Página 3 de 11 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Boa noite,

Se você quer primeiramente interligar os POPs, sugiro que não use GPON, pois o investimento é muito maior do que usar conversores de mídia. No momento em que for atender clientes, ai sim você ativa um rede GPON nessa fibra.

Abraço
    concordo em numero e genero amigo @gamineiro, hj o custo para implantacao de uma rede Gepon esta ainda meio elevado, se quer interligar seus pops, planeje bem sua fibra que sera o tronco( para nao ficar colcocando fibra encima de fibra depois) da sua rede e depois ramifica para seus pops fazendo uso de conversor de midia, tem ate bastidores prontos para varios conversores de fibra.

2. Citação Postado originalmente por Nicox Ver Post
    Ola gamineiro, sensacional esse topico, como tem sido sua experiencia com a splitagem dessa FO ao longo da rede? Fiquei preocupado com essa perda, uma rede ai com no maximo 3km eu teria problema com perdas siginificativas? Aq é cidade pequena acredito q va dar rede com no maximo 5km de extensao. Seria bom tb para aqueles q estao agora entrando em contato com essa tecnologia, uma explanação mesmo que simples mas de grande ajuda sobre essas ferramentas usadas para rastrear defeitos e ou medição de sinal na rede gpon, grato
    Boa noite, muito obrigado, que bom que gostou!

A quantidade de perda que terá é diretamente ligada ao comprimento do cabo e a quantidade de spliters que colocar nessa mesma FO. Vou colocar em anexo um exemplo de cálculo de atenuação, que foi feito pelos técnicos da empresa que compramos os equipamentos. Desenhamos dessa forma usando sempre um spliter de 1x2 primeiro, para só então dividir em outros maiores, assim temos o mínimo de perda na fibra que vai adiante.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         gpon.jpg
Visualizações:	5664
Tamanho: 	37,7 KB
ID:      	41090

Se você usar bom spliters e ter uma fusão de qualidade, esses valores podem dimuir em até 30%. Para ter uma idéia, o spliter à direita foi substituido por um de 1x8, e o sinal medido depois dele foi de -17,8dB.

Qualquer dúvida, estamos ai.

Abraço

3. Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Muito bom seu topico amigo @gamineiro, estava preparando um blog para apresentar, mas vou deixar minha contrinuicao uma calculadora para fazer calculos sobre a fibra
    Anexo 40715

abracos a todos duvidas de como usar post ai ajudaremos
    Anexo 40715 este e o programa usado para fazer os calculos nao so para sistema pon mas para qualquer projeto com fibra.

4. Sei Gamineiro, mais o que vc me indica pra interligar os meus pops, qual tipo de fibra, e quando chegar for interligar mais de um pop, ex: a fibra passa por uma rua e nessa rua, vai pra uma estaçao e para outra estaçao, o que eu colocarei no meio da fibra para interligar mais de um pop?

5. Assim, vai ficar parecendo que sou do contra mas não sou não viu?

Em relação a custos, pelos últimos projetos que fiz levantamento, o uso de conversor de mídia não fica tão mais barato que o GPON apartir de umas 25 ONUs, tem OLT abaixo de 5 Mil reais e ONU na faixa de R$ 250,00 então isso depende de quantos pontos irá atender, acredito que pode colocar que apartir de 30 pontos, pode ser vantagem utilizar GPON. Maaaas, no seu caso como é para interligar ERBs o ideal como foi dito pelo povo é utilizar PTP, é mais interessante colocar switchs gerenciáveis com GBIC nas duas pontas e fazer PTP entre eles, pois a banda total em PTP é bem maior que na GPON, que tem uma banda compartilhada de 1Gbps aproximadamente. Indiquei switch, por que você tem mais gerencia da rede, alem de poder utilizar STP para criar uma redundância entre as ERBs, aqui tenho ERBs atentidas com PTP em fibra, e com links redundantes em cima de radio, tudo trabalhando via STP, quando tem qualquer problema no link de fibra o trafego é redirecionado automagicamente para os rádios. Se bem que se tudo for via radio também não impede de utilizar o STP.

Anderson

Tópicos Similares

1. Projeto de Rede Wireless- Ajuda
    Por Ricardojp no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 16-08-2006, 13:02
  2. Projeto de rede
    Por LeoJfa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 14
    Último Post: 10-09-2005, 08:17
  3. Programa para projetos de rede
    Por Cláudio Vasco no fórum Servidores de Rede