Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. BINGO !!!!

É exatamente neste ponto que eu queria chegar , performance e desempenho , caso seja possível trabalhar com 2 x RB's 1100AHx2

Fazendo uma analise sobre isso veja só...

No provedor , vamos ter 1 RB1100AHX2 com hotspot que é o que eu tenho hoje ,e para chegar até o hotspot , o cliente vai se logar na Rb dedicada SOMENTE para PPPoE (lembrando que também é uma RB1100AHX2..)

Não sei se a minha teoria esta certa , mas olhando por esse lado , a RB1100AHX2 com PPPoE é o ponto chave de segurança do provedor, usando criptografia na conexão e protocolos , por esse motivo esta RB vai ser dedicada somente para o PPPoe , para focar o seu processamento , somente em criptografia , e na transmissão de pacotes dentro da rede, e a outra RB1100AHx2 que ja é usada com hotspot DHCP e IPxMAC , ficaria como está.

Veja que esse processo é totalmente diferente , de deixar apenas uma RB1100AHx2 para fazer PPPoE e hotspot juntos , independente de ser sequencial ou em paralelo para alguns clientes....

E é justamente por esse motivo que acredito não ter problemas de performance , pois estou dedicando uma RB1100AHx2 somente para PPPoE e a outra RB1100AHx2 para hotspot....

Ficaria dessa forma:
    Provedor:

INTERNET
    |
    V
    MODEM's (Ja usado hoje)
    |
    V
    RB01:RB1100AHx2 com Hotspot , DHCP server , IPxMAC (ja usado hoje)
    |
    V
    RB02: RB1100AHx2 somente para PPPoE
    |
    V
    RB03:RB800 com XR2 como AP com WPA2 de 58 caracteres (Ja usado Hoje)

Cliente: ^
    |
    |
    RBCLIENTE:RB411 com R52H se autenticando no WPA2 da Rb03 , chegando e se autenticando no PPPoE da RB02 , liberando a passagem para a tela inicial do hotspot para o usuario , quando o mesmo tentar acessar alguma pagina da internet...

Preciso saber , minha teoria esta certa????
    Ou estou enxergando de forma errada???

E como fazer....

2. Bom nunca cheguei a testar dessa forma, mas teoricamente o problema não está em usar os dois serviços em um servidor, más de usar duas autenticações no mesmo cliente, isso sobrecarrega o link do cliente.

3. Pois é , eu também ja olhei por esse lado ,e por isso é que hoje acredito não ter problemas.....estudei um pouco dos 2 mundos , tanto o PPPoE quanto o HotSpot....

E se analisarmos bem o que é PPPoE e o que é Hotspot , acabo concluindo que não teremos problemas...pois:

O PPPoE , é um processo de autenticação de verdade , pesado , e que requer um bom processamento em grande escala....pois quando o cliente se conecta no PPPoE , ele estabelece um Túnel de comunicação entre a RB e o cliente , gerando processamento em ambos os lados....

Ja Hotspot , mesmo sendo bem configurado , eu nem considero muito como autenticação.....pois o mesmo é bem mais fragil que o PPPoE, e diferente do PPPoE , ele não cria um túnel de processamento de pacotes entre o cliente e o provedor , e logo ele não gera processamento no cliente, ele apenas gera um Cookie carregado de informações do hotspot , gerando processamento apenas no provedor...

Se olhar por esse lado , podemos chegar a conclusão de que o cliente na verdade , só vai se logar no PPPoE (através da RB411) , assim como é feito em todos os provedores , que usa como autenticação somente o PPPoE , pois o pppoe estabelece o processamento tanto no provedor, quanto no cliente , já o hotspot , gera processamento somente no provedor ,ja que teoricamente o hotspot , após o login no PPPoE , ja pode ser considerado a "internet" para o cliente , assim como entrar com credenciais de acesso para acessar seu e-mail...

Caso o Hotspot caia , ou algo do tipo , o cliente vai permanecer conectado no PPPoE , e o nivel de processamento , tanto no cliente , quanto no PPPoE , não vai nem aumentar e nem diminuir , vai continuar a mesma coisa...

Por favor , não me ache teimoso..rsrsr , mas é por que eu ainda não encontrei , o que esta errado no que estou querendo fazer...

4. você mesmo explicou o seu erro, se você mesmo considera o Hotspot como frágil, porque usá-lo?

e isso leva a outros problemas, como um problema tanto no servidor de PPPoE quanto no Hotspot para sua rede, e você tem um custo maior de implantação e upgrade, já que tem que colocar duas RBs, e se uma delas parar a rede para, no fim você criou vários pontos de falha na sua rede.

se o único motivo é fazer propaganda, o mais simples é criar uma página de redirecionamento.
    Última edição por rbginfo; 11-12-2012 às 14:49. Razão: editar

5. Entendi , na verdade eu relacionei a elaboração do hotspot com o Marketing de forma errada , não é só isso....

Quero usar o Hotspot ,para que assim que o usuario se logar , que seja avisado o motivo pelo qual o cliente esta sendo bloqueado, ou avisar que faltam tantos dias para expirar o crédito de acesso a internet , quero avisar que a "ESTAREMOS REALIZANDO UMA MANUTENÇÃO PREVENTIVA AMANHÃ TAL HORAS" , essas coisas....

Por isso preciso do Hotspot , e de preferencia , sem usar servidores externos como o Captive portal entre outros serviços que só funcionaria com servidor externo....

Pretendo usar o proprio hotspot do Mikrotik para isso....

Será que é possivel????

rbginfo , obrigado pela ajuda que esta me dando...

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
    Último Post: 14-04-2014, 16:52
  2. Respostas: 7
    Último Post: 19-10-2012, 09:13
  3. Respostas: 2
    Último Post: 18-05-2011, 09:06
  4. PPPOE com hotspot
    Por maxep no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 21-03-2009, 18:18
  5. Problemas de conexão PPPoE com Radius!!
    Por rafengenharia no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 20-05-2008, 15:11

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L