+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    Caros Colegas,

    Alguém tem alguma informação se os AirFier 24GHz da Ubiquiti estão homologados?

    Tem vários clientes meus que estão querendo adquirir o equipamento, alguns inclusive já compraram.

    Porém eu não achei nada no site da ANATEL, só se esta com outro nome de modelo.

    Alguns sites de empresa que estão comercializando o equipamento só achei o termo "Em processo de Homologação".

    Caros, para a ANATEL só existem duas situações: HOMOLOGADO OU NÃO HOMOLOGADO! Isso quer dizer Sem multa ou MULTA​!

    Essa sandice de processo de Homologação é conversa de vendedor mal-caráter.

    Então a sugestão que dou é se forem comprar, exijam o Certificado de homologação do equipamento válido emitido pela ANATEL, Se o vendedor vier com essa baboseira de processo de Homologação, caiam fora.

    Não é só quem usa equipamentos não homologados que está incorrendo em crime, quem vende também é pode ser denunciado a ANATEL.

    abs,

  2. #2

    Post Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    Hum tem Gente que fala que é frequencia Restrita, Outros já falam que não precisa de Homologação (O que me Deixa encucado, pois quem postou isso foi um Engr° de Telecom)... Bom acho que não, embora fique meio confuso quanto a isso: http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...s_365_2004.pdf . Tem gente aew que já comprou:

  3. #3
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    Independente de ser frequencia restrita ou não, todo aparelho que usa RF, tem que ter homologação no Brasil

  4. #4
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    Caro hodesanionetx,

    Mesmo que o equipamento opere na faixas de frequências enquadradas como radiação restrita (vulgarmente chamadas de frequências livres), conforme a Resolução 506 da ANATEL, precisam ser homologados aqui no Brasil.

    Abs

    Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    Hum tem Gente que fala que é frequencia Restrita, Outros já falam que não precisa de Homologação (O que me Deixa encucado, pois quem postou isso foi um Engr° de Telecom)... Bom acho que não, embora fique meio confuso quanto a isso: http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...s_365_2004.pdf . Tem gente aew que já comprou:

  5. #5

    Cool Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    Não esta homologado ainda..
    Quem entrou com o processo de homologação foi a OIW pelo que sei ate agora esta sendo um processo bem demorado pela frequencia, parece que vai precisar mudar algumas leis e por isso esta demorando a Homologação do mesmo...

    Quem me passou isso foi um Tecnico Chileno em um congresso da UBNT em Canoas-RS a 1 mes atraz...

  6. #6
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    O que as empesas que fabricam equipamentos, mesmo que sejam importados, mas suas subsidiárias aqui no Brasil, tem de ter o conhecimento que antes de comercializar aqui tem de homologar na ANATEL. Eles não podem alegar desconhecimento da nossa legislação.

    O que estou questionando não é o equipamento nem o seu fabricante. Eu só estou pensando no meu cliente que está feliz da vida como criança que comprou um novo brinquedo e de repente chega a ANATEL, como um pai carrasco, toma o seu brinquedo.

    E a brincadeira fica séria, com processo administrativos, multa e muita dor de cabeça.

  7. #7

    Padrão Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    Alvaro vc pode me tirar uma duvida, tem vários poste aqui sobre equipamentos homologados, e sobre comprar somente de quem homologou cada um fala uma coisa, o que é correto? Posso comprar de qualquer fornecedor desde que tenha nota, mesmo que não venha com o selo de homologação nele, mas que esteja homologado pela Anatel? desde já obrigado.

  8. #8
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    Citação Postado originalmente por gleisonsilva Ver Post
    Alvaro vc pode me tirar uma duvida, tem vários poste aqui sobre equipamentos homologados, e sobre comprar somente de quem homologou cada um fala uma coisa, o que é correto? Posso comprar de qualquer fornecedor desde que tenha nota, mesmo que não venha com o selo de homologação nele, mas que esteja homologado pela Anatel? desde já obrigado.
    Se o equipamento é homologado pela ANATEL, vc pode comprar de qualquer fornecedor mesmo que não tenha sido ele que homologou na ANATEL (caso de equipamentos importados).

  9. #9

    Padrão Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    Se o equipamento é homologado pela ANATEL, vc pode comprar de qualquer fornecedor mesmo que não tenha sido ele que homologou na ANATEL (caso de equipamentos importados).
    obrigado por ter respondido.

  10. #10

    Padrão Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    Um motivo para não comprar sem homologação é ver o valor da multa.

  11. #11

    Padrão Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    A alguns dias atraz eu fui organizar umas notas fiscal de fornecedores, e notei que, em algumas notas o produto não estava especificado corretamente, por exemplo:

    1 - antenas de grade aquario, na nota estava como "parábola de grade", não diz ném se é de satélite, parabólica, internet.

    2 - nanostation 5, na nota estava como "rádio digital wireless", achei que esse éra só para empresa de telefonia celular...

    Enfim, me venderam a "lebre" com nota de "gato", serviu para eu aprender a conferir o nome correto do produto na hora da compra, porque não adianta o produto ser homologado e a loja fornecer uma nota com nome diferente.

  12. #12

    Padrão Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?

    Citação Postado originalmente por alvarocsfilho Ver Post
    Caro hodesanionetx,

    Mesmo que o equipamento opere na faixas de frequências enquadradas como radiação restrita (vulgarmente chamadas de frequências livres), conforme a Resolução 506 da ANATEL, precisam ser homologados aqui no Brasil.

    Abs
    Claro, o negócio, como eu disse que me deixou meio Encucado foi de alguém falar que Não precisava de homologação, me desculpem se eu li em algum ponto errado, mas foi o que deu a entender.

    Qualquer coisa, achei isso aqui:
    http://mk-auth.com.br/forum/topics/air-fiber-no-brasil

  13. #13
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AirFiber da Ubiquiti já foi homologado pela ANATEL?