+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre fibra

    Pessoal tou com dúvida aqui sobre fibra optica: Tem alguma diferença na rede se eu coloca-la assim:

    Ponto A, RB Groove com antena de 29dbi, e no Ponto B a mesma coisa vou colocar um conversor de mídia para o link chegar até a RB vou colocar fibra tem algum diferença em usar fibra ou o cabo de rede normal mesmo?

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Duvida sobre fibra

    Ola´hostjunior!

    Então basicamente utilizando a fibra para inteligar a RB até a antena a única vantagem seria a possibilidade de ir além dos 100m limitados do cabo de rede metálico. Só que não se esqueça que se utilizar fibra com o conversos vc não poderá injetar POE para energizar a antena.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida sobre fibra

    Nesse cenário aí, só vejo aplicação para uso de fibra em dois casos:
    - se o ambiente for aberto e houver rádio no local em frequência próxima a 100MHz (o equipamento nem consegue modular em 100Mbits assim)
    - se a distância que o cabo vai percorrer for maior que 100m

    Se não houver nada disso, a única diferença vai ser que precisará manter ligado mais dois equipamentos (os conversores de mídia), mas com mesmos resultados que cabo de rede (nem a necessidade por 1Gbps é motivo para usar fibra).

  5. #5

    Padrão Re: Duvida sobre fibra

    Eu vejo outra vantagem, e até já comprei conversor de mídia pra isso:
    - Cabo de rede subindo torre queima lan toda tempestade (Se não tiver aterramento decente, em area arenosa aterramento indecente é tudo com menos de umas 40 astes), subir fibra evitaria isso.

    RB tipo CCR tem porta SFP, soluções integradas externa com RF tipo NetMetal 5 também tem SFP, dá pra interligar ambas diretamente, uma em baixo e outra em cima da torre, sem precisar se preocupar com distancia, interferencia, ou queima de lan por raios.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Pessoal tou com dúvida aqui sobre fibra optica: Tem alguma diferença na rede se eu coloca-la assim:

    Ponto A, RB Groove com antena de 29dbi, e no Ponto B a mesma coisa vou colocar um conversor de mídia para o link chegar até a RB vou colocar fibra tem algum diferença em usar fibra ou o cabo de rede normal mesmo?

    Jogar dinheiro fora. Fibra optica liga os POPs dai sim é vantagem. Ligar radio com fibra se seu pop vem via antena?? Trocou 6 por 3.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida sobre fibra

    Só vejo utilidade em usar fibra/conversor caso esse ponto B até a rb seja maior que 100 metros e não seja possível utilizar mais dois aps para fazer um ptp do ponto B até a rb.

  8. #8
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Duvida sobre fibra

    eu interliguei todas as minhas torres em fibra, não retirei os radios que fazia os ponto a ponto, assim hoje o meu link para cada torre pode passar dos 100 megas tranquilo, ja no radio fica muito mais caro colocar ptp com radios profissionais.