Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Saudações amigos...

    Montei uma nova estrutura para distribuição de sinal aqui.

    Tenho uma rede toda wireless, uma toda cabeada com 48volts cc injetado no cabo UTP, a qual eu já postei o projeto aqui.

    Minha outra rede cabeada esta rodando redondo com 110v injetado no cabo UTP, porem ela nao alimenta switchs, mas sim
    radios pendurados em postes da rede elétrica.
    Para aqueles entusiastas que dizem que não se deve injetar acima de 60 volts na rede utp, acho que estão bem errados.
    Esta rodando aqui, com 15 radios, 01 a cada 100 metros, pendurados nos postes da rede elétrica fazendo distribuição de sinal
    2.4, alguns com antenas de 5db dentro da caixa hermética, outros com antena setorial de 10db na tampa da caixa, assim
    eu instalo clientes colocando neles apenas um cartão wireless de 300mw com anteninha de 5db.

    Ao invez de colocar vários poe´s nas caixas, eu faço eles direto no conector femea da placa pcba, eu coloquei tambem 03 fuziveis de proteção, para assim, em caso de rompimento do cabo, ou outro problema qualquer, o fuzivel faz a proteção do equipamento, a mesma coisa pode ser feita com switchs...

    Isso não é um "projeto", ou apenas uma "ideia", esta rodando aqui, e muito bem, com tempo de resposta baixo e sem travamentos.

    Qualquer dúvida, postem aqui.

    Grande abraço a todos e boa sorte!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         001.jpg
Visualizações:	2768
Tamanho: 	131,9 KB
ID:      	40684Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         002.jpg
Visualizações:	3949
Tamanho: 	118,8 KB
ID:      	40685Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         003.jpg
Visualizações:	2188
Tamanho: 	162,3 KB
ID:      	40686Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1001.jpg
Visualizações:	4593
Tamanho: 	135,0 KB
ID:      	40687Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto rede cabeada2.jpg
Visualizações:	2593
Tamanho: 	56,6 KB
ID:      	40688

  2. #2
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Grande Márcio... vender não meu amigo... eu fabrico pra voce aqui e despacho pra ai...rsrsrs
    *Se precisar de mais detalhes do projeto me fala q eu mando pra voce...

    Essa forma de se trabalhar é identico a dos equipamentos da CCN Ind.:
    Painel>> http://www.ccn-ind.com.br/loja/produ...ibuidor-1000w/
    E Distribuidor>> http://www.ccn-ind.com.br/loja/produtos/pd-multi-ponto/

    Mas, porém de uma forma muito mais econômica... Tem gente aqui divulgando a venda desses equipamentos da CCN, e com certeza se verem essas fotos vão questionar a qualidade e dizer que é cambiarra... e coisa e tal... mas o esquema de funcionamento é exatamente o mesmo, a diferença esta na alimentação da rede, onde a CCN injeta através de inversor uma corrente de 165volts, a qual eu acho desnecessário, a mesma coisa voce pode fazer com nobreak, ou ligando direto na rede elétrica mesmo (sempre usando fusiveis...)

    Uma outra coisa que deve ser implementado para ficar mais profissional, é colocar um WATCHDOG DA CIANET (mod. CTS2111),onde se deve colocar ele para pingar no ultimo radio da rede, e assim se ocorrer algum travamento ele interrompe o fornecimento de energia por 5 segundo, destravando assim os equipamentos.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    energia AC dessa forma fica perigoso... e um detalhe importante, as concessionarias (cemig por ex) nao permitem energia AC .. !! somente DC !!

  4. #4

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Bom dia Nalvo, é legal da sua parte compartilhar essas idéias com a gente.

    Moro no estado do Paraná e aqui a companhia de energia eletrica é bem rigorosa quanto a compartilhamento de postes, eles não autorizam energia AC, apenas DC.

    Sendo assim gostaria se possível que me enviasse mais detalhes do projeto que fez usando 48V DC e até quantos switchs vc conseguiu colocar nesse sistema.

    Tenho outra duas dúvidas que acredito que vc com sua experiencia possa me ajudar:

    a primeira é: onde consigo comprar ou fazer uma fonte semelhante a da CCN e Volt que me de 160Vdc de saída, porém somente a fonte, e assim usar conversores de 160Vdc para 12V para alimentar o switchs.

    a segunda é: imaginei em fazer uma rede da seguinte maneira, usar um nobreak com banco de baterias ou uma fonte que me dê uma voltagem de saída de 48Vdc e pelo menos uns 30 Amperes, considerando que grande parte dos switchs consomem apenas 0,5A, neste cenários eu conseguiria pendurar mais ou menos 60 switchs (30A/0,5=60)?

  5. #5

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Bom dia Nalvo, é legal da sua parte compartilhar essas idéias com a gente.

    Moro no estado do Paraná e aqui a companhia de energia eletrica é bem rigorosa quanto a compartilhamento de postes, eles não autorizam energia AC, apenas DC.

    Sendo assim gostaria se possível que me enviasse mais detalhes do projeto que fez usando 48V DC e até quantos switchs vc conseguiu colocar nesse sistema.

    Tenho outra duas dúvidas que acredito que vc com sua experiencia possa me ajudar:

    a primeira é: onde consigo comprar ou fazer uma fonte semelhante a da CCN e Volt que me de 160Vdc de saída, porém somente a fonte, e assim usar conversores de 160Vdc para 12V para alimentar o switchs.

    a segunda é: imaginei em fazer uma rede da seguinte maneira, usar um nobreak com banco de baterias ou uma fonte que me dê uma voltagem de saída de 48Vdc e pelo menos uns 30 Amperes, considerando que grande parte dos switchs consomem apenas 0,5A, neste cenários eu conseguiria pendurar mais ou menos 60 switchs (30A/0,5=60)?
    Ola Elielton
    Minha duvida é exatamente igual a sua.. porem posso te adiantar que sobre a amperagem.. vc esta correto! seria esse o calculo.. o problema é a distancia.. pois com 48vdc injetado no UTP.. soh conseguiria levar voltagem na distancia de 1.6km.. pois a perda do cabo UTP é 2volts a cada 100metros..

  6. #6

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Parabens otima iniciativa tomara que os demais que tenham conhecimentos como os seus sigam seus passos!

  7. #7

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Bom dia Goplex.

    Você mencionou que perco 2volt a cada 100 metros de cabo, essa perca se dá por causa dos swtichs que serão colocados ao longo do cabo, ou pela distância mesmo.
    Recentemente comprei uma bobina de 1000 metros, e fiz o seguinte teste, liguei a ponta do cabo da bonina na saída de baterias de um nobreak e com um multímetro medi a voltagem na outra ponte e chegou os 12v certinho.
    Uma outra ideia que tinha tido seria a de comprar um nobreak com saída de 24v que suportasse carregar uma bateria de até uns 80A, e usar essa saída para alimentar a rede, será que daria.
    Aproveitando alguém que já trabelhe com sistema cabeado da Volt ou Vertical me esclareça uma dúvida, esses sistemas a voltagem de saída é de 160Volts mais ou menos, nos PD (pontos de distribuição) existem um conversor de CC para CA, para que assim possa ser ligado a fonte original dos swtichs.

  8. #8
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Bom dia Goplex.

    Você mencionou que perco 2volt a cada 100 metros de cabo, essa perca se dá por causa dos swtichs que serão colocados ao longo do cabo, ou pela distância mesmo.
    Recentemente comprei uma bobina de 1000 metros, e fiz o seguinte teste, liguei a ponta do cabo da bonina na saída de baterias de um nobreak e com um multímetro medi a voltagem na outra ponte e chegou os 12v certinho.
    Uma outra ideia que tinha tido seria a de comprar um nobreak com saída de 24v que suportasse carregar uma bateria de até uns 80A, e usar essa saída para alimentar a rede, será que daria.
    Aproveitando alguém que já trabelhe com sistema cabeado da Volt ou Vertical me esclareça uma dúvida, esses sistemas a voltagem de saída é de 160Volts mais ou menos, nos PD (pontos de distribuição) existem um conversor de CC para CA, para que assim possa ser ligado a fonte original dos swtichs.
    Amigos, a matemática é a seguinte:

    A cada 100 metros de cabo, voce tem uma perda de 25Ω, isso não vai influenciar muito na voltagem, mas sim na amperagem,
    Se você injetar apenas os 12 volts ele nao vai chegar com "força" (amperagem), do outro lado, para isso voce tem que compensar tanto
    na amperagem quanto na voltagem. Elevando a amperagem para 20ou40 amperes e a voltagem para no mínimo 48v voce vai muito mais longe com a rede.

    Vou postar abaixo um esquema simples.

  9. #9

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Bom dia, pessoal.

    Tenho aqui numa escola uma estrutura parecida com essa que o autor disse, só que os APs estão todos dentro de um mesmo terreno, que é uma escola. Mas tenho semelhantemente uma distribuição com rádios de 2,4 com antenas de 5 ou 2 dbi a cada 50 metros (mais ou menos).

    Não consigo usar POE de 12 v convencional tudo vindo do meu nobreak devido às distâncias, mas com esse modelo de 110v AC estou certo que resolveria. Atualmente uso POE de 12v só para o primeiro rádio que está há uns 30 metro da central, e os demais eu uso uma tomada sempre próxima ao AP em questão, mas para mim por questões de estabilidade da rede elétrica e manutenção em geral seria melhor que toda a alimentação viesse do nobreak (é claro).

    Dúvidas:

    1- Em teoria de redes aprendemos que não se deve passar fiação de LAN na mesma tubulação de rede elétrica. Porém, entendo que o campo elétrico de uma tubulação de rede elétrica com fios em média de 2,5 mm² é bem maior do que o campo elétrico gerado por dois pares de fios dentro de um par trançado, mas de uma forma ou de outra não temos como negar que haverá ruídos provenientes do campo AC. Mas na prática, na sua experiência com essa rede 110 AC, isso fez alguma diferença?

    2- Eu uso rádios semelhantes a esse da foto com chip Realtek. Posso usar à vontade os fios 4,5,7,8 desses rádios injetando corrente AC neles? Isto é, esses fios estão fora do circuito de todos os rádios desse tipo?

    3- No desenho existe um dispositivo chamado POE, que está próximo ao MK. Esse dispositivo seria o injetor 110 AC de toda a linha de roteadores? Se for, teria como dar mais informações sobre a montagem dele?

    Obrigado pelas instruções.

    Parabéns pelo tópico.

    Um abraço.

  10. #10
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Bom dia Nalvo, é legal da sua parte compartilhar essas idéias com a gente.

    Moro no estado do Paraná e aqui a companhia de energia eletrica é bem rigorosa quanto a compartilhamento de postes, eles não autorizam energia AC, apenas DC.

    Sendo assim gostaria se possível que me enviasse mais detalhes do projeto que fez usando 48V DC e até quantos switchs vc conseguiu colocar nesse sistema.

    Tenho outra duas dúvidas que acredito que vc com sua experiencia possa me ajudar:

    a primeira é: onde consigo comprar ou fazer uma fonte semelhante a da CCN e Volt que me de 160Vdc de saída, porém somente a fonte, e assim usar conversores de 160Vdc para 12V para alimentar o switchs.

    a segunda é: imaginei em fazer uma rede da seguinte maneira, usar um nobreak com banco de baterias ou uma fonte que me dê uma voltagem de saída de 48Vdc e pelo menos uns 30 Amperes, considerando que grande parte dos switchs consomem apenas 0,5A, neste cenários eu conseguiria pendurar mais ou menos 60 switchs (30A/0,5=60)?

    Não faça essa conta de 0,5a por switch = 60 switch´s....

    Você tem que garantir a chegada de amperagem nas pontas da rede, e as perdas são sempre grandes...
    Você deve utilizar cabos de rede qualidade, e cuidado com os POE´s, tem poe que nao junta dois pares para positivo e dois para negativo... eu fabrico meus proprios poe´s aqui...

    A idéia de injetar 160V DC é ótima, voce vai muito mais longe com a rede, porém tera que utilizar uma fonte especifica para reduzir de 160dc para 12dc, o segredo é injetar com muita amperagem e voltagem o mais elevada possivel, para compensar as perdas.

    Uma idéia pratica segue no esquema abaixo, mas você nao deve ir longe demais com a rede, senão a voltagem se perde no meio do caminho, a não ser que voces "re-injetem" correndo no meio do caminho da rede, coisa q não ha problema algum de se fazer...
    Grande abraço a todos e boa sorte!

  11. #11
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    vocês vao achar tudo no mercado livre:


    Carregador flutuante para bateria:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ada-12v-7a-_JM

    Regulador de Tensão (48 para 12v):
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ic-arm-avr-_JM

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         esquema001.jpg
Visualizações:	1566
Tamanho: 	73,5 KB
ID:      	40733
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto rede cabeada.jpg
Visualizações:	895
Tamanho: 	66,2 KB
ID:      	40734  

  12. #12

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Aqui tenho um transformador isolado de 220 para 110 e na saida do transformador tenho uma placa que retifica para DC, soltando 160v DC. Uso as proprias fontes dos switchs para alimenta-los, uma vez que elas aceitam AC DC 90-230.


    Sobre esse esquema do post, acho que ele vai ter dificuldades na hora de trocar o radio, pois é td soldado. Fazer um esquema de conectorizacao seria uma opcao melhor.

    Aproveitando a oportunidade, como voces tem feito para proteger contra raios com cabo UTP que nao tem o fio de aterramento?

  13. #13

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Amigos, a matemática é a seguinte:

    A cada 100 metros de cabo, voce tem uma perda de 25Ω, isso não vai influenciar muito na voltagem, mas sim na amperagem,
    Se você injetar apenas os 12 volts ele nao vai chegar com "força" (amperagem), do outro lado, para isso voce tem que compensar tanto
    na amperagem quanto na voltagem. Elevando a amperagem para 20ou40 amperes e a voltagem para no mínimo 48v voce vai muito mais longe com a rede.

    Vou postar abaixo um esquema simples.
    Nalvo, e se utiizar uma bateria de alta amperagem, coisa de 300 a 800A e 12V, a amperagem iria compensar a perda de voltagem pelo caminho? ou ainda haveria a perda da voltagem?
    Esta é a minha dúvida.

  14. #14
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    1929,

    Sem duvida, a amperagem ira compensar a voltagem, o problema, é que alguns equipamentos requerem no minimo 12v, ou 9v que seja, dessa forma, se for para operar com grandes baterias, o ideal seria pelo menos 2 baterias de 12v em série, somando assim 24v, e mesmo chegando menos na ponta voce tem como regular essa voltagem para chegar ao valor idela para o radio ou switch que seja, usando apenas um simples regulador (ML R$15,00).

    Fiz outros testes aqui, sem utilizar fonte... eu coloquei 06 baterias em sério (40a cada), o que 72volts por 40Amperes, depois de 100 metros eu só tinha 70volts, porem com amperagem de sobra para andar com a rede mais longe.

    Utilizando baterias, voce nao precisa de um nobreak, basta colocar um carregador flutuante para cada bateria, e uni-las em série... fica show de bola, e assim vc nao vai estar trabalhando com corrente alternada, coisa q é proibida por algumas empresas de distribuição de energia.

    Outra forma interessante de se trabalhar é usando fontes de computador (fonte atx, ou a at mesmo), voce pode associar as saídas de 4 fontes em série, totalizando assim os 48v... assim vc vai estar dentro das normas, ou seja, transmitindo corrente continua, e sem riscos de cortes. Nunca monte esses equipamentos sem colocar fusíveis em tudo, desde a saída das baterias (ou fontes), e tambem nas caixas (no poe), assim voce evita a queima de equipamentos que porventura pode ocorrer por curto provocado por interrompimento do cabo.

    Algumas pessoas aqui do forum falam muito sobre interferencias da alimentação na rede, mas vamos lá:
    Ela pode ocorrer sim, em caso de corrente alternada (AC), porem, nao é pra tanto, Utilizando corrente continua você reduz muito esse risco, devido a diferença da frequencia da rede.

    Qualquer coisa eu to aqui, a disposição....

  15. #15
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    Aqui tenho um transformador isolado de 220 para 110 e na saida do transformador tenho uma placa que retifica para DC, soltando 160v DC. Uso as proprias fontes dos switchs para alimenta-los, uma vez que elas aceitam AC DC 90-230.


    Sobre esse esquema do post, acho que ele vai ter dificuldades na hora de trocar o radio, pois é td soldado. Fazer um esquema de conectorizacao seria uma opcao melhor.

    Aproveitando a oportunidade, como voces tem feito para proteger contra raios com cabo UTP que nao tem o fio de aterramento?
    Assim é ótimo de se trabalhar tambem... eu ja utilizei dessa forma, inclusive eu tenho um esquela (eletronico), que eu fiz aqui, de como fazer essa retificação da corrente (AC p/ DC), e com um relê para entrar em modo bateria, se quiserem eu posto aqui.

  16. #16
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Assim é ótimo de se trabalhar tambem... eu ja utilizei dessa forma, inclusive eu tenho um esquela (eletronico), que eu fiz aqui, de como fazer essa retificação da corrente (AC p/ DC), e com um relê para entrar em modo bateria, se quiserem eu posto aqui.
    com relação ao aterramento, você pega o negativo da sua rede e liga ele no próprio aterramento do poste....

  17. #17
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Assim é ótimo de se trabalhar tambem... eu ja utilizei dessa forma, inclusive eu tenho um esquela (eletronico), que eu fiz aqui, de como fazer essa retificação da corrente (AC p/ DC), e com um relê para entrar em modo bateria, se quiserem eu posto aqui.

    Esqueci de falar sobre a troca da caixa em caso de defeito:

    A minha caixinha ja sai toda montada da empresa, onde o instalador apenas pluga o cabo de rede (ou os cabos), eu fabrico meus próprios poe´s na placa, (ligação direta), a quem diga q isso é perigoso, mas eu nao acho, nunca tive problemas aqui.
    Protejo todas as ligação com fusiveis, como voces podem ver na foto, essa caixinha q esta postada aqui, tem 03 poe´s diretos na placa, todos passando por fusivel e identificação com LED, muito prático e eficiente.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         002.jpg
Visualizações:	638
Tamanho: 	118,8 KB
ID:      	40735

  18. #18
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Utilizando fontes de computador (atx), nesse caso ai eu só utilizei 24v, é para uma rede pequena minha aqui, mas o ideal seria 4 fontes ATX em série.

    Nessa foto, eu peguei duas fontes e liguei elas em série, aproveitei 02 poes de fontes queimadas, coloquei um multimetro no meio para monitorar a tensão (nao esta marcando certo na hora da foto, na verdade ta dando 24,1v), um switch para a entrada do link e saida para os poe´s... e esta pronto, rodando muito bem.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         painel001.jpg
Visualizações:	2662
Tamanho: 	166,4 KB
ID:      	40736

  19. #19

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    Puts não sabia que as fontes originais dos swtichs funcionava tanto com energia AC quanto DC, agora a coisa começou a clarear.
    Bom olhando as informações técnicas das fontes da Volt, CNN e Vertical Simples, a voltagem de alimentação da rede é de 160Volts DC por 5A em média, essas fontes possibilita atender uma rede com 4 segmentos com 2mil metros tendo no total 100 swtichs, partindo desse ponto se eu utilizar uma fonte de 160Volts DC porém com 10A eu conseguiria pelo menos uma rede com 4 segmentos de 3mil metros e 120 switchs.
    Irei conversar com um amigo que é fera em eletronica ver se ele desenvolve uma fonte com mais de 160 volts e de pelo menos 10 a 15 amperes.

    Aproveitando Nalvo poderia postar para nos esse esquema e retificação da corrente AC para DC com relê para entrar no mode de bateria, desde já agradeço.

  20. #20

    Padrão Re: Rede Cabeada - 110v injetado - Projeto Escrito e na prática

    o problema de 'pequenos' medidores em postes é o custo..

    20 reais por mes para consumo 'basico' ..

    fora o custo deste relogico/padrão ... que fica na casa dos 600 reais..