+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB433AH - Quantas rotas aguenta....

    Caros colegas, tenho uma séria dúvida, estamos para entregar IPs válidos para os clientes e ja vimos a forma de como fazer, mas a dúvida afora é... "as RB433AH vão aguentar todas as rotas que serão levantadas pelo OSPF?".

    Irá levantar no mínimo uma rota por cliente, isso dará mais de mil rotas, mais algumas rotas internas, nem sei pra quantas vão, então será que essa RB vai aguentar o tranco?

    Fico no aguardo dos colegas mais experientes...

  2. #2

    Padrão Re: RB433AH - Quantas rotas aguenta....

    colega tenho ospf na minha rede, vou te mostrar de maneira simples:
    1- tenho 5 estações de /24 (254 ips) cada estação soma 5x254=1270+ rotas para rb´s 5 ip´s =1.275 rotas
    essas 1.275 rotas fica rodando por rb.
    aqui funciona perfeito nunca travou nessa quantidade bza.
    dai um dia descobri que não precisava usar 254 ip´s por rb,
    digamos eu tinha 70 clientes
    numa estação porque utilizar 254 rotas
    só utilizo 70 ip´s cada estação.
    mas posso deixar minha rede /24 e consequentemente baixar meu processamento das rb´s
    solução segue o print:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         under.jpg
Visualizações:	146
Tamanho: 	75,7 KB
ID:      	40535  

  3. #3

    Padrão Re: RB433AH - Quantas rotas aguenta....

    se á solução lhe foi útil clica na estrelinha.
    na verdade nem sei pra serve essas estrelinhas.
    rsrsrs,,rsrsrs,

  4. #4

    Padrão Re: RB433AH - Quantas rotas aguenta....

    Cara valeu pela dica... Eu pretendo usar /30 para cada interface de conexão e autenticação pppoe para cada cliente, intregando ips válidos para cada cliente.

  5. #5
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: RB433AH - Quantas rotas aguenta....

    Bom dia,

    Você pode usar a sumarização de rotas em seus roteadores ABR. Assim você pode agregar várias rotas em apenas uma, diminuindo muito o número de LSAs na sua área.

    Se atrás de um roteador você irá possuir 64 redes /30, você faz a sumarização de uma rede /24. Você estará removendo 64 anúncios /30 na tabela de rotas e anunciando apenas um /24, umas vez que todos os /30 estão conectados no mesmo roteador.

    Abraço