+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estaio torre de 30 m.

    Bom dia,

    Gostaria de saber sobre o cabo de aço para estaiar uma torre de 30 metros de altura. Qual a espessura que deve ser utilizada?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Cordoalha de aço galvanizado 3/16 (5mm), a mais fina. Temos 5 estaios em 30m, 1 estaio a cada 6m. Ficando a 7m de distancia da torre já dá, se tiver muito vento (Local aberto) melhor afastar um pouco (10m). Se ficar muito proximo da torre (Tipo 6m) cuide pra não esticar demais, se estica demais pra baixo quando a torre dança no meio devido ao vento, é bem fácil dobrar e não voltar mais (Dobra a torre, ou torce e depois dobra antes de cair), cabo levemente solto nessa altura não é problema, é só deixar no prumo pra nenhum cabo ficar eternamente puxando que tudo fica bem.

    Cuide ao comprar cabo de aço galvanizado, o que se chama de cabo de aço é formado por 6 cordoalhas que são formados cada um por 7 fios finos, são cabos de aço pra prender madeira em caminhão madeirieiro e tal, porque não esticam nada, são pra muito peso. Já a cordoalha é formada por 7 fios maçicos galvanizados, é mais flexível e mais barata, não tem muito risco de esticar ela demais, já cabo de aço comum é bem facil você esticar a ponto de derrubar a torre.

    Enfim, estaio de torre: Cordoalha. Puxar carro: Cabo de aço.

  3. #3

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Aqui utilizamos Arame Liso Ovalado, estaio a em 6 e 6 metros, um estabilizador no meio e outro em cima, tenho torre até 50 metros.
    Tenho estaiada com ferro, fica mais firme que acordoalha, porém mais barato.

  4. #4
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Aqui usamos cabo de aço galvanizado 3/16, o angulo de ancoragem é de 45°, angulo menos não traz estabilidade ex: se vc ancorar ela a 15 mts o ponto de ancoragem deve estar afastado da torre 15 mts... diferente disso é por conta e risco amigo.

  5. #5

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Citação Postado originalmente por evandrojso Ver Post
    Aqui utilizamos Arame Liso Ovalado, estaio a em 6 e 6 metros, um estabilizador no meio e outro em cima, tenho torre até 50 metros.
    Tenho estaiada com ferro, fica mais firme que acordoalha, porém mais barato.
    Estaiada com ferro? Como é o processo e que ferro vc utiliza?

  6. #6

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    usamos cordoalha 7 fios (deve dar 16mm²)

  7. #7

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    aki utilizamos a distancia do estaio fazendo a divisão da altura da torre por 3. fica bom assim.

  8. #8

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Estaiada com ferro? Como é o processo e que ferro vc utiliza?
    Processo é pouco mais demorado que arame ou cordoalha, pessoal vai erguendo os módulos da torre, e serralheiro vai emendando as barra de ferro de 6m 5/16, soldando um a um formando um estaio, essa semana vejo pra tirar umas fotos e posto aqui

  9. #9

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Citação Postado originalmente por evandrojso Ver Post
    Processo é pouco mais demorado que arame ou cordoalha, pessoal vai erguendo os módulos da torre, e serralheiro vai emendando as barra de ferro de 6m 5/16, soldando um a um formando um estaio, essa semana vejo pra tirar umas fotos e posto aqui
    Já usamos arame liso em fazenda, do de cerca mesma, e mesma coisa, torre de 30m, com um estaio a cada 6m, ancoragem a uns 15m da torre (Em fazenda tem espaço). Onde a ancoragem fica muito perto não arriscaria arame liso não.

  10. #10

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Já usamos arame liso em fazenda, do de cerca mesma, e mesma coisa, torre de 30m, com um estaio a cada 6m, ancoragem a uns 15m da torre (Em fazenda tem espaço). Onde a ancoragem fica muito perto não arriscaria arame liso não.
    Caro rubem, o problema então não seria o arame liso mais sim o ângulo de instalação, se fosse acordoalha seria mesmo problema sem ângulo de ancoragem correto. Cada fio de arame liso aquenta 750kgf.

  11. #11

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Amigos, vendemos torres autoportantes TOP de linha por preços acessiveis. Entre em contato comigo caso haja interesse.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Torres Amex.pdf
Visualizações:	228
Tamanho: 	83,6 KB
ID:      	40374

  12. #12

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Citação Postado originalmente por evandrojso Ver Post
    Caro rubem, o problema então não seria o arame liso mais sim o ângulo de instalação, se fosse acordoalha seria mesmo problema sem ângulo de ancoragem correto. Cada fio de arame liso aquenta 750kgf.
    Quando cita a força suportada, você diz que arame fino ou cordoalha fina poderia arrebentar?
    Aqui tem muita torre velha pra celular ou telefone rural em fazendas, coisa mais mal cuidada do mundo (Nunca esticam nada), nunca soube de algum estaio arrebentado. Geralmente o problema é torção devido ao vento.

    Me parece que o problema do arame liso é que ele é flexível demais, não sei se é por eu ser mais gordo que devia (90Kg) mas essas torres com arame liso "dançam" bem mais quando subo, comparado a cordoalha. A cordoalha mesmo proxima tipo ancorada a 7m de uma torre de 30m (Na minha casa é assim, 5 estaios na mesma ancoragem) me parece que deixa a torre dançar muito menos, o proprio peso dela e menor flexibilidade em espaço curto tipo 50cm parece que ameniza muito a torção das torres.

    Onde tiver espaço e torre limitada a 30m ainda pretendo usar arame liso, mas tenho a nítida impressão que com ele a torre torce bem mais, independente da distancia da ancoragem e aperto dos estaios.

    (Perdi o medo de usar estaios finos dia que ví um torre de 18m pra celular numa fazenda sem eles na ponta, era pra ter 3 estaios (6-12-18m) mas usaram arame de aço dos mais finos (Arame liso de cerca é acima de 2mm, nesse caso tinha algum menor que 1mm (O que uso pra estaiar grade com cano de 3m pra cima)), diz que logo arrebentou um de cima, como a torre inclinou o peão de fazenda cortou os outros, depois arrebentou um do meio e antes que inclinasse ele cortou os outros. Enfim, 1 ano sem 12m de estaio, e não caiu! Perdi o medo, minha estação base de 45m tem os últimos 5m sem estaio (Desde 2009))

  13. #13

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Quando cita a força suportada, você diz que arame fino ou cordoalha fina poderia arrebentar?
    Aqui tem muita torre velha pra celular ou telefone rural em fazendas, coisa mais mal cuidada do mundo (Nunca esticam nada), nunca soube de algum estaio arrebentado. Geralmente o problema é torção devido ao vento.

    Me parece que o problema do arame liso é que ele é flexível demais, não sei se é por eu ser mais gordo que devia (90Kg) mas essas torres com arame liso "dançam" bem mais quando subo, comparado a cordoalha. A cordoalha mesmo proxima tipo ancorada a 7m de uma torre de 30m (Na minha casa é assim, 5 estaios na mesma ancoragem) me parece que deixa a torre dançar muito menos, o proprio peso dela e menor flexibilidade em espaço curto tipo 50cm parece que ameniza muito a torção das torres.

    Onde tiver espaço e torre limitada a 30m ainda pretendo usar arame liso, mas tenho a nítida impressão que com ele a torre torce bem mais, independente da distancia da ancoragem e aperto dos estaios.

    (Perdi o medo de usar estaios finos dia que ví um torre de 18m pra celular numa fazenda sem eles na ponta, era pra ter 3 estaios (6-12-18m) mas usaram arame de aço dos mais finos (Arame liso de cerca é acima de 2mm, nesse caso tinha algum menor que 1mm (O que uso pra estaiar grade com cano de 3m pra cima)), diz que logo arrebentou um de cima, como a torre inclinou o peão de fazenda cortou os outros, depois arrebentou um do meio e antes que inclinasse ele cortou os outros. Enfim, 1 ano sem 12m de estaio, e não caiu! Perdi o medo, minha estação base de 45m tem os últimos 5m sem estaio (Desde 2009))
    Para que torre pare de girar no seu próprio eixo estando com ângulo de ancoragem correto, coloque um ante torção no meio e próximo ao topo, torre fica muito firme, mas nada adianta ter ante torção se ângulo não estiver de acordo.
    Outra coisa com relação aos esticadores nas ancoragem, não adianta ter ângulo perfeito, anti torção com esticadores de má qualidade, vai arrebentar no esticador.
    Com relação arame fino (arame cosido, esses pra estaiar antena de cliente), nem pensar esses não aguenta.

  14. #14

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Quanto ao processo de plumagem e esticamento de quanto em quanto tempo tenho que fazer?

    Como é feito o cálculo para saber quantos metros de cabo vou usar?
    Última edição por VNInfo; 12-11-2012 às 18:00.

  15. #15

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00837.jpg
Visualizações:	618
Tamanho: 	103,8 KB
ID:      	41545Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00838.jpg
Visualizações:	429
Tamanho: 	61,7 KB
ID:      	41546Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00839.jpg
Visualizações:	682
Tamanho: 	118,8 KB
ID:      	41547Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00840.jpg
Visualizações:	387
Tamanho: 	94,4 KB
ID:      	41548Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00841.jpg
Visualizações:	654
Tamanho: 	66,0 KB
ID:      	41549Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00842.jpg
Visualizações:	460
Tamanho: 	60,7 KB
ID:      	41550Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00843.jpg
Visualizações:	1049
Tamanho: 	212,5 KB
ID:      	41551

    Pessoal segue as fotos da torre estaida com ferro, torre de 40m

  16. #16

    Padrão Re: Estaio torre de 30 m.

    Boa noite pessoal, aproveitando topico estou montando minha primeira torre propria, ja tenho uma de 75mts porem alugada

    Minha duvida é quanto o antitorçao, qual a medida para uma torre de 50x50x50 c/ 30mts de altura que o mesmo deve ser instalado. Ja pesquisei aqui no forum e achei os modelos e a disposiçao dos cabos na torre.

    Estaiando ela de 5 em 5mts daria 6 estaio por base + os 6 do antitorçao correto?