+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik + nagios

    Boa Tarde,

    Estou com uma dúvida aqui e espero que alguem possa me ajudarl, é o seguinte?

    Aqui possui uma rede com um Mikrotik, estou querendo implantar o Nagios, pois me falaram que é muito bom, agora vem a dúvida, tenho que colocar o Nagios antes ou depois do mikrotik??

    Ex: Internet > Nagios > Mikrotik > Rede interna.

    Ou o Nagios não precisa de 2 placas de redes para funcionar?

    vlw

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik + nagios

    Caro John,

    A primeira coisa a fazer é estudar um pouco mais sobre o Nagios. Ele é realmente muito bom, mas é um software de monitoramento. Ou seja, ele pode estar em qualquer da sua rede.

    Mas não existe lógica em colocar ele entre a Internet e o Mk, imaginando que o Mk seja o roteador/firewall da sua rede.

    Mantenha sua rede funcionando do jeito que estava, e coloque o Nagios como uma estação da rede. E configure ele para monitorar o que você quiser.

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik + nagios

    Citação Postado originalmente por John Wesley Kopke Ver Post
    Boa Tarde,

    Estou com uma dúvida aqui e espero que alguem possa me ajudarl, é o seguinte?

    Aqui possui uma rede com um Mikrotik, estou querendo implantar o Nagios, pois me falaram que é muito bom, agora vem a dúvida, tenho que colocar o Nagios antes ou depois do mikrotik??

    Ex: Internet > Nagios > Mikrotik > Rede interna.

    Ou o Nagios não precisa de 2 placas de redes para funcionar?

    vlw
    Utilizo o Zabbix, acho melhor que o Nagio, pois é mais completo, é apenas uma maquina conectada na sua rede captando informaçoes via snmp,

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik + nagios

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Utilizo o Zabbix, acho melhor que o Nagio, pois é mais completo, é apenas uma maquina conectada na sua rede captando informaçoes via snmp,
    Me dá uma informação, se possível. Eu conseguiria capturar a qualidade do sinal dos clientes com o Zabbix?
    A ideia é manter um gráfico, ou uma tabela, do sinal dos clientes, para analisar de vez em quando e saber se alguma torre está perdendo potência ou tendo algum problema que diminua o sinal dos clientes.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik + nagios

    Para sua finalidade sugiro utilizar o "The Dude", da própria Mikrotik.
    Sucesso!
    Edgar Amorim
    www.wdcnet.com.br

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik + nagios

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Me dá uma informação, se possível. Eu conseguiria capturar a qualidade do sinal dos clientes com o Zabbix?
    A ideia é manter um gráfico, ou uma tabela, do sinal dos clientes, para analisar de vez em quando e saber se alguma torre está perdendo potência ou tendo algum problema que diminua o sinal dos clientes.

    Consegue basta adicionar os OID's no caso eu monitoro os PTPS quando um PTP fica como sinal abaixo do programado, recebo um email com sms,
    monitoro Temperatura, Tensão, PTP, uptime, Trafego das interfaces, Trafego de link, e posso buscar um gráfico no dia que desejar, no caso o The Dude não faz

    outra ferramenta incrivel é o PRTG

    veja o video abaixo