+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2.4 ghz,até onde usar?

    Ola a todos.venho aqui pedir uma opinião de vocês.Ainda sou mais um pequeno querendo progredir,e como todos sabem a demanda por mais velocidade é eminente nos dias de hoje.somente pra se abrir a pagina do uol chega-se a uma velocidade de praticamente 3mb.Atualmente uso setoriais computech com Mikrotik e tambem com UBNT,ambas em modo b somente,pois não consegui estabilidade em b/g, principalmente se eu uso nano m2 nos clientes.Bom ,esta é a questão,como conseguir mais banda por setor?A primeira opção que vem a cabeça da maioria é,,troque por 5.8.Mas e ai? e o futuro? Vamos poluir também esta frequência que hoje usamos pra fazer os links?Mesmo utilizando equipamentos de qualidade e não extrapolando na potencia,não tem jeito,vai chegar uma hora que não vai term mais jeito com o 5.8 tambem.Entrando em contato com um vendedor da Computech,eu questionei isso.Ele me disse que usando suas setoriais de dupla polarização com radios Mikrotik,e usando radios tambem de dupla polarização nos clientes,como os nanos m2,consegue-se um trafego de 20 à 30 mb por setor.Não seria o suficiente pra se usar em mini pop´s?Alguem tem este tipo de uso?Existe outro tipo de alternativa?Grato a todos que possam contribuir!!!

  2. #2

    Padrão Re: 2.4 ghz,até onde usar?

    vamos lá, bom 2.4 pode ser usado onde não esta muito poluido, e pem casos onde 5.8 fica inestavel, devido a presença de arvores ou barreiras,
    um nano loco m2 auenta 30 online tranquilo a 1mb isso se cada cliente tiver visada 100% e estiver ate 2km.
    com setorial, para usar nano m2 como cliente tem que desabilitar a função airmax.
    2.4 sim, ainda é viavel, e com nano m2 funciona tranquilaço, isso a cusrtas distancias.

  3. #3

    Padrão Re: 2.4 ghz,até onde usar?

    Alex, tenho uma duvida aqui.

    Coloquei bulletM2 nas setorias e tem alguns clientes q tem bullet2 comum (sem ser M2).

    Desativei a funcao airmax do M2, mas nao consegui fazer passar mais do q 6megas. Com airmax ativado fica uma mer...latencia muito alta.

    Outra coisa, como q fica o mcs do bulletM2 na setorial?

    Agradeco desde ja.

    Abracos...

  4. #4

    Padrão Re: 2.4 ghz,até onde usar?

    Citação Postado originalmente por jeffparre Ver Post
    Alex, tenho uma duvida aqui.

    Coloquei bulletM2 nas setorias e tem alguns clientes q tem bullet2 comum (sem ser M2).

    Desativei a funcao airmax do M2, mas nao consegui fazer passar mais do q 6megas. Com airmax ativado fica uma mer...latencia muito alta.

    Outra coisa, como q fica o mcs do bulletM2 na setorial?

    Agradeco desde ja.

    Abracos...
    bom, se o airmax esta desabilitado tudo ok, mas tem um detalhe. bulet m2 mesmo com airmax desativado fica sempre b/g/n ou seja, ele fica habilitado no modo g/n. tambem, pode ser isso, talves seus bullet comun´s conectem em modo g, é que eu acho.

    no modo g, se voçe conseguir que fique estavel voçe podera passar quase 20mb, ja no modo b nunca vi passar mais de 4mb.
    teste deixar o ack do bullet m2 que esta como ap baixa e desative a funçõ auto ack.
    outro detalhe, todos os clientes que estejão usand M2 tambem desabilita o airmax, regla o ack minimo, e baix a potencia, use o minimo possivel, para voçe ter ideia, com duas grades 24db antigamente se fechava ponto a ponto com catrtões de 32mb e ap2000 de ate 25km, por tanto, uma grade virada para sus antenas e um ap muito potente atrapalha bastante.
    este video do luciano pode te ajuda..



    abraços e bõa sorte.

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Cool Re: 2.4 ghz,até onde usar?

    Só pra completar em 2.4 só vendo planos de 300k e 600k se forem de perto do pop.
    Acima disso só em 5.8 ou à cabo.
    ps.: Tenho um pop todo em banda N com três Painéis ligados a um bullet e setado banda N
    em testes de velocidade de um cliente pra torre "usando btest do MK" variou entre 30~45mb isso deve dar uns 25mb de trafego, agora não sei até onde vai o ping, pois, não tenho clientes que exijam esse trafego ainda hehehe

  6. #6

    Padrão Re: 2.4 ghz,até onde usar?

    Os bullet2 comum ficam setados em modo b somente, e fixo em 11mega e desativo o automatico.

    Ja tentei colocar o m2 trabalhando em G com largura de banda em 10Mhz, nos bullet2 fixo em G e 10Mhz e velocidade a 27Mb, ficou bom no comeco, mas depois q coloquei um cliente mais distante, aí ferrou tudo.

  7. #7

    Padrão Re: 2.4 ghz,até onde usar?

    Amanha chega um cartão r52hn,vou por em dupla pol pra ver o que da....