+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Omni intalada local alto

    Olá!
    Preciso de ajuda dos amigos do Under: moro em um local muito alto (acho que estou há uns 70/100 de altura é um morro onde posso ver todo meu bairro entre outros e podendo atingir muitas casas com visada 100% sem alterar o campo fresnel), e gostaria de montar um provedor com uma omni que atingirá uma distância máxima de uns 4/8KM, porém gostaria de saber como atingir clientes próximos com máximo 200 a 4KM?
    Pensei em usar duas antenas uma de 8dbi para perto e outra para maiores distancias com 12/15dbi.
    Por conta do custo benefício preferi usar omni no lugar dos paineís, sinto muito. Preciso da opinião dos senhores.
    Será que enrolei para explicar-me? Se o fiz queiram desculpar-me.

    Muitíssimo agradecido.

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Omni intalada local alto

    Bom, pelo visto ainda não tem muito conhecimento, então irei incentiva-lo a entrar da maneira correta

    1º Não adianta postar sua localização, topologia do terreno, pois muitos irão falar pra fazer isso ou aquilo, mas so saberemos na pratica

    2º Vai começar, comece da maneira correta, NÃO UTILIZE OMNI, ainda mais em 4/8 km,

    3º Se for querer ter qualidade, e tentar ganhar dinheiro coloque painel setorial

    4ª E ultimo Pesquise muito, perca algumas horas lendo, utilize o "Buscar" no fórum o Google mas leia, não adianta começar nenhum projeto sem o devido conhecimento, pois "isto no ecxiste" (padre Quevedo) a melhor maneira de ter exito em qualquer projeto é entender onde esta entrando, saber onde pisa, é um ótima maneira de percorrer um caminho sem se afundar.

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Omni intalada local alto

    Amigo Marcio, discordo de vc, sobre colocar em testes primeiro

    rádio frequência é física, e física é exata, ou seja se calcular certinho saberá mesmo antes de montar qualquer torre ou antena o que ela vai fazer,
    Palavras de um grande professor na faculdade
    "Se o equipamento foi projetado pra fazer X, leia o manual, estude e calcule que encontrará X, mas se não ler estudar e nem calcular encontrará Y, e ainda irá colocar a culpa no material dizendo que não faz X,"

    em cada ponto, enlace, painel ou até mesmo omni deve calcular, tudo, desde nível do terreno, até a metragem de cabo, irradiação da antena,(lembrando que antena é passiva ) potencia de radio, altura, etc
    enfim, pra montar um provedor com qualidade, devemos saber física tb rsr

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Omni intalada local alto

    Imagine comprar um par de ceragon, e falar "vou colocar la pra testar "
    tudo em radio frequência requer cálculos, nao existe equipamento melhor que o cérebro pra calcular as variáveis, papel e caneta
    mesmo que seja uma omni, faça cálculos básicos, de

    db da antena,
    potencia do radio,
    tamanho do cabo em relação a perda de db,
    conectorização
    banda que vai ser liberada para cliente,
    banda que o cartão suporta,
    equipamento que vai no cliente, tamanho potencia, local de instalação

    siga estes fatores e saberá o o que esta fazendo, sem precisar colocar pra testar,

  5. #5

    Padrão Re: Omni intalada local alto

    Caro agnporto. Lembra de postar aqui o que você fez e o resultado. Os posts acima foram muito bons. Vale a pena acompanharmos os resultados.

  6. #6

    Padrão Re: Omni instalada local alto

    Que eu seja perdoado pelos mais ortodoxos, mas começarei com Omni - sabendo q os painéis são melhores e mais charmosos-, mas dou minha palavra que assim q ganhar algum, irei modificando. Agora usarei Bullets 5.8 em modo bridge nas antenas Hiperlink e Mikrotik (Hotspoteando), nas humildes RB 750 (sem nenhuma letra), e GVT com 35MG.
    Ñ dá pra ver seu avatar direito... Queria testar se aguento... ))

    Abrs.

    Citação Postado originalmente por Marcionetfast Ver Post
    Amigo criador do tópico , nossas opiniões estão sendo dadas , somente quem saberá o que deve fazer será vc através de nossas opiniões e principalmente de seu bolso , rsrsrsrsrs.
    Manda ver !
    Vlw !

  7. #7

    Padrão Re: Omni intalada local alto

    Eu diria que cada ponto que foi abordado nas opinioes acima tem seus fundamentos,como o Acronimo disse nao da pra comprar um par de Ceragon pra testar,mas....
    Em se tratando de radios nao profissionais e frequencias nao licensiadas como 2,4Ghz e 5,8Ghz podem acontecer variações que a teoria somente as vezes nao prevê claro que uma boa instalação e manejo correto dos equipamentos contribui e muito para um bom resultado,so que hoje em dia é tão dificil trabalhar com o espectro limpo que as vezes com bons cabos e boas antenas conseguimos resultados piores do que com equipamentos inferiores em uma zona "limpa" digamos assim,entao o melhor a fazer é partir pros testes como o Marcio disse e se pder ter um pouco de embasamento no que pretende fazer sera de grande ajuda na sua empreitada,boa sorte.
    Abs.

  8. #8

    Padrão Re: Omni intalada local alto

    Tente colocar nos seus clientes nano loco pois vale apena se comparado

  9. #9
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Omni intalada local alto

    Citação Postado originalmente por agnporto Ver Post
    Olá!
    Preciso de ajuda dos amigos do Under: moro em um local muito alto (acho que estou há uns 70/100 de altura é um morro onde posso ver todo meu bairro entre outros e podendo atingir muitas casas com visada 100% sem alterar o campo fresnel), e gostaria de montar um provedor com uma omni que atingirá uma distância máxima de uns 4/8KM, porém gostaria de saber como atingir clientes próximos com máximo 200 a 4KM?
    Pensei em usar duas antenas uma de 8dbi para perto e outra para maiores distancias com 12/15dbi.
    Por conta do custo benefício preferi usar omni no lugar dos paineís, sinto muito. Preciso da opinião dos senhores.
    Será que enrolei para explicar-me? Se o fiz queiram desculpar-me.

    Muitíssimo agradecido.

    Como o nosso amigo Marcionetfast comentou o que funciona pra mim pode não funcionar pra vc digo pq....

    Eu tenho um POP com omni e bullet que ta file vendo planos de ate 4 MB nunca tive problemas ja esta la a quase 2 anos e deve ter em horario de pico de 15 a 20 user on com diferentes planos,nos clientes tem AirGrid HP e NanoStation M5 Loco.... tudo sereno.


    Pois entao a radiofrequência me pregou uma peça,pois meu irmão mora em outro bairro e não tem ADSL e 3G pra variar é um lixo,procuramos a casa de um primo nosso em uma parte alta do bairro e la tbm instalei um Bullet e uma omni ate ai tudo bem,na casa do meu irmao instalei uma AirGrid M5 HP pois fica distante do AP uns 2KM e como tinha uma parada optei por utilizar ela,foi ai que começou minha dor de cabeça pois eu liberava pra ele 4MB na RB e não chegava nem 500k,e olha que a potencia estava baixa a configuração estava igual a do outro POP e não tinha jeito ACK nas alturas PING de milhoes e pasmem que so tinha o meu irmao cadastrado e on line na RB,ja não sabia mais o que fazer e ja tava ficando feio pra mim,ai corri aqui no forum postei o problema e tive diversas opinioes

    Com o ultimo tiro no escuro fui la e setei a largura do canal pra 20Mhz ao inves do automatico 20/40Mhz por isso eu digo CADA CASO,UMA APLICAÇÃO DIFERENTE .....

    E sucesso ai a todos

    Att

  10. #10

    Padrão Re: Omni intalada local alto

    Amigo,
    Acredito que no seu caso é interessante entender um pouco mais sobre angulo de abertura vertical de antenas utilizadas como AP.

    Este vídeo da Computech aborda bem este assunto....desconsidere a propaganda e tente absorver a teoria...rsrs