+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Roteada e agora ?

    Boa tarde, Pessoal

    Com a ajuda, dos amigos, gamineiro, trober e Alan caldas, consegui realizar o roteamento dinamico com ospf na minha rede, muito obrigado!
    Agora sugiram outras dúvidas, minha rede é toda hotspot e estou fazendo um projeto para migrar tudo para pppoe, como os amigos mais experientes tatra isso? Tem um unico concentrador, ou em cada roteador que faz parte do ospf configura o hotspot ou o pppoe? Como vocês fazem?


    Atc;
    Henrique

  2. #2

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    para um concentrador, voce pode fazer tuneis ate ele.. e concentrar tudo em um lugar so.. (ou fazer N concentradores, mas em um lugar apenas)

  3. #3

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    camarada vou falar um negócio pra vc.
    aqui tenho uma pc com 7 placa de rede, esse é meu servidor (ums falam concentrador igual alexandre)
    escolhi fazer num pc por causa do processamento,memória etc...
    nesse pc com 7 placa de rede giga lan tá assim.
    1-entrada mk-auth (gerenciamento, ppoe sai daqui tambem)
    2-entrada do loadbalance
    3-uma rede local sai pros viznhos via cabo de rede.
    4-ptp 1
    5-ptp 2
    6-ptp 3
    7-ptp 4

    no servidor pc sai rotas para os ptp.
    é na verdade é um concentrador mesmo.
    concordo com o alexandre.
    tá indo pra 3 anos tá 100%
    melhor coisa que eu fiz até hoje na minha rede.

  4. #4

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    Citação Postado originalmente por wondernetwork Ver Post
    camarada vou falar um negócio pra vc.
    aqui tenho uma pc com 7 placa de rede, esse é meu servidor (ums falam concentrador igual alexandre)
    escolhi fazer num pc por causa do processamento,memória etc...
    nesse pc com 7 placa de rede giga lan tá assim.
    1-entrada mk-auth (gerenciamento, ppoe sai daqui tambem)
    2-entrada do loadbalance
    3-uma rede local sai pros viznhos via cabo de rede.
    4-ptp 1
    5-ptp 2
    6-ptp 3
    7-ptp 4

    no servidor pc sai rotas para os ptp.
    é na verdade é um concentrador mesmo.
    concordo com o alexandre.
    tá indo pra 3 anos tá 100%
    melhor coisa que eu fiz até hoje na minha rede.
    Que máquina você está utilizando para aguentar estes 3 anos 24 hs?

  5. #5

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    Pois é, também fica a minha curiosidade!


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Que máquina você está utilizando para aguentar estes 3 anos 24 hs?

  6. #6

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Que máquina você está utilizando para aguentar estes 3 anos 24 hs?
    á agora sim.
    placa mãe intel de preferencia com maximo de capacitores sólidos(capacitores sólidos duram mais)
    fonte e cooler do processador dá 6 meses vou lá e troco.(não precisa esperar travar,parar.)
    no começo todas ás placa de rede era 10/100, troquei por 100/1000.
    deixei á placa de rede placa mãe que é 10/100 para o mk-auth.
    placa mãe ,hd tá até hoje tambem (já tá na hora de trocar tambem)
    lógico um coisa fundamental. nobreak (....basiquinho já ajuda muiiiiito.....)
    essas oscilações de energia é complicado...

  7. #7

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Que máquina você está utilizando para aguentar estes 3 anos 24 hs?
    - Porque o espanto? Eu tenho várias máquinas rodando 24/7 e com mais de 3 anos.
    - Basta escolher fabricantes de qualidade.

    - Vocês não vêem de vez em quando um 486 jogado por ai e funcionando? Eles são do tempo que só tinha placa de qualidade.
    - Alias, tenho routerboards que fazem aniversário ligadas. Tenho um ponto a ponto com 3 torres que ligam uma cidade a outra, com 36 km, e as RB's estão funcionando ininterruptamente desde 2008. Equipamento bom e bem tratado, é só alegria.

    - Apenas para manter o assunto do tópico, eu uso o mk-auth e faço a autenticação nas torres, porque te dá uma liberdade muito grande de alterar as rotas, permitindo você ter muitos gateways, inclusive em cidades diferentes.

  8. #8

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    Eu procuro sempre colocar o cliente autenticando na RB mais próxima a ele, depois disso, tudo é roteado!

    Abraços
    Fabricio

  9. #9

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    - Porque o espanto? Eu tenho várias máquinas rodando 24/7 e com mais de 3 anos.
    - Basta escolher fabricantes de qualidade.

    .
    Não é espanto, e nem ironia. É como orientação mesmo, pois já tenho testado algumas e sempre com problemas no transcorrer do tempo.
    Agora estava pensando em uma máquina Supermicro. RB também tenho com bastante tempo de uso e sem problemas

  10. #10

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    bom dentro de uma rede roteada, o ideal é vários concentradores, com relação ao processamento, não existem processos que consomem grande quantidade de processamento, são vários, que juntos formam uma grande quantidade de processamento, criando vários concentradores você distribui o processamento, no fim dá no mesmo, ou até melhor já que se um deles parar, não mata o resto da rede.

  11. #11

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    bom dentro de uma rede roteada, o ideal é vários concentradores, com relação ao processamento, não existem processos que consomem grande quantidade de processamento, são vários, que juntos formam uma grande quantidade de processamento, criando vários concentradores você distribui o processamento, no fim dá no mesmo, ou até melhor já que se um deles parar, não mata o resto da rede.

    Perfeito!

    Essa é realmente a melhor coisa: dividir a carga!!

    Vale muito mais vc ter várias 750GL na rede do que uma ultra, super, mega, hiper máquina na ponta e o resto em bridge!

    Abraços!
    Fabricio

  12. #12

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não é espanto, e nem ironia. É como orientação mesmo, pois já tenho testado algumas e sempre com problemas no transcorrer do tempo.
    Agora estava pensando em uma máquina Supermicro. RB também tenho com bastante tempo de uso e sem problemas
    Desculpe se não me fiz entender, não tratei seu comentário como ironia. É que com as máquinas de hoje, não tenho mais tido problemas. Porém, reitero, não comprar o "barato", senão sai caro.

    Pra você ter uma noção, comprei uma placa mãe intel, com processador core i7 e ela vira 24/7 com W7 como host e 7 máquinas virtuais rodando, já faz 2 anos e meio.

  13. #13

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Perfeito!

    Essa é realmente a melhor coisa: dividir a carga!!

    Vale muito mais vc ter várias 750GL na rede do que uma ultra, super, mega, hiper máquina na ponta e o resto em bridge!

    Abraços!
    Fabricio
    Concordo plenamente, aliás, não só concordo, trabalho assim.

  14. #14

    Padrão Re: Rede Roteada e agora ?

    Se não é para dividir a carga, não vejo grande vantagem em utilizar a rede roteada, criando tuneis acaba tornando a rede ainda mais complexa e acaba funcionando da mesma forma que uma rede em bridge.