexo 40109
    No fim das contas, chegou a fazer testes com o AirFiber na chuva forte? A distância e as características climáticas são as mesmas que eu tenho aqui na minha região. Tenho muito interesse em saber como esse equipamento trabalha na chuva pesada.
    Abraços!

  6. #26

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Eu só uso equipamento da Ubiquiti,mas o Airfiber eu não recomendo,como já falei e vou repetir,chuva pesada esquece vai ficar down, seja qual for a configuração q vc colocar.
    Já atualizei os meus Airfiber para a ultima versão e nada, e essa ultima chuva que teve aqui no E.S, estou com dois dos meus na bancada um não liga e o outro não da rede, estavam os 2 na mesma torre e aterrados.
    O sinal do meu enlace esta assim:
    Chain 0 Signal Strength: -53 dBm

    Chain 1 Signal Strength: -53 dBm

    Remote Chain 0 Signal Strength:51 dBm

    Remote Chain 1 Signal Strength: -51 dBm

    Distance: 3,888 m (12,756 ft)
    Nesta distancia com esse sinal,chuveu forte ele fica down,já com tempo bom ele é perfeito.
    Como eu disse, uso para backup da fibra, mas se chuver adeus backup.
    Obs:Se alguem sabe quem da manutenção em Airfiber favor me passem preciso urgente.

  7. #27

    Padrão Re: Teste real do Airfiber e análise completa

    Citação Postado originalmente por Andre Paulo Ribeiro Ver Post
    Eu só uso equipamento da Ubiquiti,mas o Airfiber eu não recomendo,como já falei e vou repetir,chuva pesada esquece vai ficar down, seja qual for a configuração q vc colocar.
    Já atualizei os meus Airfiber para a ultima versão e nada, e essa ultima chuva que teve aqui no E.S, estou com dois dos meus na bancada um não liga e o outro não da rede, estavam os 2 na mesma torre e aterrados.
    O sinal do meu enlace esta assim:
    Chain 0 Signal Strength: -53 dBm

    Chain 1 Signal Strength: -53 dBm

    Remote Chain 0 Signal Strength:51 dBm

    Remote Chain 1 Signal Strength: -51 dBm

    Distance: 3,888 m (12,756 ft)
    Nesta distancia com esse sinal,chuveu forte ele fica down,já com tempo bom ele é perfeito.
    Como eu disse, uso para backup da fibra, mas se chuver adeus backup.
    Obs:Se alguem sabe quem da manutenção em Airfiber favor me passem preciso urgente.
    Obrigado pelas informações.
    O local onde o equipamento ficaria, é próximo ao ES, e aqui cai chuvas tão fortes quanto a que caiu aí, inclusive a região aqui (Santo Antônio de Pádua) inunda anualmente com as chuvas fortes.
    Sobre a manutenção, a empresa que presta manutenção em todos nossos equipamentos Mikrotik e Ubiquiti é a NFS Services http://nfs.net.br
    Abraços!