Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    ola pessoal.

    minha omni nunca apresentou um bom desempenho tenho apenas 10 clientes o sinal dela tbm nao é muito bom acredito q a mesma esta com defeito. comprei outra omni agora aquario de 15DBI. Vou colocar ela na torre domingo se ela chegar esta semana.

    ainda sim queria saber de vcs que tem experiencia e tiveram varias instalações algumas coisas.

    minha rede atualmente esta assim.

    RB em baixo bullet2 + omni

    1º quantos MB minha omni chega a passar p/ 1 cliente com o sinal 100% (qual saber qual o Maximo de trafego ela pode atingir)

    2º alguem sabe dizer qual o raio que terei o sinal 100% com visada limpa??

    muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    aproveitando qual a diferença entre o modo B modo G e modo N ??? qual seria melhor pq vejo a maioria dos provedores só em modo B ????????

  3. #3

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    Bom dia

    Com omni já cheguei a conectar mais de 30 clientes simultâneos com planos de 200/400/600k, o problema da omni é que ela recebe interferência de todos os lados o que gera muito ruído e é o que se deve prestar atenção, efetuar um scan na RB para verificar quais frequências já estão sendo usadas é uma boa e procurar não deixar nas já existentes, quanto ao tráfego e sua qualidade td vai depender do número de clientes, sinal/ccq/ throughput mais já passei 3, 4mb full sem problemas com omni, nunca terá sinal 100% a mais de 1km de distância da omni em linha reta mesmo em perfeitas condições de visada, eu não indico a utilização de omni e sim painéis mas cada caso é um caso, modo B/G/N são os tipos de velocidades de transmissão utilizamos mais o B pq é o padrão que na prática aumenta o stregth do sinal e o que menos oscila.
    Até.

  4. #4

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    entao a minha nunca obtive sinal acima de 45% mesmo em um raio de 800Mt a 1km o sinal é assim isso olhando a torre diretamente sem nem um fio na frente.

    o problema é q com o sinal assim ruim mesmo nestas condiçoes quando da 18:00 horas é impossivel navegar, só volta as 21:00 horas a começar a navegar.

    OBS a pouco tempo atras nao era assim eu navegava normalmente e só tinha 1 cliente a menos


    creio q seja minha antena sei q nao vai ficar 1000 maravilhas outra omni mas ainda nao consigo por um painel logo logo quem sabe.

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    Padrão B=11MB 5,5M de down e 5.5 de UP
    Padrão G 54MB so que tem mais interferencia

    com uma omni o máximo que recomendamos são 20 usuários simultâneos, mais que isso começa a entrar no limite da lei da fisica

  6. #6
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    Citação Postado originalmente por medeiros64 Ver Post
    ola pessoal.

    minha omni nunca apresentou um bom desempenho tenho apenas 10 clientes o sinal dela tbm nao é muito bom acredito q a mesma esta com defeito. comprei outra omni agora aquario de 15DBI. Vou colocar ela na torre domingo se ela chegar esta semana.

    ainda sim queria saber de vcs que tem experiencia e tiveram varias instalações algumas coisas.

    minha rede atualmente esta assim.

    RB em baixo bullet2 + omni

    1º quantos MB minha omni chega a passar p/ 1 cliente com o sinal 100% (qual saber qual o Maximo de trafego ela pode atingir)

    2º alguem sabe dizer qual o raio que terei o sinal 100% com visada limpa??

    muito obrigado.

    1 - Voce não disse o modelo de tua antena omini, dai fica dificil
    2 - Tua omini não vai passar mega nenhum, o que vai dizer quantos mega é teu rádio, teu bullet é que vai dizer quanto passa, vai depender de quantos clientes tem simultâneos
    3 - Raio de cobertura, se é uma omin já diz 360 graus, traduzindo de todos os lados, (circulo), agora se a pergunta é distância, vai depender muito da qualidade da omini, do cabo que está usando, eu atendo clientes até und dois mil metros com uma omin de 14 DBI da Ideal, uma das melhores ominis do mercado.

    Voce comprou uma outra omini, uma aquario, a aquário é muita boa pras antenas de grades, já se eu fosse pegar um omini aqualio, entâo pegaria uma de no máximo 12 DBI, o cabo conta muito, tem que ser muito bem feito e muito bem isolado, pois uma umidade apenas e pronto, pra voce ter uma ideia eu estou com essa omini Ideal instalada a 5 anos sem nunca ter parado.

    Boa sorte ai.
    Última edição por Almirgas; 13-12-2012 às 11:40.

  7. #7

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    ok muito obrigado pelas dicas.

    e quando me referi a raio sim foi em distancia.

    pelo q entendi entao, hj uso somente modo B, com o sinal 100% entao eu iria atingir 5,5MB, ou exemplo se eu fazer um download seria 5,5MB ou seria 11MB.

    vlw galera muito obrigado chegando nos 20 a 25 clintes trocarei por painel + bullet p/ melhorar.

  8. #8

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    Seria uns 5.5Mbps no máximo, e dividindo entre todos clientes conectados no rádio. Isso se todos estiverem a 100%. Dureza né?
    Tenta largar modo B de mão, com planos maiores não rola.

  9. #9

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    nossa achei q era por cliente 5.5 dividido p/ todos clientes nao rola.

    só q eu fiz o seguinte de madrugada p/ testar, liguei o modo B somente, e fiz download bate 3MB+ ai troquei coloquei apenas modo G e fiz o mesmo download deu 1.5MB.

    sera q foi esta diferença pq o sinal estava ruim ? se sim otimo pq domingao a omni sai e entra outra no lugar.




    Vou deixar uma observação aos novatos como eu.

    bom eu comprei no mercado livre uma omni de 15dbi "aquario" com uma krazer, a krazer troquei pelo bullet e nao tive la muitas melhoras porem melhorou, depois de ter trocado alguns itens cheguei a conclusao de ter defeito na antena

    hj chegou minha outra antena aquario de outro vendedor, nao se parece em nada com a primeira apensar de estar escrito aquario na primeira sao bem diferentes a primeira é de cano pvc mais fina e menor com uma tampa em cima no topo. esta escrito aquario no cano e tem adesivo da aquario na parte de metal.

    ja essa nova tem quase o dobro do tamanho mais pesada mais larga nao tem tampa muito melhor acabada veio na caixa da aquario com a nota dentro com selo aquario até o lacre da caixa tava escrito aquario as presilhas nem se fala.

    minha antena ou é falsa ou o vendedor se enganou e me deu a antena errada porem se fosse isso nao estaria escrito aquario pena eu nao saber o nome dele rs faz tempo ja essa compra.


    só para deixar claro isso minha antena atualmente deve ser tabajara.

  10. #10

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    Uma diferença entre os modos de operação B/G/N é que isso muda a potência e a sensibilidade do rádio.
    Se um sinal ta razoável em modo B, passando pra G ele pode piorar bastante.
    Por isso que se recomenda usar modo N somente pra curta distância (ai tu até consegue um data rate alto com o cliente).

    Testa essa outra Omni e avisa como ficou. E tenta manter ela o mais vertical possível (alinhamento certinho).

  11. #11

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    Bom avho q preciso de ajuda dos mais experientes.

    bom troquei a antena e eu estava com 100% de certeza q iria melhorar alguma coisa e nada mudou o sinal q chegava aki em 17dbm chega em 18dbm rs, bom a internet continua inavegavel durante a tarde troquei hj e nao navego esta pessimo.

    to usando uma RB750 controlando um bullet2 enviando sinal e a omni aquario de 15dbi.

    ja troquei o bullet e antena nao tem mais o q eu trocar quero saber se isso mesmo a internet fica uma porcaria p/ quem esta a 1km?

    ou pode ter alguma configuração errada ?

    bom ja coloquei o bullet em 5dbm em 10dbm e em 17dbm muda o seguinte em 5 dbm o sinal chega aki em 9dbm em 17 chega em 18dbm.

    largura da banda esta em 20
    esta somente modo B

    nao sei o q fazer alguem pode me dar uma dica uma luz qqqr coisa

  12. #12

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    amigos tenho uma duvida , tenho duas rb uma 750 e uma 450g gostaria de saber se eu fazer os ppoe em uma e por o controle dos clientes em outra vou ter melhor resultado , ou fazer o ppoew do link mais o controle de cliente em uma so fica melhor ? me ajudem obg

  13. #13

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    eu tbm nao so experiente mas quando menos recursos conseguir usar melhor vai ficar.

    eu usaria uma recebendo o link e saindo p/ a outra ja q vc tem 2 assim se vc colocar outro link futuramente somente liga na primeira ela faz o serviço do load balance e a outra continua normalmente



    bom se alguem puder me ajudar fico muito grato preciso de um ajuste fino no meu bullet p/ ver se melhora alguma coisa mais ja fucei tudo, troquei bullet antena etudo

  14. #14

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    bom pessoal das 2 uma, ou a configuração esta errada no meu caso ou omni nao funciona bem no meu caso.


    ai pergunto se eu colocar esse produto na torre como ap eu teria melhor sinal ? é uma boa ou melhor nem tentar?

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...anostation-_JM


    pergunto pq vi muita gente falando de colocar nanostation na torre e vi outros comentando q as da tp-link eram exelentes ai fico a duvida funciona esse produto na torre ?


    atualmente esse é o resultado mas isso é de madrugada durante o dia nem o teste é concluido rs a navegação é um porcaria só de madrugada q tem esse resultado

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         capturadetelavf.jpg
Visualizações:	157
Tamanho: 	248,4 KB
ID:      	41318

  15. #15

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    boma dia amigo.

    na verdade estou percebendo que você está cometendo vários erros.

    primeiramente, a diferença de uma antena mais potente para uma mais fraca é a abertura do lóbulo, com isso quanto mais potente a antena é, melhor ela é para longas distancias e pior ela é para poucas distancias, o certo no seu caso para melhorar o sinal é diminuir a potencia do bullet e usar uma antena de 12dbi.

    mas provavelmente esse não é seu defeito, se você está usando o modo B provavelmente vai conseguir passar no máximo 4Mb, e se seus clientes estão consumindo essa quantidade, você começa a perder pacotes e acontece esse problema que você está informando.

    uma solução seria passar sua rede para Banda N, más para isso todos seu clientes tem que trabalhar como N, como a série M2 ou M5.

    outra solução como foi informado é colocar painéis setoriais.

    não indico colocar essas CPE na torre, primeiro por esse equipamento ser indicado somente para clientes, segundo pela abertura da antena que é de 60º e você teria que colocar 6 antenas para abranger 360º, com isso você joga interferência em si mesmo.

  16. #16

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    ola amigo muito obrigado pela ajuda.


    bom vamos ao meu senario Litoral todo reto.

    tenho alguns clientes mas o problema nao é perto e sim longe.

    olha 1 dos clientes esta a 800 metros este tem o sinal em 44% de acordo com a placa krazer cliente, no meu caso estou a 1km meu sinal é marcado em DBM pelo meu wrn 240 da intelbras q esta ligado em modo cliente a uma grade de 24DBI. este meu aparelho marca 22DBM de sinal.

    tenho outros desse aparelhos como cliente marcando a mesma coisa onde o sinal atinge 24/25 é uma maravilha ja onde fica abaixo de 20 fica inavegavel.

    perto da torre o sinal é perfeito.

    o bullet esta configurado p/ 3.1 KM e esta com 20DBM assim foi o q me deixou o sinal melhor pois quando baixo a potencia quase tudo para.


    eu abro o tean p/ quem puder me ajudar assim podem ver a configuração do bullet p/ ver se tem algo a mais errado.


    muito obrigado a todos vlw

  17. #17

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO Configuração

    pessoal aki esta a configuração do bullet. coloquei tbm uma foto do consumo de banda no mikrotik durante a tarde quando eu nao conseguia navegar.

    bom nao tinha consumo entao concluo q é interferencia, estao todas as configuraçoes abaixo teria algo q eu poderia fazer p/ tirar essa interferencia ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	189
Tamanho: 	196,3 KB
ID:      	41344Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.jpg
Visualizações:	208
Tamanho: 	168,1 KB
ID:      	41345Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	150,8 KB
ID:      	41346Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         04.jpg
Visualizações:	150
Tamanho: 	156,0 KB
ID:      	41347Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         05.jpg
Visualizações:	157
Tamanho: 	211,2 KB
ID:      	41348Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         06.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	173,8 KB
ID:      	41349

  18. #18

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    como eu lhe informei, seu gargalo está em utilizar a banda B, que só passa em média de 4 a 5Mb, e com o aumento dos clientes essa banda diminui, se o sinal dos clientes está ruim, provavelmente o seu problema não é interferência, geralmente muito antes de prejudicar o sinal, a interferência prejudica a banda.

    seu problema aparenta ser na antena Omni.

  19. #19

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    vamos la tem dias q navego normalmente e tem dias q nao vai de forma nenhuma.

    ja foi trocado a antena e o bullet discarto problemas na mesma.

    na banda N tentei utilizar porem nao conseigo conectar usando somente N. nao entendo o pq.

    notei q utilzando o canal 13 fica otimo estou trocando alguns rotiadores p/ colocar todos no canel 13 é q alguns funcionam em só até o 11.


    outra duvida estou querendo colocar 2 tp-link 5.8 p/ fazer um link em 1.5km e linkar uma outra Omni talvez iso resolva varios problemas uso essa outra marca ?

  20. #20
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: DUVIDA OMNI 15dbi AQUARIO

    Citação Postado originalmente por medeiros64 Ver Post
    vamos la tem dias q navego normalmente e tem dias q nao vai de forma nenhuma.

    ja foi trocado a antena e o bullet discarto problemas na mesma.

    na banda N tentei utilizar porem nao conseigo conectar usando somente N. nao entendo o pq.

    notei q utilzando o canal 13 fica otimo estou trocando alguns rotiadores p/ colocar todos no canel 13 é q alguns funcionam em só até o 11.


    outra duvida estou querendo colocar 2 tp-link 5.8 p/ fazer um link em 1.5km e linkar uma outra Omni talvez iso resolva varios problemas uso essa outra marca ?

    Amigo,, como voce mesmo disse se trocou para o canal 13 e agora melhorou então com certeza o teu problema é interferencia de canais
    Quanto aos roteadores eu te aconselharia a usar um APROUTER, é mais caro mas é muito bom. Eu inciei meu provedor com tres desses rádios, hoje eles estão guardados para lembrança do inicio.

    Abraço e boa sorte.

    OBS: Outra sugestão, se vai fazer um pto pto de 1,5 km, porque não usa dois nanos. Eu no inicio usava nanos para pto a pto, usava até 6 km e nunca tive problemas, troquei porque hoje nossa rede já está meio grandinha e não tem mais lugar pra nanos.

    Almir