Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Perfeito @demattos.

    O mais próximo de uma "redundância" optica que você poderia fazer (com PON), nesse seu exemplo @sosouteiro, seria chegar em cada cliente com 2 fibras, vindas de lugares (e splitters) diferentes da rede. Em caso de rompimento em algum lugar, você poderia ter uma OLT de backup, e ligar nela essa fibra "extra" que você entregou em cada cliente, apenas teria que dizer para o cliente ligar o outro conector na ONU, quando a falha na fibra principal ocorresse.

    Um contra disso seria o tempo para colocar a OLT de backup no ar, que não é muito baixo.

    Abraço

  2. #22

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Bom me perdoem por que já trabalhei com vários fornecedores de rede PON, mas lembro claramente que um que tem ONU com saída redundante. Mas acredito que tenha sido a Alloptics, lembro que a redundância é feita com um anel entre as ONUs, não entrei em detalhes dessa ONU, dai não sei se tem algum protocolo especial para o funcionamento de backup do anel, se é algo implementado na OLT ou as ONUs trabalham como um tipo de bridge com spanning-tree.

    Att,

    Anderson

  3. #23

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Acho que e alternativa para suprir o mercado oferecendo internet, tv, voz e ainda fugir de tanta interferencia por rádios.

  4. #24

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Acho que e alternativa para suprir o mercado oferecendo internet, tv, voz e ainda fugir de tanta interferencia por rádios.
    Rapaz, aqui está começando o período chuvoso e eu estou preocupado quanto ao misto de fibra com cabeamento UTP. A fibra é imune, os pontos de distribuição tem protetores de surto, mas sabe como é, né? Depois do prejuízo a gente aprende, mas pode ser tarde demais. Daí o medo!

  5. #25

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Acho que e alternativa para suprir o mercado oferecendo internet, tv, voz e ainda fugir de tanta interferencia por rádios.
    Fibra é considerado o supra-sumo do setor . O sonho de qualquer um.
    Mas daí a entregar TV são outros milhçoes. Milhoes de reais para obter licença de direitos autorais.
    Vejo muitos falarem sobre TV, mas até hoje não vi ninguém que ainda tivesse feito isso na prática.

    Vejo o cabo nas suas diversas opçoes, como solução para entregar internet mas não TV.
    Mas nem tudo são maravilhas. Por exemplo, em Cruz Alta RS, a NET entrega em cabo, não fibra mas cooxial e é uma droga. Erro de projeto?: Não sei.
    Por isso é importante este tipo de discussão, sobre qual a melhor disposição para ter redundância, principalmente do jeito que o clima anda, é muito cabo rompendo.

  6. #26
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Fibra é considerado o supra-sumo do setor . O sonho de qualquer um.
    Mas daí a entregar TV são outros milhçoes. Milhoes de reais para obter licença de direitos autorais.
    Vejo muitos falarem sobre TV, mas até hoje não vi ninguém que ainda tivesse feito isso na prática.

    Vejo o cabo nas suas diversas opçoes, como solução para entregar internet mas não TV.
    Mas nem tudo são maravilhas. Por exemplo, em Cruz Alta RS, a NET entrega em cabo, não fibra mas cooxial e é uma droga. Erro de projeto?: Não sei.
    Por isso é importante este tipo de discussão, sobre qual a melhor disposição para ter redundância, principalmente do jeito que o clima anda, é muito cabo rompendo.
    Boa tarde a todos,

    Por isto que digo, toda tecnologia nao faz milagres mesmo trabalhar com fibra opticas tem seus macetes nao e so sair esticando e fazendo imendas, enrolando o cabo de qualquer jeito para deixar reserva tecnicas, tambem como radio tem suas paticularidades como tambem com tecnologia HPNA, GPON, GEPON estas ultimas se nao for feito um planejamento e um trabalho de calculos bem elaborado se torna um tiro no pe igual a radio mal instalado ( exemplo somente rsrsrs ). Tecnologias como Gepom gpon e hpna nao e so sair esticando cabos e splitando tem calculos e limites da tecnologia tambem. Claro que com fibra tem suas vantagem sao muitas que nao vou relatar aqui, mas tambem tem muitos cuidados a se tomar: Escolha certa da fibra quanto a quantidade FO´s, pico dagua, sistemas de ancoragems e sustentacao e ai vai.

    Para concluir, sempre em qualquer instalacao o projeto bem elaborado um profissional capacitado é o segredo do sucesso.

    abraco

  7. #27
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Tenho recebido várias MPs pedindo dicas sobre instalação e até configuração das fibras e equipamentos. Gostaria de reforçar principalmente as últimas palavras do @demattos, quando ele diz que um bom profissional é o segredo do sucesso.

    Se for encarar um projeto dessa dimensão ou até mesmo menores, contrate um profissional ou alguém que tenha bom conhecimento, terá sucesso com certeza.

    A qualidade dos seus próximos projetos vai depender da qualidade do primeiro, então empenhe-se ao máximo para começar com a maior qualidade possível, pense até mesmo no acabamento da fibra nos postes, tudo conta. Investir em qualidade é satisfação garantida.

    Abraço

  8. #28

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Em relação aos profissionais, dependo da empresa que for comprar os equipamentos, ela mesmo te ajuda no projeto. E dependendo do tamanho do projeto pode rolar treinamento e/ou ajuda de algum técnico na implantação.

    Os projetos de rede Pon que implantei, pelo menos 4 foram com sistema de vídeo também, TV aberta + TV fechada na Fibra. Mas mesmo para revenda de TV por assinatura existem alternativas mais baratas do que procurar licença de direitos autorais, procurem que vocês acham.


    Anderson

  9. #29

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por snkbrz Ver Post
    Em relação aos profissionais, dependo da empresa que for comprar os equipamentos, ela mesmo te ajuda no projeto. E dependendo do tamanho do projeto pode rolar treinamento e/ou ajuda de algum técnico na implantação.

    Os projetos de rede Pon que implantei, pelo menos 4 foram com sistema de vídeo também, TV aberta + TV fechada na Fibra. Mas mesmo para revenda de TV por assinatura existem alternativas mais baratas do que procurar licença de direitos autorais, procurem que vocês acham.


    Anderson
    Já procurei mas não achei nada que escape dos direitos autorais. A tecnologia está aí. A nova regulamentação da Anatel também já prevê o serviço.

    Mas como viabilizar economicamente isso eu até hoje não vi ninguém. Só as grandes operadoras.

    Até mesmo a famosa NET tem uma grade não muito grande de programação.
    É por isso que está aumentando o consumidor de CS ou então aplicando duas antenas, uma para recepção e outra para decodificação. Pura pirataria. E teríamos que competir com este tipo de "mercado".

    Se você tem o caminho das pedras, por favor nos mostre...

  10. #30

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Já existe alguma linha de financiamento federal ou semelhante ao BNDES para projetos de inovação tecnológica (fibra ou expansão de rede sem fio) ?

  11. #31
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por Smart Ver Post
    Já existe alguma linha de financiamento federal ou semelhante ao BNDES para projetos de inovação tecnológica (fibra ou expansão de rede sem fio) ?
    Bom dia,

    Conheço essa[1].

    Abraço

    [1] FINAME

  12. #32
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia,

    Conheço essa[1].

    Abraço

    [1] FINAME
    Este mesmo que iria citar quando recebi o email mas o amigo e rapido no gatilho rsrsrsr, inclusive a empresa que vende um exemplo que posso citar a CIANET eles levantao a documentacao necessaria para vc comprar com eles pelo projeto, o bom do finame e a carencia para inicio dos pagamentos e tambem o juro baixo.

  13. #33

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Muito obrigado, no meu entendimento o financiamento também engloba itens wireless, estou correto? Ou teria de ser casado a um projeto com uma empresa brasileira, que utiliza somente equipamentos nacionais e etc...?

  14. #34
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por Smart Ver Post
    Muito obrigado, no meu entendimento o financiamento também engloba itens wireless, estou correto? Ou teria de ser casado a um projeto com uma empresa brasileira, que utiliza somente equipamentos nacionais e etc...?
    Bom dia,

    O financiamento do governo é apenas para itens fabricados no Brasil.

    Abraço

  15. #35
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia,

    O financiamento do governo é apenas para itens fabricados no Brasil.

    Abraço

    Sim, confirmando o que o amigo falou financiamentos tanto BNDS quanto FINAME so para produtos nacionais que consta na lista de produtos cadastrados no sistema, porem para apimentar a questao o BNDS liberou 5,6 millhoes para oi para ampliacao da sua rede e so cobrou que 40% seja nacional o restante pode ser exportado, ou seja eles podem rsrsrsrsrs.
    Última edição por demattos; 10-01-2013 às 11:39. Razão: add informacoes

  16. #36

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Pesquisei bastante essa semana sobre, corri atrás e... fiquei desanimado, a olho nu não encontrei nada de muito relevante...
    Minha intenção seria um financiamento para expansão de rede wireless, enlances longos, e POPs, fibra por enquanto ainda não.

  17. #37
    bmatiaslima
    Visitante

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por Smart Ver Post
    Pesquisei bastante essa semana sobre, corri atrás e... fiquei desanimado, a olho nu não encontrei nada de muito relevante...
    Minha intenção seria um financiamento para expansão de rede wireless, enlances longos, e POPs, fibra por enquanto ainda não.

    Olha, procure saber sobre o BNDES automático, que se não me engano é um fundo para projetos de investimento em que você pode ter até 5 anos para pagar e uma carência de até 2 anos. Não tenho certeza, mas procure saber em um agente credenciado como Banco do Brasil por exemplo. Estou começando com meu provedor e aguardando a abertura da minha conta, se eu conseguir alguma coisa posto novamente. Abraços!

  18. #38

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Segue material para estudo em anexo....

    Att.
    Carlos Henrique Trentini


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto e implantao de redes utp e ftth na prtica por tiko kamide - isp shop.pdf
Visualizações:	594
Tamanho: 	5,10 MB
ID:      	42215Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Desenvolvendo-Projeto-Fernando Junior.pdf
Visualizações:	521
Tamanho: 	2,51 MB
ID:      	42217Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         COPEL.pdf
Visualizações:	563
Tamanho: 	1,60 MB
ID:      	42221Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Redes Ópticas FTTH.pdf
Visualizações:	518
Tamanho: 	2,28 MB
ID:      	42222Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AMISFERA_VilasBoas.pdf
Visualizações:	567
Tamanho: 	956,9 KB
ID:      	42223

  19. #39

    Question Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Olá Pessoal.
    Qualquer dúvida que vocês tiverem sobre GPON, tanto de projeto de rede como de equipamentos, financiamento pelo FINAME ou Cartão BNDES, vocês também podem consultar a Parks, ou até, participar de um dos nossos treinamentos gratuitos.

    Se quiserem mais informações, é só entrar no site da Parks e dar uma olhadinha. Lá tem as datas dos próximos treinamentos, informações sobre GPON e também sobre os nossos equipamentos.

    Abraços

  20. #40

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Boas.

    Acho que o preço dos equipamentos pode não ser vantagem, sabe o custo?? 35km.