+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Caros amigos, tenho um provedor pequeno em em minha cidade onde atendo somente a clientes residenciais, um concorrente meu esta rondando no meu prédio, tentando pegar uma empresa que necessita de link dedicado, formulei uma proposta e vou levar até eles, só que tenho uma duvida, como farei parta fornecer este link ? rsrsr ... parece piada, mais uso autenticação pppoe em meus clientes usando o mk-auth, para dar uma boa qualidade para o meu cliente e poder garantir a banda contratada o que preciso ter ? uso uma rb450g para receber meu link que chega via radio, onde tenho alguns ips validos e nesta rb faço um loadbalance, passarei um ip valido para o cliente, mais como faço para enviar apenas por exemplo 2MB dedicado para ele, como consigo controlar esta saída no meu MK? POR FAVOR ME AJUDEM, PRECISO DESTE CLIENTE ... um abraço a todos ... Rodrigo

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    olha so .

    seu link chega via radio por bridge pelo jeito .
    aonde voce coloca seu ip dedicado e faz nat ok.
    coloca um switch antes do radio e coloca uma rb ligada cria uma bridge e fas controle de banda na bridge.
    fica uma gambiara do caramba mas voce repassa um ip da sua rede para ele com controle.

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    olha so .

    seu link chega via radio por bridge pelo jeito .
    aonde voce coloca seu ip dedicado e faz nat ok.
    coloca um switch antes do radio e coloca uma rb ligada cria uma bridge e fas controle de banda na bridge.
    fica uma gambiara do caramba mas voce repassa um ip da sua rede para ele com controle.

    ele pode colocar um ip fixo invalido no cliente, e criar uma regra direcionando o ip valido com todas as portas para o ip invalido,

    sem precisar passar nem pelo pppoe, e sem precisar de outra rb

  4. #4

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Você postou o tópico em BGP. Você tem BGP ou não? Pois as formas de trabalho são diferentes. Recomendaria que, se você for usar uma rede exclusiva (o que é essencial para garantir a qualidade do dedicado), você use Vlan se o link passar por algum outro equipamento seu. Explique melhor sua situação.

    PS.: Sou seu vizinho em Cachoeiras de Macacu. Qualquer coisa, fala que eu agendo uma ida aí, visito sua estrutura e te dou um help

  5. #5

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Você postou o tópico em BGP. Você tem BGP ou não? Pois as formas de trabalho são diferentes. Recomendaria que, se você for usar uma rede exclusiva (o que é essencial para garantir a qualidade do dedicado), você use Vlan se o link passar por algum outro equipamento seu. Explique melhor sua situação.

    PS.: Sou seu vizinho em Cachoeiras de Macacu. Qualquer coisa, fala que eu agendo uma ida aí, visito sua estrutura e te dou um help
    Bom dia Uesley, desculpe mais postei no ligar errado e nem percebi, eu não uso BGP, aliais nem sei o que é isso rsrsr ... sei somente o básico no MK, fico grato pela prontidão em me responder e me ajudar, uma duvida você trabalha na K1? a minha rede hoje é o seguinte, eu recebo o meu link via radio em bridge até a minha rb e em minha RB eu coloco a range de o ip que recebi de minha operadora, nesta mesma rb faço um loadbalance onde junto a um adsl que me da um apoio no meu horário de pico, quando sai desta rb do loadbalance, já sai com nat, depois dele tenho um cache speedr com bridge(tproxy), depois dele tem outra rb onde faço o controle de banda autenticando meus clientes via radius em pppoe com o MK-AUTH, é uma estrutura basica, e quero melhora-la e começar a ofertar o link dedicado, pois preciso de clientes corporativos e tem um no meu predio precisando do serviço que eu sei, e pela distancia de menos de 100 metros posso atende-lo no cabo sem necessidade de por fibra o que barateia a instalação para ele e para mim .... Um abraço ... Rodrigo

  6. #6

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    ele pode colocar um ip fixo invalido no cliente, e criar uma regra direcionando o ip valido com todas as portas para o ip invalido,

    sem precisar passar nem pelo pppoe, e sem precisar de outra rb
    esta ideia é boa porem quero fazer algo que possa manter por um certo tempo, se eu fizer o redirecionamento para ele e depois aparecer um outro cliente querendo link dedicado tambem e ficará complicado, recebi de minha operadora a seguinte configuração de ip 187.xx.xx.18 netmask 255.255.255.248 gateway 187.xx.xx.17, então eu tenho alguns ips validos são poucos mais posso atender este cliente, um,a duvida grande minha é como vou controlar a velocidade dele, limitar em 1MB por exemplo ... Um abraço ... Rodrigo

  7. #7

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    Bom dia Uesley, desculpe mais postei no ligar errado e nem percebi, eu não uso BGP, aliais nem sei o que é isso rsrsr ... sei somente o básico no MK, fico grato pela prontidão em me responder e me ajudar, uma duvida você trabalha na K1? a minha rede hoje é o seguinte, eu recebo o meu link via radio em bridge até a minha rb e em minha RB eu coloco a range de o ip que recebi de minha operadora, nesta mesma rb faço um loadbalance onde junto a um adsl que me da um apoio no meu horário de pico, quando sai desta rb do loadbalance, já sai com nat, depois dele tenho um cache speedr com bridge(tproxy), depois dele tem outra rb onde faço o controle de banda autenticando meus clientes via radius em pppoe com o MK-AUTH, é uma estrutura basica, e quero melhora-la e começar a ofertar o link dedicado, pois preciso de clientes corporativos e tem um no meu predio precisando do serviço que eu sei, e pela distancia de menos de 100 metros posso atende-lo no cabo sem necessidade de por fibra o que barateia a instalação para ele e para mim .... Um abraço ... Rodrigo
    Olá, Rodrigo.

    Primeiramente, não trabalho na k1, sou só amigo dos donos e cliente também. Minha atuação principal é consultor em Telecomunicações.
    Para você atender seu cliente, terá que receber sua classe IP Roteada para você, para que possa repassar o IP válido para o cliente sem fazer nat para um IP falso pro seu cliente. E o cabo que vai pra ele, vai precisar sair com esse cabo a partir do router principal onde recebe o link via rádio com os IP's válidos.

    Precisando de ajuda, dá um alô.

  8. #8

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Olá, Rodrigo.

    Primeiramente, não trabalho na k1, sou só amigo dos donos e cliente também. Minha atuação principal é consultor em Telecomunicações.
    Para você atender seu cliente, terá que receber sua classe IP Roteada para você, para que possa repassar o IP válido para o cliente sem fazer nat para um IP falso pro seu cliente. E o cabo que vai pra ele, vai precisar sair com esse cabo a partir do router principal onde recebe o link via rádio com os IP's válidos.

    Precisando de ajuda, dá um alô.
    Uesley, valeu pela força. não sei se meu ip vem roteado da operadora mas vou verificar, farei meus testes em bancada para ver se consigo desenrolar isso qualquer duvida te aviso, quando vier a Teresópolis passa aqui para conversarmos, precisamos de muita ajuda aqui rsrsr ... Somos muito pequenos mais quem sabe quando crescermos você não possa vir nos ajudar com um projeto de melhoria do nosso sistema, qualquer coisa nosso endereço e telefone esta no site ... Um abraço ... Rodrigo

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    boa noite
    amigo oferecer link dedicado é bem complicado alem de vc ter que oferecer um otimo uptime do link ou seja equipamentos com qualidade para que não pare tem a qualidade do link vc mes ja falou que usa adsl pra fazer um balance pra ajudar no pico vc não vai poder oferecer um ip valido para esta empresa se vc não tem um ASN sei que vc pode até repassar este ip via nat pro cliente porem já não fica nada profissional
    veja bem não é por mal mais se vc tiver em mente oferecer este tipo de serviço tenha uma estrutura estavel e de qualidade se não é so dor de cabeça
    imagina se vc tem apenas 1ip valido mais o da adsl este ip entra em uma lista negra de spam e a empresa não consegue enviar email pq algum cliente seu gerou spam e vc vi parar na lista negra, imagina sua adsl com problema bem no horario de pico e o seu cliente te ligando que o plano contratado não esta certo
    aki revendemos bastante link alguns por fibra e outros por ptp com radio tandos digital quanto ubnt
    todos funciona bem todos clientes nosso tem um bloco /29 de responsabilidade deles
    sem falar no MTTR que é de apenas 1 hora e 4horas para força maior


    é bem complicado

  10. #10

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    boa noite
    amigo oferecer link dedicado é bem complicado alem de vc ter que oferecer um otimo uptime do link ou seja equipamentos com qualidade para que não pare tem a qualidade do link vc mes ja falou que usa adsl pra fazer um balance pra ajudar no pico vc não vai poder oferecer um ip valido para esta empresa se vc não tem um ASN sei que vc pode até repassar este ip via nat pro cliente porem já não fica nada profissional
    veja bem não é por mal mais se vc tiver em mente oferecer este tipo de serviço tenha uma estrutura estavel e de qualidade se não é so dor de cabeça
    imagina se vc tem apenas 1ip valido mais o da adsl este ip entra em uma lista negra de spam e a empresa não consegue enviar email pq algum cliente seu gerou spam e vc vi parar na lista negra, imagina sua adsl com problema bem no horario de pico e o seu cliente te ligando que o plano contratado não esta certo
    aki revendemos bastante link alguns por fibra e outros por ptp com radio tandos digital quanto ubnt
    todos funciona bem todos clientes nosso tem um bloco /29 de responsabilidade deles
    sem falar no MTTR que é de apenas 1 hora e 4horas para força maior
    é bem complicado

    Caro Bruno este é o "X" da questão, eu QUERO MELHORAR A REDE PARA OFERECER LINK DEDICADO, porém não sei o que preciso nem como fazer, por isso estou aqui aprendendo com vocês que já tem experiência no assunto, não fique chateado comigo mais não adianta me criticar por minha estrutura preciso de ideias e informações que me façam melhorar, vou te explicar mais sobre minha rede, hoje eu recebo uma classe de ip /29 de minha operadora então tenho alguns ips validos sobrando, tendo em vista que só uso um deles, recebo este link via radio em bridge em uma RB450g onde faço um load balance, o que eu tinha em mente é antes deste load balance eu por uma outra RB onde receberei o link dedicado tiro o deste cliente e o restande redireciono para o load, este load é provisório pois estou a quatro meses negociando com empresas para contratar mais link dedicado mais é complicado como você já sabe, mais nestes 4 meses de 890,00 o mega estou fechando com uma empresa por R$ 235,00 o mega, eu coloquei o adsl só para poder resistir estes meses e fechar o melhor negocio, sei que uma RB não é o melhor equipamento mais é o que posso comprar, mas se existisse um outro equipamento que não seja um roteador de R$5000,00 reais eu até faria um esforço para compra-lo mais a minha prioridade é o link hoje e continuarei com o load só que com dois links dedicados ... Um abraço ... Rodrigo

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    Caro Bruno este é o "X" da questão, eu QUERO MELHORAR A REDE PARA OFERECER LINK DEDICADO, porém não sei o que preciso nem como fazer, por isso estou aqui aprendendo com vocês que já tem experiência no assunto, não fique chateado comigo mais não adianta me criticar por minha estrutura preciso de ideias e informações que me façam melhorar, vou te explicar mais sobre minha rede, hoje eu recebo uma classe de ip /29 de minha operadora então tenho alguns ips validos sobrando, tendo em vista que só uso um deles, recebo este link via radio em bridge em uma RB450g onde faço um load balance, o que eu tinha em mente é antes deste load balance eu por uma outra RB onde receberei o link dedicado tiro o deste cliente e o restande redireciono para o load, este load é provisório pois estou a quatro meses negociando com empresas para contratar mais link dedicado mais é complicado como você já sabe, mais nestes 4 meses de 890,00 o mega estou fechando com uma empresa por R$ 235,00 o mega, eu coloquei o adsl só para poder resistir estes meses e fechar o melhor negocio, sei que uma RB não é o melhor equipamento mais é o que posso comprar, mas se existisse um outro equipamento que não seja um roteador de R$5000,00 reais eu até faria um esforço para compra-lo mais a minha prioridade é o link hoje e continuarei com o load só que com dois links dedicados ... Um abraço ... Rodrigo
    Opa Amigo não critiquei sua rede não só coloquei como é complicado vender link dedicado a empresa

    então se tem um /29 vc já não consegue dividir ela vc terá que nesta rb que vc recebe o link ativar o controle de banda na bridge e controlar a velocidade dela

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    Caro Bruno este é o "X" da questão, eu QUERO MELHORAR A REDE PARA OFERECER LINK DEDICADO, porém não sei o que preciso nem como fazer, por isso estou aqui aprendendo com vocês que já tem experiência no assunto, não fique chateado comigo mais não adianta me criticar por minha estrutura preciso de ideias e informações que me façam melhorar, vou te explicar mais sobre minha rede, hoje eu recebo uma classe de ip /29 de minha operadora então tenho alguns ips validos sobrando, tendo em vista que só uso um deles, recebo este link via radio em bridge em uma RB450g onde faço um load balance, o que eu tinha em mente é antes deste load balance eu por uma outra RB onde receberei o link dedicado tiro o deste cliente e o restande redireciono para o load, este load é provisório pois estou a quatro meses negociando com empresas para contratar mais link dedicado mais é complicado como você já sabe, mais nestes 4 meses de 890,00 o mega estou fechando com uma empresa por R$ 235,00 o mega, eu coloquei o adsl só para poder resistir estes meses e fechar o melhor negocio, sei que uma RB não é o melhor equipamento mais é o que posso comprar, mas se existisse um outro equipamento que não seja um roteador de R$5000,00 reais eu até faria um esforço para compra-lo mais a minha prioridade é o link hoje e continuarei com o load só que com dois links dedicados ... Um abraço ... Rodrigo



    Amigo, vi que esta colhendo informações, ja é um bom começo,

    mas se deseja realmente entrar neste grau de venda de link, sem muito conhecimento, aconselho contratar uma empresa, que faça uma consultoria adequada, as configurações que precise, informe qual material deverá atender os clientes, etc

    não adianta ter um bloco de ip e querer repassar por nat, e falar que é link dedicado que vende,

    esta no caminho certo de busca de informação, não faça nenhuma "gambiarra" pois senão irá denegrir a imagem da sua empresa, e não é isso que desejamos,

  13. #13
    Avatar de walcyr
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Nova Friburgo -RJ
    Posts
    3

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Você para vender link dedicado, precisa que seu fornecedor lhe forneça um link dedicado com IP FIxo. Hoje é nomal lhe fornecerem um link dedicado com um /30. Ou seja 4 IPs, sendo que só 2 são usaveis. Pede um /29, se possivel um /28. Que tem como fazer seu cliente funcionar usando mikrotik. Tem como fazer um /30 na rb cliente que ele conecta. iDEAL É COLOCAR UM MIKROTIK FAZENDO PPPOE COM O /30 ATRAZ NATEADO.

  14. #14

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Olá, Rodrigo.

    Primeiramente, não trabalho na k1, sou só amigo dos donos e cliente também. Minha atuação principal é consultor em Telecomunicações.
    Para você atender seu cliente, terá que receber sua classe IP Roteada para você, para que possa repassar o IP válido para o cliente sem fazer nat para um IP falso pro seu cliente. E o cabo que vai pra ele, vai precisar sair com esse cabo a partir do router principal onde recebe o link via rádio com os IP's válidos.

    Precisando de ajuda, dá um alô.

    Por acaso dá consultoria para tirar ASN própria pois estou precisando

  15. #15
    Avatar de walcyr
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Nova Friburgo -RJ
    Posts
    3

    Padrão Re: Como faço para fornecer link dedicado a um cliente ?

    Citação Postado originalmente por alexrj2001 Ver Post
    Por acaso dá consultoria para tirar ASN própria pois estou precisando
    Sim faço consultoria, para AS própria. Não é preciso ter SCM para isso. Basta os dados da empresa. Vale lembrar que IPV4 esta escasso. Breve só IPV6.