+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda dos Gurus da Forum

    Ola Pessoal,

    Sou Marcelo Balisteri e em primeiro lugar eu gostaria de agradecer por poder fazer parte desta lista.

    Recentemente a uns 15 dias eu assumi uma função de Supervisor de Redes do CETUC que é um Centro de pesquisas de uma Universidade que no caso é a PUC-Rio.

    O antigo TI não forneceu as senhas de root do servidor de Email e o servidor de arquivos que é um Centos 5 e neste momento estou tendo dificuldades em poder prestar o devido suporte.

    As únicas formas de acesso que eu tenho à esses servidores é por usuário SU que não faz parte dos sudores.

    Já tentei diversos métodos de troca de senha do usuário root destes benditos servidores e não obtiver sucesso nesta tarefa. As formas de tentativa foram:

    Editar o Glub

    1: adicionar single 1 na segunda linha

    2: adicionar init=/bin/bash

    3: adicionar quiet 1

    4: adicionar silent quiet 1

    5: Usar os Hirens Boot CD e editar o arquivo /etc/shadow na marra e nada

    6: Kinoplix para poder montar e desmontar o disco que contem a raiz e nada e também alterando /etc/shadow

    O interessante que o arquivo /etc/shadow esta alterado e mesmo assim não tenho acesso ao servidor

    Não vejo mais saída pois preciso realmente poder alterar a senha deste servidor.

    Será que alguém poderia por favor me ajudar nesta tarefa?

    Ou pelo menos poderia me dar uma luz do que poderia estar acontecendo?


    Muito Obrigado!!

  2. #2
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: Ajuda dos Gurus da Forum


  3. #3

    Padrão Re: Ajuda dos Gurus da Forum

    Amigo qual a garantia que vc não esta é tentando entrar no servidor de e-mails da Universidade, posso te ajudar mas tenho que saber se de fato você é o que diz ser. Tem como me passar o tel da pro reitoria da Universidade?

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda dos Gurus da Forum

    e verdade ajudar uma pessoa ensinado ela a invadir um servidor por meio de um site pode ser uma coisa perigosa não sabemos e não estamos vendo esta pessoa ,fora que um administrador de redes de uma instituição destas tem obrigação de dar as chaves dos sistemas quando deixa o cargo.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda dos Gurus da Forum

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    e verdade ajudar uma pessoa ensinado ela a invadir um servidor por meio de um site pode ser uma coisa perigosa não sabemos e não estamos vendo esta pessoa ,fora que um administrador de redes de uma instituição destas tem obrigação de dar as chaves dos sistemas quando deixa o cargo.
    É bem complicado mesmo!!!! engenharia social não cola comigo, passar de inocente, falando que é uma vitima de uma situação, solicitando ajuda, cara isso não cola, ao menos comigo!

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda dos Gurus da Forum

    Compreensível a preocupação dos demais colegas. No entanto, as orientações que o colega MarcusMaciel passou, exigem acesso físico ao equipamento. Logo, não é uma tentativa remota de obtenção de acesso.

    Uma política de restrição de acesso físico pressupõe que somente pessoas autorizadas deverão ter acesso a determinado (conjunto de) recurso. Uma universidade não deixaria um servidor no refeitório, ao lado da geladeira, compartilhando a tomada com a cafeteira. Assim se espera.

    Servidor + cafeteira + tomada = Me faz lembrar de Bastard Operator From Hell.

    Saudações,

    Trober
    Última edição por trober; 08-11-2012 às 14:45. Razão: Correção gramatical

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda dos Gurus da Forum

    @trober vc esta ao meu ver pode esta sendo um pouco inocente, se ele for um funcionário, possuir acesso ao local, ser influente,ou entrou como simples faxineiro bem humilde, e conquistou a confiança de todos, pensando que fosse facil, ai se deparou com esta situação, nada normal que pedir ajuda em forum, que tem como no under-linux, no passado já ajudei muitas pessoas que usou o conhecimento de forma errada.