Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Estou dando uma geral nas torres e queria botar tubulação pra descida do cabo, pra aumentar a durabilidade e segurança de tudo lá. TÔ pensando em colocar duas tubulações, uma para a passagem dos cabos de força e outra para os cabos de rede. Minha dúvida é como fazer pra vedar as conexões entre um eletroduto e outro (cada peça deve ter uns 3mt de comprimento), e como fazer os cabos que não estão indo pro topo da torre saírem dessa tubulação. Eu tenho paineis no topo da torre, mas também tenho a meia altura, e não consegui pensar em como fazer os cabos desses paineis que estão a meia altura entrarem na tubulação, a não ser fazer um buraco na parede da tubulação e encher tudo de silicone depois para a vedação, o que vai me dar o problema de ter que ficar arrancando e recolocando o silicone toda vez que eu tiver que mexer em algo...

    Alguém pode me dar idéias? Fotos são muito benvindas.

    abraços

  2. #2

    Smile Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Não sei qual tipo de eletroduto você vai usar, mas existem algumas caixas chamadas Caixa de Passagem. Ela nada mais é do que uma caixa onde você conecta os eletrodutos e ela tem uma tampa frontal. Em algumas, de melhor qualidade, existe até uma borracha de vedação entre a tampa e a caixa.

    Eu sugiro que você utiliza estas caixas e, de preferência não compre caixas pequenas não, compre pelo menos 6X6 (não sei o espaço que você tem pra coloca-las) e compre umas caixas menores também, tipo 2X2 ou 4X4.

    A instalação seria da seguinte maneira:

    Imagina que você fixou uma caixa 6X6 a 3 metros de altura. Você coloca um eletroduto conectando na parte de baixo e outro na parte de cima. E coloca um pedaço bem pequeno, tipo uns 10 centímetros em uma das saídas laterais. Neste eletroduto lateral você coloca uma caixa pequena (2X2 ou 4X4).
    E repete este procedimento até a altura desejada.

    Os eletrodutos verticais obviamente servirão para a descida dos cabos e esta caixas laterais você vai usar para tirar os cabos para usar na altura desejada. Uma dica é que estas caixas de passagem tem saídas para todos os lados. Procure retirar os cabos por baixo e isolar as outras saídas, de todas elas.

    Desta forma você não vai precisar ficar furando os eletrodutos e nem trocando de silicone toda vez que precisar mexer num cabo.

  3. #3

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Esqueci de duas coisas:

    1 - procure colocar nas caixas maiores, que farão a descida vertical dos cabos, alguma coisa para que você possa prender os cabos. Imagina qual o peso que um cabo descendo livre por uma tubulação de uns 20 metros ou mais (não sei a altura de suas torres) vai ter. Não seria um bom negócio deixá-lo solto dentro do eletroduto.
    Procure prender os cabos nestas caixas com velcro, pois será fácil soltar quando necessário e prender novamente.

    2 - Procure colocar um eletroduto com bitola bem maior do que você necessita atualmente. Não é uma coisa muito comum para se trocar com frequência e, se ele começar a encher de cabo logo, você voltará a colocar cabos pendurados externamente na torre, fazendo com que não tenha valido a pena o seu trabalho e o seu gasto.

  4. #4

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    porque nao utilizar eletrocalhas

  5. #5

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Ótimas sugestões Carlos Pecioli!

    Gosulator, se vc achar os eletrodutos muito caro, sugiro que use mangueira preta, assim vc também economiza nas emendas, só coloca emendas onde vc realmente precise, ou as caixas de passagem que o Carlos citou! Mas geralmente essas mangueiras são um pouquinho mais finas que os tubos eletrodutos, daí vc tera que colocar varias abraçadeiras de nylon (enforca gato), ou de metal, prendendo a mangueira na torre, pra não ter perigo de se soltarem das caixas de passagem, e até mesmo pra ficar retinha a mangueira!

    Independente de que material irá usar, coloque sempre com bitóla mais grossa do que vc precise no momento!
    Aqui fui passar cabos, tanto em mangueiras como em eletrodutos, é muito trabalhoso (não aparenta), eu achava que o cabo ia descer (pela gravidade), ele enrosca muito no caminho!

    Valeu!

  6. #6

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    eletroduto de 1 1/2, e em cada emenda entre um eletroduto e outro, coloque as caixas de passagens... para derivar os cabos..

    e mesmo assim , utilize cabos outdoor.. assim nao precisa preocupar com vedação dos tubos..

  7. #7

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Não seria melhor usar cabos para uso Outdoor como as teles usam aqui estamos usando cabo de rede para uso Outdoor,temos paineis com RB neste caso LMR 400 bem isolado,no caso das Base station só cabo para uso outdoor,ate para não poluir as torres.

  8. #8

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Bom dia,

    Eu entendi mal ou tem colegas que não sabem passar cabos dentro de tubulação ou mangueiras?

    Utilize "passa-cabos". Esse cabo para passar outros cabos vocês encontram em lojas de material elétrico/eletrônicos, casas de ferragens e em até casas de "coisas para o lar".

  9. #9

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Obrigado pelas respostas pessoal, foram bem úteis. Depois de postar aqui eu continuei pesquisando e ví que existem as caixas de passagem que são feitas justamente pra isso, só que não achei delas que fossem vedadas, então eu teria que ter todo esse trabalho de vedar todas as caixas com silicone. E se eu fosse seguir as dicas do Carlos que foram bem completas eu ainda teria que ter mais trabalho e mais gastos com caixas extras, e todo o problema da instalação, que seria feita por terceiros sem experiência e sem cuidado com o perfeccionismo (peão).

    Levando tudo isso em consideração e também o fato de que os cabos utilizados serão todos para ambiente externo, decidi abandonar a idéia dos eletrodutos e vou descer os cabos expostos mesmo. Juntar todos os cabos de rede e descer eles junto, amarrando-os à torre a cada 1mt, e os cabos de energia descendo paralelamente a uma distância de uns 20cm, também amarrados a cada 1mt.

    Agora uma pergunta pra me ajudar com esse novo plano: eu ví em uma torre aqui na qual os cabos desciam expostos, que ela tinha um tipo de espaçador que fazia com que os cabos não descessem "colados" à torre, ficou bem legal. Na verdade eu fui ontem olhar aquela torre para ter idéias de como eles fizeram para instalar aquela tubulação. Só quando eu cheguei bem perto que eu ví que não eram tubulações, eram 2 conjuntos de cabos, cada um descendo a uns 20cm um do outro, bem organizado. e tinha esse espaçador/prensador a cada 2mt que deixavam os cabos juntos e esticados. Alguém consegue imaginar mais ou menos o que eu tô falando? E pode me indicar o nome daquilo ou onde eu posso conseguir alguns?

    Valeu pessoal, abraço

  10. #10

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Só lembrando: existem caixas propria para isso. elas se chamam condulete.

  11. #11

    Lightbulb Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Senhores,

    para descida de cabos, sugiro fazer tipos de amarrações que substituem os famosos barbante encerados ( pow... isso é para indoor de tx, mas existe outros tipos para outdoor), uma forma bem simples é colocar todos os cabos em paralelos e passar uma fita hellerman ( os cabos estao descendo na vertical, passe na horizontal) , sem estrangular os cabos e entre um cabo e outro das verticais, passar uma fita de menor espessura que prenda na fita horizontal de maior espessura e prender, após ter organizado os cabos, prender na torre.

    * fica uma dica: quando for cortar as fitas, cortem bem proximo a "cabeça" para não ficar uma ponta cega, e nada arranhando, assim quando forem executar algum tipo de trabalho, não corta antebraços, joelhos e pernas e façam de uma maneira que as "cabeças" das fitas, fiquem para parte de trás da torre ( parte de dentro).

    Uma outra maneira usada e que particularmente prefiro é usar filter clamp ou abraçadeira de torre, é um "parafuso" que vc prende na torre com uma abraçadeira de parafuso, assim a cada cabo que vc adicionar os filter clamp ( sanduiche de cabos, Já ouvi essa giria..rsrs), só ir preenchendo todos os parafusos que tiver e ir organizando os cabos, existem modelos que conseguem tensionar o cabo, em seguida coloca uma porca para evitar que os cabos soltem com o vento ou uma possivel esbarrada na hora da subida pessoal ou de equipamentos.

    Minha dica, maximo de 1 metro de cabo na parte de cima da torre e se tiver mais alguma metragem, deixem no pé da torre em questão de estética; No meu ver, fica melhor apresentado !

    Evite usar eletroduto, pois atrasa a manutenção corretiva ou na implantação de algum ponto a ponto ou na troca de alguma setorial, enfim!!!

    Espero ter ajudado.

    Até breve !!

  12. #12

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    O mais correto mesmo é utilizar cabos blindados preso com Abraçadeira Multiblock e para proteção contra as linhas com cerol instale na parte interna da torre. Evita peso dos conduites, conduletes, parafusos, abraçadeiras na torre. Basta os eletrodutos da rede elétrica.
    Caso tenhas que fechar alguns eletrodutos, tubos ou conduites utilize espuma expansiva preferencia para wurth.

  13. #13

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Citação Postado originalmente por Ximango Ver Post
    O mais correto mesmo é utilizar cabos blindados preso com Abraçadeira Multiblock e para proteção contra as linhas com cerol instale na parte interna da torre. Evita peso dos conduites, conduletes, parafusos, abraçadeiras na torre. Basta os eletrodutos da rede elétrica.
    Caso tenhas que fechar alguns eletrodutos, tubos ou conduites utilize espuma expansiva preferencia para wurth.
    essas abraçadeiras multiblock parecem ser o ideal pra descer os cabos, mas como eu faço para fixar as abraçadeiras na torre? Do jeito que eu vejo nas imagens, ou a abraçadeira não tem algo pra fixar em algum lugar, ou a fixação é feita pela peça lateral, que faz com que a abraçadeira fique perpendicular em relação à torre, e não paralela a ela.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6b6ca302b7e42c97e4a4998035e30f25_XL.jpg
Visualizações:	1106
Tamanho: 	51,6 KB
ID:      	41069

  14. #14

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    alguem me sugere uma espessura de cabo de força suficiente para subir a energia pros equipamentos? Vão ser 4 fontes de 24v pra rockets m5 e uma fonte pra um switch de 8 portas pequenino da dlink. vão ser uns 50mt de cabo, aqui a gente chama esses cabos encapados para exterior de cabo PP. No caso, vou comprar cabo PP de 3 elementos, e quero ter uma idéia da espessura dos elementos. O que eu uso atualmente é fino, deve ser de 1,5mm. Não tive problemas com eles, mas os equipamentos são diferentes dos que vou usar agora.

  15. #15

    Thumbs up Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Normalmente eu uso cabo PP 3 X 2,5 para distância assim ou superior. Tenho um que alimenta uma torre de 80 metros e nunca deu problema.

    Devido ao baixo consumo, até mesmo o cabo PP de 3 X 1,5 que você já utiliza atenderia, mas com certeza o de 3 X 2,5 vai te dar uma segurança maior.

  16. #16

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Valeu, minha idéia tá no de 2,5 mesmo, os orçamentos que andei fazendo foram com ele e com o de 1,5. É uma diferença de preço significativa, mas acho que vou nele mesmo, é mais segurança. vai ser mais complicado pra fazer as pontas das tomadas, mas isso é besteira.

  17. #17

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    essas abraçadeiras multiblock parecem ser o ideal pra descer os cabos, mas como eu faço para fixar as abraçadeiras na torre? Do jeito que eu vejo nas imagens, ou a abraçadeira não tem algo pra fixar em algum lugar, ou a fixação é feita pela peça lateral, que faz com que a abraçadeira fique perpendicular em relação à torre, e não paralela a ela.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6b6ca302b7e42c97e4a4998035e30f25_XL.jpg
Visualizações:	1106
Tamanho: 	51,6 KB
ID:      	41069
    Elas podem ser instaladas com este adaptador que estais a ver na foto ou com o próprio parafuso que enfileira as abraçadeiras, sendo que terás de furar a peça da esteira.
    Recomenda-se sempre utilizar parafusos, arruelas e porcas galvanizadas, inox ou latão, outra recomendação e a utilização de arruelas de pressão entre porcas e a peça em que será fixada.

  18. #18

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    obrigado pelas dicas. Infelizmente não achei deles para vender aqui na minha área de jeito nenhum.

  19. #19

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Tava falando com um amigo meu eletrônico que não é formado nem nada, só trabalha com isso, e perguntei pra ele porque ninguem se preocupa muito com comprimento dos cabos que vão dentro das tubulações das casas, ligando as tomadas, mas todo mundo se preocupa com o comprimento dos cabos de subida e tudo mais. Ele me falou que até onde ele sabe e não é muito, que ele só vê as pessoas se preocuparem com perdas quando se trata de quilômetros de cabeamento, não de metros.

    Enfim, os servidores e toda a alimentação dos mesmos está na parte da frente do imóvel, e a torre está nos fundos do terreno desse imóvel. É melhor eu mandar um eletricista puxar alimentação desse escritório de modo tradicional com fios e canaletas até a base da torre e ligar os cabos de descida lá ou extender esses cabos de descida até a fonte de energia na frente do imóvel?

  20. #20

    Padrão Re: descida de cabos da torre (eletroduto?)

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    obrigado pelas dicas. Infelizmente não achei deles para vender aqui na minha área de jeito nenhum.
    Tem vários revendedores desta solução, eu conheço um que tem o nome de Kerax.