Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Citação Postado originalmente por Pratamichael Ver Post
    Bom dia Amigos do forum,

    Mesmo eu nao tendo provedor sou um consultor de vendas para provedores e nao indico voltar para a era dos cabos, uma vez que voce instalar cabos na rede publica pode acaretar problemas como já descrito em varios dabates aqui no forum.
    O custo beneficio das antenas é enorme e a distancia percorrida é muito maior que no cabo, respeito quem usa e quando me pedem indico os cabos blindados para ter o minimo de interferencia possivel.
    Quanto a intelbras trabalho com eles a pelo menos 5 anos e digo com todas as letras que os caras sao bons, uma vez que eles oferecem a voces uma coisa que os outros nao fazem, suporte, garantia nacional e tudo em portugues.
    Fico feliz em ver os amigos que comprara e comprovaram que o equipamento é bom, a linha de ptp nao é 100% nacional e nao conseguimos financiar pelo BNDES, porem o WOM5000 que pode ser usado em pequenos enlases ou em clientes, esse sim financia 100% pelo BNDES.
    Segue abaixo uma sitação do LATELECOM a respeito da WOM.
    Me coloco a disposição para orçamentos e duvidas.
    Nao sou funcionario da intelbras e vendo outras marcas tambem mas vale sempre lembrar que preço nao é tudo na vida tem que vir acompanhado de garantia de satisfação e do produto.
    Um grande abraço.



    Comparativo WOM 5000 X UBIQUITI para provedores de internet a rádio
    Sim, tenho uma rede de supermercados que atendo com este cenário (ponto a ponto), 10Mbps de link, distância de 1,8 Km. O que está me surpreendendo é o processamento de pacotes (pps) e a estabilidade desse equipamento.

    J.C.



    [email protected]
    Respeito sua posição, até porque você é vendedor, mas me desculpa, vendedor não conhece a realidade e também discordo quando você diz: "voltar a era do cabo". A realidade só é vista na prática, quando o equipamento está em campo e em um cenário real, bem diferente dos cenários de testes que fazem nos equipamentos. Uma rocket diz atender 300Mbps (half), mentira! Tem uma porta 10/100 e eu duvido que alguém consiga trafegar 80Mbps "pegados" em um rádio de duzentos e poucos reais.

    A tendência de mercado é sempre atender com uma velocidade de dados ainda maior, pois os sistemas ficam mais sofisticados e com isso demanda mais tráfego, praticamente impossível de ser atendido com uma rede sem fio. Se fosse o caso porque temos cabos de fibra óptica ligando todos os continentes e em alguns casos ligando as casas dos clientes (FTTH). A saída, pelo menos ao me ver, seria LTE (para atender os clientes), mas isso aí só para os grandes, nós (pequenos provedores) somos sempre desprezados.

    Cada caso é um caso! Em um enlace de 50Km o melhor seria que fosse feito usados cabos ópticos para tal, mas se conseguimos o tráfego desejado usado um ptp sem fio, com certeza assim vale a pena usar um par de rádio.

    Voltado ao assunto do cabo na cidade, imagine várias torres e clientes (de concorrentes) usando canais iguais compartilhando o mesmo meio (o AR), com muito ruído e você tendo um concorrente como a OI ou NET que pode oferecer 10Mb a R$ 69,90 (ou menos), o que você pode fazer? - É usando a tecnologia N da para atender 10Mb. - Será? 4Mb até que vai, mas 10Mb, não! (levando em consideração vários clientes no mesmo painel) - Bota mais painel! (aumenta o ruído, interferência...) - Não é assim que se engole um "caçote", não é assim que se resolve as coisas. Você bota mais painel, seu concorrente bota mais painel, e aí como fica?

    Aí vem a fibra (muito cara, mas ta barateando e é uma tendência forte de mercado), mas como é muito caro tem uma alternativa, cabos UTP. Não tô falando de cabos comuns, falo de cabos blindados e 100% cobre na ligação dos postes. Você vai limitar a sua rede em distância, eu sei, mas você folga a rede sem fio podendo atender com velocidades mais altas e chegando onde o cabo seja inviável ou trabalhando com planos direcionados a cabo ou rádio.

    As redes a cabo e sem fio não são tudo, mas todas são complementares, viáveis ou inviáveis para cada caso.

    Eu citei o cabo UTP porque o investimento é quase o mesmo - se não o mesmo - da rede sem fio toda em 5.8GHz e assim você vai poder atender com velocidades mais altas, mais confiável (não é todo dia que um caminhão leva cabo na rua. Isso é uma vez na vida, é só respeitar os padrões de altura), ou seja, um misto!

    O investimento do cabo é inverso ao do rádio. No rádio é mais barato montar um PTMP, mas o cliente sai caro, muito caro (leve em consideração o valor de cada CPE e a quantidade de tráfego que pode atender). No cabo o mais caro é a rede da rua, o cliente sai muito barato (o cliente já tem placa de rede no seu PC, o cabo que atende o cliente pode ser de 2 pares e você pode atender uma velocidade bem mais alta). No cabo UTP no primeiro mês você já paga o equipamento (o cabo lan que foi para a casa do cliente - sem taxa de instalação) e já começa a ter retorno. Uma CPE demoraria uns 3 ou 4 meses (se você não cobrar taxa de instalação).

    Calculando: Uma fonte que consiga atender 350 clientes vai custa uns R$ 60.000,00 (cabos de rua e PDs). Na rede sem fio 350 clientes X R$# 200,00 (média de uma CPE Ubiquiti Loco M5) já da R$ 70.000,00, fora cabo de rede, conectores, cano, base, bucha e parafuso. Com uma fonte você não atende uma cidade inteira (nem todas) e nem com uma torre você vai atender a cidade inteira (nem todas).

    Finalizando, é muito relativo, mas está aí minha dica.

  2. #22

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Cara, sendo sincero... Não faça isso, não! - "Estou em processo de migração de 2.4 para 5.8" - Não vale mais a pena! Vá para cabo UTP ou fibra. Você vai ver que o cliente final é muito mais em conta e que realmente não vale mais a pena investir em redes sem fio.

    Lógico, não se pode ter somente cabo porque vão ter locais inviáveis para sua instalação, mas não "gaste" seu dinheiro e tempo com redes sem fio, mesmo que 5.8.
    Discordo e concordo em partes, mas o que tem acontecido em minha cidade é que as 02 operadoras de que partiram para cabo UTP vem perdendo clientes demais, porcausa das descargas elétricas, tem queimado os aparelhos dos clientes, e queimado muito, placas de rede, roteadores, notebooks, computadores, placas mãe, televisões, tudo que tem contato com o cabo de rede da operadora, os clientes tem migrado para velox e um outro concorrente meu que opera em 5.8, que por hora oferece mais banda... Mesmo assim ainda tenho pegado alguns clientes, apesar de eu oferecer planos máximos de 500kbps, isso porque o cara sai de 5MB por 50,00 para o meu 500Kbps de 50,00 e fica satisfeito por não ter mais danos...
    Fechei um contrato de link grande e estou mudando toda minha infra, para ofecerer planos mínimos de 1MB e com preços bem abaixo do mercado... e o custo para implantar fibra ou cabo é muito caro e pra mim não compensa... aluguel de postes... E fibra ainda é inviável pra mim, pelo custo do ONU, e dos equipamentos...
    É uma faca de dois gumes... rsrsrs

  3. #23

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Nao quis dezer que voce estar errado, de maneira nenhuma, como citei quando um cliente me pede cabo indico a melhor solução para o caso dele, e sim vejo um condominio fechado por ex. como um cliente potencial para cabo de utp e nao radio.
    Mas cada caso é um caso, a fibra como voce citou hoje esta tao acessivel quanto ao cabo e o preço proximo, mas ainda os perifericos sao caros, acho importante esses debates pois todos aprendemos e ajudamos as que estao iniciando a escolher o melhor para o seu caso.
    Sou vendedor, marcineiro, tecnico em optica e filho de tecnico em informatica, já trabalhei em varias areas e em todas aprendi que o mais importante nao é saber e sim fazer, tenho aprendido muito com meus clientes e oque nao faço é indicar algo porque o fabricante falou..... indico por ter certeza que o equipamento vai atender o que o cleinte precisa.
    Caso voce precise de cabo ferragens para poste, me avisa tenho otimos produtos com preços legais tambem.
    E novamente desculpa se deixei a entender que o cabo é ruim, pois como voce mesmo disse só o cabo nao vai atender assim como só os radios tambem nao.
    Um grande abraço.

  4. #24

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Citação Postado originalmente por Smart Ver Post
    Discordo e concordo em partes, mas o que tem acontecido em minha cidade é que as 02 operadoras de que partiram para cabo UTP vem perdendo clientes demais, porcausa das descargas elétricas, tem queimado os aparelhos dos clientes, e queimado muito, placas de rede, roteadores, notebooks, computadores, placas mãe, televisões, tudo que tem contato com o cabo de rede da operadora, os clientes tem migrado para velox e um outro concorrente meu que opera em 5.8, que por hora oferece mais banda... Mesmo assim ainda tenho pegado alguns clientes, apesar de eu oferecer planos máximos de 500kbps, isso porque o cara sai de 5MB por 50,00 para o meu 500Kbps de 50,00 e fica satisfeito por não ter mais danos...
    Fechei um contrato de link grande e estou mudando toda minha infra, para ofecerer planos mínimos de 1MB e com preços bem abaixo do mercado... e o custo para implantar fibra ou cabo é muito caro e pra mim não compensa... aluguel de postes... E fibra ainda é inviável pra mim, pelo custo do ONU, e dos equipamentos...
    É uma faca de dois gumes... rsrsrs

    Amigo sómente para efeito de conhecimento, os radios da intelbras possuem varios prototeres contra raios ( centelhador a gaz) um dos mais eficientes do mercado hoje, evitando que os seus radios queimem com essas descargas.
    Att.

  5. #25

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Pessoal, só por curiosidade: quanto custa uma unidade desse CPE? Alguém pode me passar o preco médio, supondo que eu compraria apenas 1 mísera unidade?

  6. #26

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    A 5M-18 no maximo uns R$ 560,00

    Ontem me espantei com a 5M-90, quase R$ 900.
    (Se tivesse uma 5M-120 nesse preço...)



    ______________________________________________
    Edit:
    Alias... estranho isso:
    http://www.versatilstore.com.br/P-00...APC-5M-18.aspx
    A Versatil não é de trazer muamba (Nem é dos distribuidores mais baratos de nada), noutros distribuidores esses APC estão 60-70% mais caros... não entendi essa.

  7. #27

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Obrigado pelo comentário rubem.

    Queria comparar com o preco do Deliberant aqui (nao tenho o Intelbras).
    Aqui custa 110 dolares o APC-5M (286 soles - moeda local).
    O APC-5M-90 custa 176 dolares (457.60 soles - moeda local).
    E o APC-5M-12 custa 89 dólares (231.4 soles - moeda local).

    Fico bobo como uma coisas "nacional" custa tao caro ai. Aqui tudo é importado e sai mais barato. Esse preco da versátil está mais próximo do razoável, mas ainda assim caro para o meu gosto.

  8. #28

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Bom dia amigo,

    me confirma por favor se os produtos que voce citou sao realmente da intelbras ou se sao parecidos.

  9. #29

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Bom dia Pratamichael.

    Os equipamentos que eu mencionei acima sao os originais da Deliberant e os precos que passei sao os precos que eu pago no mercado local (cabe lembrar que estou em Lima - Peru e nao no Brasil).

    Comentei porque queria ter uma referência de precos do Brasil e da Intelbras, para ver se eu estava pagando caro aqui pelo Deliberant ou nao.

    Pelo visto, dependendo do equipamento os brasileiros estao pagando algo de 50% mais caro do que eu pago aqui.
    Nos EUA na Streakwave alguns destes custam 73 dolares.

  10. #30

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    60% a mais por suporte nacional, compra com bndes, e certeza de uma penca de impostos já pagos, até que não seria um pronblema. Porque em produto importado sem suporte local (Reparo), sem Bndes como Ubiquiti, pagamos 80-90% a mais que nalguns outros países. NS Loco a US$ 50, aqui R$ 190 a vista, mesma proporção que 5M-90 de US$ 176 por R$ 670, só que onde tem NS Loco a R$ 190 (Pessoal que não traz do Paraguai com nota esquentada) o 5M-90 está mais uns 25% que devia, R$ 840, que dá quase 130% de aumento. A Intelbras nunca fez produto barato (Roteador caseiro pequeno R$ 85, enquanto TPLink com importação formal (Unicoba) tipo o WR341 antigamente, R$ 65 na época), já faz muuuuitos anos que a Intelbras cobra uns 30% a mais que o equivalente por importação formal.

    Se tem Deliberant por US$ 176, os únicos motivos pra vender Intelbras são homologação e BNDES, porque seria bem facil importar Deliberant pra vender abaixo dos R$ 850 dos Intelbras, BNDES poucos usam e homologação grandes distribuidores resolvem.

  11. #31

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    APC-5M-18 sai por volta de 430,00 com nota fiscal
    nano 5 loco a 190 vc compra com NOTA direto dos distribuidores oficiais aqui do brasil (consultar ubnt.com)

  12. #32

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Nao tenho preco de todos, mas pelo que vi ai está mais caro. Como disse o Rubem, pagar algo mais caro por garantia e suporte local eu também acho que passa, mas a diferenca é muito grande para um produto "nacional".

    Eu moro no Peru e nao tenho muita opcao, ou caio na MK ou na UBNT e pior, com o mesmo distribuidor. Pensando em solucao para minha falta de equipamentos, lembrei da Intelbras e Deliberant, e pensei em importar os Intelbras. Fui atrás do preco do Deliberant e ver se aqui já tinha. Acabei caindo nessa página:
    http://www.streakwave.com/product-deliberant.asp

    Um distribuidor americano que também vende UBNT e vi que a solucao Deliberant é muito mais barata que a UBNT.

    Tomando como referência de preco nos EUA, na mao do distribuidor, um APC-5M sai 73 doletas: http://www.streakwave.com/Itemdesc.asp?ic=DLB-APC-5M

    Esse mesmo APC-5M aqui para mim sai a 110 doletas, 50% mais caro que nos EUA e só. Já vem homologado. A homologacao aqui custa algo entre 127-130 dolares e é algo simples, pois aqui o governo já supoe que o equipamento foi homologado nos EUA pela FCC e é funcional, isso baixa o valor do equipamento e das despesas. Qualquer um pode homologar aqui, e a homologacao vale para todos, o que quer dizer, se eu quiser homologar por conta própria, posso, se quiser importar por conta própria basta aproveitar a homologacao já feita.

    Eu quando perguntei queria comparar preco para ver se estava caro aqui, mas vejo que nao.

    Obrigado pelos comentários, já sanei minha dúvida, agora é ver quantas pecas o distribuidor tem e se ele pretende trazer mais, prefiro pagar um pouco mais caro e nao ter que importar.

  13. #33

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Amigos do fórum... qual o ângulo de abertura do APC 5M-18? Além de poder ser usado para ptp, ele tb pode ser usado como ptmp... alguém já o usou dessa maneira?

    Abraço.

  14. #34

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Oficialmente são 16º:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5m18.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	77,1 KB
ID:      	43663
    Pelo tipo de patch que usa ela é muito fechada, saindo dos 15-18º o ganho cai muito, coisa que não acontece com digamos NS M5.

  15. #35

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Então, com esse ângulo de abertura, ele não é o mais indicado para PTMP... o ideal é usá-lo em PTP.

    Agradeço a informação.

    Abraço.

  16. #36

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Então, com esse ângulo de abertura, ele não é o mais indicado para PTMP... o ideal é usá-lo em PTP.

    Agradeço a informação.

    Abraço.
    Nao. Para PtMP o maior ângulo é desejado, pois o espectro é "espalhado". Para PtP o contrário é desejado, pois quanto menos for aberto o espectro, menos interferências gero e recebo.

    A NSM5 deve ter uma abertura de uns 45°-60°, nesse cenário ela é muito melhor que a APC-5M-18.

    Lembro um caso onde um membro queria cobrir 360° usando Rocket Dish de 30 dBi por causa do alcance. Para ele cumbrir a meta teria que colocar algumas dezenas de antenas na torre e olhe lá.

  17. #37
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Padrão Re: Imagens da nova APC 5M-18 Intelbras

    No meu entendimento, o APC 5M-18 é uma CPE e sendo assim quanto mais direcional melhor, pois ele só tem que enxergar a BASE, esta sim deve ter abertura maior para melhor cobertura.
    Aproveitando esta característica somada ao altíssimo desempenho do APC 5M-18, tenho utilizado ele também em enlaces PTP curtos.

    Espero ter ajudado.

    J.C.