Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por Valdir Rodrigues Ver Post
    Acho que o preço dos equipamentos pode não ser vantagem, sabe o custo?? 35km.
    As OLTs da Parks tem o diferencial de possuir portas metroethernet de até 10GB, onde você pode interligar POPs sem a necessidade de switches Ethernet.


    Entre em contato diretamente conosco para obtermos mais detalhes sobre seu projeto e então podemos lhe passar dicas e orçamentos, caso desejar

  2. #42

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia,

    Conheço essa[1].

    Abraço

    [1] FINAME
    Amigo, vc conseguiu o Finame? Em caso afirmativo, comente mais sobre o processo pra conseguir.
    Abraços

  3. #43

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Olá Pessoal,

    Gostaria de me apresentar, sou Jean, trabalho na VKN Representações, e estamos atuando com projeto de Rede GPON, dando suporte ao desde o planejamento da sua rede GPON, como cotação de mercado, para melhor distribuir a sua rede, para evitar gastos excessivos e desnecessários, hoje trabalhamos com representação de equipamentos da PADTEC, hoje sendo alavancada pelo CPqD, a PADTEC é conhecida nacionalmente por seus equipamentos de DWDM, e hoje trabalha também no seguimento de GPON, também possuímos parceria com a FURUKAWA, a mundialmente conhecida fabricante de cabos, tanto metálico quanto óptico hoje nosso maior foco de trabalho é no RS, estamos presentes em mais de 10 provedores de Internet, fornecendo desde suporte a projeto de compartilhamento de rede, até treinamento a instalação do cliente final, possuímos um vasto conhecimento no setor de projeto, fornecendo ao nosso cliente, um serviço completo de engenharia, gostaria de me colocar a disposição dos Srs. caso necessitem de alguama ajuda, ou até mesmo fechar uma parceria para trabalharmos na sua rede GPON, creio que os colegas acima já tenham explicado o que é o GPON, então faço minhas as palavras deles.

    Estou disponível nos seguintes contatos: e-mail: [email protected] Telefone: 51-35351895/97353720

    Grato.

    Jean

  4. #44

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Srs,

    Estou participando da implementação de uma rede Metro Ethernet, com mais de 300 km de fibra, e quase mil pontos atendidos, e estamos analisando algumas soluções entre elas, o GPON, e temos algumas duvidas, queremos fechar o mair numero possível de anéis e ainda estamos em duvidas se ligamos esses anéis com Switches convencionais, ou através de DWDM, e GPON nas pontas.
    Temos uma necessidade de atender clientes que tem varios acessos em pontos distindos da rede, mas que precisam ter o trafego independente, sem que seja compartilhado com o trafego de outros clientes, por questoes principalmente de segurança, e alguns outros casos, em que iremos apenas entregar a fibra para o cliente em todos os seus pontos, ele ira usar a infraestrutura mas ele quem ira gerenciar. Estamos estudando soluçoes, como o MPLS, ou outros protocolos Metro Ethernet, como o QinQ.
    Já recebemos propostas de fazer essa segregação via DWDM, fornecendo Lambdas independentes para esses clientes e um geral para os outros, mas o custo ficou elevado.
    A questão é, alguém conhece alguma estrutura do tipo? MPLS + DWDM com GPON nos acessos? sera ideal? apenas DWDM + MPLS e ethernet nas pontas? a solução GPON, funciona bem combinada com switchs com outros protocolos, como QinQ ou mesmo o MPLS?

    Grato.

  5. #45

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Já trabalhei com OLT e ONU da AsGA Acesso. Custo x benefício muito bom. Rede com 70 KM, vários condomínios na cidade.

    Abraços.

  6. #46

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Ola.,


    estavo lendo e relendo assuntos sobre GPON e outras tecnologias, gostaria de saber o qto gastaria para implantar em 1 rua ? em um bairro ? um projeto básico mais que possa ser ampliado futuramente pra cidade toda.


    o quanto sairia de gasto para meu CLIENTE e para minha empresa ?




    hoje atendo cerca de 180 clientes por wireless.




    obrigado





    Citação Postado originalmente por snkbrz Ver Post
    Em relação aos profissionais, dependo da empresa que for comprar os equipamentos, ela mesmo te ajuda no projeto. E dependendo do tamanho do projeto pode rolar treinamento e/ou ajuda de algum técnico na implantação.

    Os projetos de rede Pon que implantei, pelo menos 4 foram com sistema de vídeo também, TV aberta + TV fechada na Fibra. Mas mesmo para revenda de TV por assinatura existem alternativas mais baratas do que procurar licença de direitos autorais, procurem que vocês acham.


    Anderson

  7. #47

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Olá amigos,

    Resolvei escrever esse tópico para falar de um projeto que está 90% concluído, uma rede ótica com tecnologia multiponto (GPON), atendendo 3 cidades e cerca de 50Km de cabos.

    A tecnologia GPON funciona com se fosse um AP Multiponto. Com os equipamentos de hoje em dia, podemos atender até 256 clientes com apenas 1 FO (Fibra Ótica), utilizando a divisão por spliters passivos, ou seja, nada de alimentar equipamentos ao longo do caminho, é tudo passivo!!

    O cálculo que precisa ser feito para saber a qual distância e quantos clientes você pode atender, consiste em somar as perdas de sinal, desde as fusões com pig tails, cordões, spliters. Normalmente a potência de saída da porta PON é de 0Db, e o sinal mínimo que o equipamento do cliente, chamado ONU
    (Optical Network Unit) precisa receber é -28Db.

    Usamos no projeto spliters de 1x2, 1x4, 1x8 e 1x16, cada um tem uma perda equivamente a quantidade de divisões.

    Vou citar alguns passos sobre o projeto e alguns detalhes sobre os passivos e ativos.

    1° Passo - Escolher o trajeto visando atender o maior número de clientes possível, fazendo um balanço entre Distância X Quantidade de Clientes à atender. Fazer a contagem ou estimativa da quantidade de postes. Levantar o custo de aluguel por poste. Entrar com o projeto junto a concessionária de energia.

    Existem algumas cidades que fizeram um lei, dizendo que para cada FO passada na cidade, uma FO tem que ser destinada a Prefeitura, fazendo assim com que não seja necessário o aluguel do poste, apenas o projeto. A prefeitura usa a fibra para os fins que desejar. Um exemplo é a cidade de Porto Alegre.

    2° Passo - Escolher qual o tipo de fibra usar. Basicamente usamos 2 tipos, a AS (auto-sustentável) e a DROP (Como se fosse um cabo paralelo, com um elemento de tração e outro de tubo loose). Fizemos a "espinha-dorsal" do projeto com um cabo AS de 36 FOs. Todas as derivações foram feitas com fibras DROP de 4 FOs, que custam quase a metade do preço (falando apenas no cabo, sem contar as ferragens), porém são muito mais sensíveis, indicadas apenas para ligações entre o poste e o cliente. A ferragem para essas duas fibras tem um custo muito diferenciado, a ferragem para fibra AS custa certa de 3x a da DROP.

    3° Passo - Fazer o projeto de divisão das fibras, usando os spliters. Aqui você vai dizer onde estão as segmentações, os pontos estratégicos, de maior concentração de clientes. Apartir dessa caixa de spliters, você levará uma fibra para cada cliente. É impressindível que o cálculo de atenuação seja feito e refeito, para que não haja surpresas na hora de ativar um cliente, como sinal baixo por exemplo.

    4° Passo - Escolha dos ativos. Existem vários fabricantes de equipamentos GPON. Não sei se é correto fazer propaganda, se alguém tiver interesse eu envio por MP a empresa que nos forneceu os ativos. O equipamento que fica na empresa, chama-se OLT (Optical Line Termination), escolhemos um com 8 portas Gigabit Ethernet e 4 portas PON. Para os clientes, utilizamos ONUs roteadores e bridges, dependendo do tipo de aplicação que cada cliente precisa. Vale lembrar que atendemos apenas empresas, não fazemos clientes residenciais.

    5° Passo - Configurar os ativos. Um roteador ligado a OLT, com um VLAN para cada cliente. No software de configuração dos equipamentos PON, você irá designar uma VLAN para tal ONU.

    Acho que maiores detalhes não são necessários, queria mesmo era dar uma noção para quem pensa em investir em rede cabeada. Se você quer fazer tudo dentro dos padrões, terá que pagar aluguel do poste de qualquer maneira, então acredito que a melhor escolha seja mesmo fibra ótica. Por incrível que parece, não é um investimento monstruoso, e com os financiamentos que o governo oferece, vale a pena aventurar-se. Nem vamos falar na performace da rede né? hehehe

    Caso alguém esteja interessado, posso ajudar em qualquer parte do projeto. Desde o trajeto até a configuração dos ativos.

    Qualquer dúvidas estamos ai, um abraço.




    Amigo,


    boa noite. Estamos iniciando um projeto de Gpon na cidade onde operamos. Gostaria de saber um pouco mais da sua experiência, qual fabricante e material usado. Quais os custos médios.....

    obrigado,

    paulo
    Última edição por gamineiro; 22-08-2014 às 18:52.

  8. #48

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Estou iniciando um projeto de rede PON na minha cidade, estou na fase de projeto, cálculos, perdas, etc. Gostaria de sugestões do colega que iniciou esse post sobre a parte de gestão do projeto. O que você usou para projetar sua rede (estou usando o Google Earth para traçar os trajetos dos cabos troncais e dimensionar a distribuição das esplitagens e emendas)? Uma outra dúvida simples, essa imagem postada que mostra os spliters com suas respectivas perdas, você usou qual software?

    Outra coisa, 256 clientes com uma única fibra? Os fornecedores (CiaNet, Parks, Overtek) falam de 1:64 (1 porta de OLT para 64 clientes). Como vc dimensionou essa divisão?
    Última edição por marcioelias; 20-09-2013 às 22:07.

  9. #49

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    Boa tarde amigos.

    Uma duvida, a cada splitter a velocidade que chega no cliente diminui ?
    Obrigado.

  10. #50
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Estou iniciando um projeto de rede PON na minha cidade, estou na fase de projeto, cálculos, perdas, etc. Gostaria de sugestões do colega que iniciou esse post sobre a parte de gestão do projeto. O que você usou para projetar sua rede (estou usando o Google Earth para traçar os trajetos dos cabos troncais e dimensionar a distribuição das esplitagens e emendas)? Uma outra dúvida simples, essa imagem postada que mostra os spliters com suas respectivas perdas, você usou qual software?

    Outra coisa, 256 clientes com uma única fibra? Os fornecedores (CiaNet, Parks, Overtek) falam de 1:64 (1 porta de OLT para 64 clientes). Como vc dimensionou essa divisão?
    Boa tarde,

    Estamos usando o geogridmaps[1]. É muito bom.

    [1] http://geogridmaps.com.br/

    Abraço


    Citação Postado originalmente por homer_simpson Ver Post
    Boa tarde amigos.

    Uma duvida, a cada splitter a velocidade que chega no cliente diminui ?
    Obrigado.
    Boa tarde,

    Não diminui não amigo.

    Abraço

  11. #51

    Padrão Re: Projeto de Rede Ótica GPON - CASE

    boa noite amigo estamos projetando uma rede gpon aqui na nossa região, entretanto nao conheço a parte de configuração , agente ja desenho as rotas definimos mais ou menos as caixas, porem ainda nao definimos os fornecedores dos olt e onu, se puder dar umas indicações ficaria grato ,