Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Painel solar de construção caseira.
    Medidas: 64 x 64 centimetros
    Total de Celulas: 16
    Disposição: 4 x 4
    Tensão por célula (max): 0.569v
    Amperes por célula (max): 6.68A
    Potência por célula (max): 3.68W
    Tensão obtida pelo painel: 9.09V
    Potência total do painel (max): 58.88W

Painel solar de construção caseira, 64 x 64 centimetros, 4 x 4 células de 0.551v x 3.68A

A parte mais dificil da construção é conseguir boa proteção para as células contra corrosão, precisa utilizar um selante e o custo do mesmo é bastante elevado.

Vários painéis nacionais não utilizam este selante e sim plastico termo-retrátil pois o mesmo é muito mais barato, porém eu não vejo como ter a mesma qualidade do selante.

Acabei por utilizar neste painel da foto, massa plástica pra fazer a maior parte da proteção contra corrosão e para selar as bordas utilizei cola de silicone dessa que usa com uma pistola, não gostei do acabamento nem do resultado final, foi apenas um teste na busca por algo que atenda de forma adequada a proteção das células com bom custo/beneficio.

O produto selante chama 'Silicone Elastomer' ou simplesmente SYLGARD 184, ao menos é essa a definição que encontrei. A venda no ML/EBAY ou por alguma outra empresa que trabalha com produtos químicos, tentei contato mas pelo visto essas empresas não tem interesse em vender o tal selante em pequenas quantidades (2kg/5kg/10kg), pois não se deram o trabalho de responder meus e-mails nem aos telefonemas.

Abraço a todos.

2. Semana passada construí um painel com células de 3x6 no total de 35 células, ficou com 63cm por 80cm. A tensão em circuito aberto é de 18volts quando conectado ao controlador e à bateria fica em 14 volts. Pra fazer a proteção das células utilizei eva, a base fiz de compensado de 10mm passei apenas tinta pra proteger o compensado e fiz a vedação entre o suporte e o vidro com massa plástica, mas vou reforçar com resina de fibra de vidro, é muito mais resistente e barato também.

3. Parabens pelo seu painel, ficou muito bonito, fiz 3 aqui, o ultimo ainda não postei fotos, mas os primeiros estão nas galerias aqui do under
    https://under-linux.org/attachment.p...6&d=1353868467

Mas não estou respondendo seu topico ou comentario para mostrar o meu não. Estou comentando para lhe compartilhar uma ideia louca que tive e que deu bom resultado aqui.

É uma resina epoxi com secagem rápida e que serviu ara encapsular bem as células, minha falta de pratica fez dar algumas bolhas, mas na minha proxima placa fou tentar melhorar este detalhe, segue o link http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-kit-1-kg-_JM tem reagido bem aqui, e funcinou muito bem, a placa vai ficar toda transparente, mas não tem problema...

Como você mesmo disse, os grandes não respondem e-mails, dai fui em busca de pesquisas no mercado livre para descobrir materiais que pudessem substituir aquela proteção que citou, e foi ai que encontrei esta resina,

Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Painel solar de construção caseira.
    Medidas: 64 x 64 centimetros
    Total de Celulas: 16
    Disposição: 4 x 4
    Tensão por célula (max): 0.569v
    Amperes por célula (max): 6.68A
    Potência por célula (max): 3.68W
    Tensão obtida pelo painel: 9.09V
    Potência total do painel (max): 58.88W

Painel solar de construção caseira, 64 x 64 centimetros, 4 x 4 células de 0.551v x 3.68A

A parte mais dificil da construção é conseguir boa proteção para as células contra corrosão, precisa utilizar um selante e o custo do mesmo é bastante elevado.

Vários painéis nacionais não utilizam este selante e sim plastico termo-retrátil pois o mesmo é muito mais barato, porém eu não vejo como ter a mesma qualidade do selante.

Acabei por utilizar neste painel da foto, massa plástica pra fazer a maior parte da proteção contra corrosão e para selar as bordas utilizei cola de silicone dessa que usa com uma pistola, não gostei do acabamento nem do resultado final, foi apenas um teste na busca por algo que atenda de forma adequada a proteção das células com bom custo/beneficio.

O produto selante chama 'Silicone Elastomer' ou simplesmente SYLGARD 184, ao menos é essa a definição que encontrei. A venda no ML/EBAY ou por alguma outra empresa que trabalha com produtos químicos, tentei contato mas pelo visto essas empresas não tem interesse em vender o tal selante em pequenas quantidades (2kg/5kg/10kg), pois não se deram o trabalho de responder meus e-mails nem aos telefonemas.

Abraço a todos.

4. Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Parabens pelo seu painel, ficou muito bonito, fiz 3 aqui, o ultimo ainda não postei fotos, mas os primeiros estão nas galerias aqui do under
    https://under-linux.org/attachment.p...6&d=1353868467

Mas não estou respondendo seu topico ou comentario para mostrar o meu não. Estou comentando para lhe compartilhar uma ideia louca que tive e que deu bom resultado aqui.

É uma resina epoxi com secagem rápida e que serviu ara encapsular bem as células, minha falta de pratica fez dar algumas bolhas, mas na minha proxima placa fou tentar melhorar este detalhe, segue o link http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-kit-1-kg-_JM tem reagido bem aqui, e funcinou muito bem, a placa vai ficar toda transparente, mas não tem problema...

Como você mesmo disse, os grandes não respondem e-mails, dai fui em busca de pesquisas no mercado livre para descobrir materiais que pudessem substituir aquela proteção que citou, e foi ai que encontrei esta resina,
    Obrigado ao amigo netuai por responder ao post, com certeza temos muito ainda que aprender e compartilhar o conhecimento é uma das melhores formas que conheço.

Abraço

5. Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Semana passada construí um painel com células de 3x6 no total de 35 células, ficou com 63cm por 80cm. A tensão em circuito aberto é de 18volts quando conectado ao controlador e à bateria fica em 14 volts. Pra fazer a proteção das células utilizei eva, a base fiz de compensado de 10mm passei apenas tinta pra proteger o compensado e fiz a vedação entre o suporte e o vidro com massa plástica, mas vou reforçar com resina de fibra de vidro, é muito mais resistente e barato também.
    Obrigado nobre colega por compartilhar sua experiência.

Tópicos Similares

1. Respostas: 14
    Último Post: 21-03-2016, 08:18
  2. Faça você mesmo sua Fonte VDC 160V
    Por isaquebrumel no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 15-03-2016, 19:09
  3. Respostas: 4
    Último Post: 24-02-2011, 20:26
  4. painel solar para 2 bullet
    Por Bruno no fórum Redes
    Respostas: 6