+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ALVORECER

    Pois vou terminar o ano desejando que todos vocês tenham sido muito felizes nestes últimos doze meses. Alguns podem ter tido a felicidade dobrada por não ter sofrido com as minhas elucubrações incomodativas. Outros nem perceberam o tempo e eu passar. Uma minoria rebelde cochichou para eu voltar a incomodar. Voltei.
    Este ano foi para mim desconcertante, trabalhei na construção de um óculos que permite o cego e o analfabeto ler. Que feito.
    Sempre gostei do Under, conheci aqui muita gente boa, meu afastamento se deu pelo processo de venda da minha fábrica de antenas, nada mais tinha para oferecer aos provedores. Agora tenho.
    Certa feita no passado, disse que em nenhum lugar a atmosfera estava poluída por sinais de 2,4GHz. Esta afirmação despertou muita contradição.
    Disse também que interferência só existia em antenas mal instaladas. Esta afirmação enraiveceu muita gente. Desculpe.
    Disse que o artefato T Mágico não era ilusionismo. Embora tivesse provado este fato, os velhos paradigmas dominaram.
    O que eu mais gostei de ensinar foi a técnica da regeneração do sinal. Muito bom, muito elegante, muito bonito, muito eficiente.
    Agora vou dizer-lhes outra coisa. Preparem o seu coração.
    Os provedores de internet brasileiros podem extinguir o analfabetismo no Brasil. Que façanha.
    Convido a todos a navegarem neste link, sei que vocês vão amar.
    http://www.undlfoundation.org/undlfoundation/
    PLANO
    Hospedar o software no provedor da cidade.
    CONSEQUENCIA:
    Todo o usuário do provedor teria um sistema de tradução no seu PC. Se alguém usasse um óculos UNL e estivesse dentro de um lençol digital que hospedasse o UNDL, pumba. O cego e o analfabeto iriam ler. Isso sim é mágica, pena que não foi eu quem fez.
    INEDITISMO:
    A Fundação UNDL é a única do mundo que consegue traduzir um idioma no outro e olha que são 43 idiomas. O software da UNL traduz a gramática, a léxica e a síntese. Coisa que ninguém faz.
    FICÇÃO NÃO CIENTÍFICA
    Uma televisão com seletor de idioma. Você fala em português e o chinês ouve em chinês. O chinês fala em mandarim e você ouve em português. Ou qualquer outro idioma Legal né?

    Um abraço a todos.
    Gilvan

  2. #2

    Padrão Re: ALVORECER

    Caramba cara, que loucura!!! Não entendi nada!!! Óculos pra cego, antena 2.4, tradutor online...

  3. #3
    benvindo
    Visitante

    Padrão Re: ALVORECER

    Caro Gilvan,
    Há tempos que procuro teu contato e não consigo, vi que vendeu sua fabrica de antenas, tentei varias vezes contato telefonico mas não consegui, poderias enviar teu email atual, preciso de teus telefones para contato.
    Um abraço,

    Benvindo - Eng.Eletronico
    [email protected]

  4. #4

    Padrão Re: ALVORECER

    Gilvan, a idéia parece seri interessante mesmo

    Quando ele se refere a óculos para cegos, é porque o sistema se propõe a fazer traduções corretas inclusive na construção gramatical. E Aind por cima com audio
    Isso iria simplificar muito a vida de deficientes visuais

    Mas Gilvan, fui ver a página em Português, pois tem uma filial da fundação em Florianópolis e olha só o que me apareceu. O Google bloqueou por possivelmente estar incluido um malware.

    http://www.undl.org.br/

  5. #5

    Padrão Re: ALVORECER

    Caro 1.929
    Só para clarear, a OSCIF da UNDL que tem em Floripa é a empresa para quem eu presto serviços agora, mas a Fundação é em Genebra. A UNDL tem sede Na Universidade de Tóquio, na Biblioteca de Alexandria e na Fábrica da Rolex. O presidente da Fundação é brasileiro e insiste em lançar o produto por primeiro no Brasil, eles procuravam uma laranja de amostra, pensaram em colocar uma rede wireless nos aeroportos. Foi ai que eu disse:
    -Mas se é só para botar o ovo em pé, por que não usamos alguns provedores de internet. Esses caras são bons bonitos e baratos. Moro?
    Um abraço.
    Gilvan

  6. #6

    Padrão Re: ALVORECER

    PRIMEIRO TEMPO
    Vou contar um causo para vocês. Vício é vício.
    A PUC em Porto Alegre, tem um programa chamado TecnoPuc que visa promover pesquisadas na área científica. Fui lá.
    Dois professores amigos meus, muito versados em pesquisa, confinaram sementes de soja dentro de uma câmera onde simulavam gravidade zero. Estas sementes depois eram semeadas e a planta resultante media 12% maior que outra planta cuja semente não sofrera o mesmo tratamento.
    A PUC tem um restaurante maravilhoso e na mesa eu ouvia um dos colegas pesquisador dizendo que tinha muito orgulho daquela pesquisa e dos seus resultados. Dizia ele.
    -Quem tem imaginação, mas não tem cultura possui asas, mas não tem pés. A cultura que estamos aplicando nas sementes de soja, necessariamente nasce da realidade. Claro que primeiro passa pela porta dos sentidos e depois é sintetizado pela nossa razão.
    Achei aqueles pensamentos estranhos e por não saber retrucar no momento enchi a boca com o “camarão á provençal” que eu havia me servido. Mesmo assim, com um ar de muito entendido sacudi a cabeça em concordância.
    Na rua comecei a cismar, Tudo ainda vai acontecer, descobrimos as leis físicas e cobrimos o universo á apenas 300 anos. Estariam os meus amigos certos? Seria a ausência da gravidade a única causa desencadeante do maior crescimento da soja? Não resisti, fui para casa e comecei a ensaiar.
    Peguei um cano com 8,6cm de diâmetro e 2m de comprimento e coloquei no meio um punhado de semente de soja. Nas extremidades do cano, coloquei dois conectores ligando a dois radinhos de 2,4GHz configurados em bridge. Liguei e esperei três tias, depois corri colocar as sementes em vasos de flor.
    Fiz a mesma coisa em muitas outras frequências.
    Fiz também o ensaio de colocar luzes de diversas cores a trafegar dentro dos canos. Meu pátio estava repleto de canos de diversas bitolas e vasos de soja nascendo. Seis meses depois começou as medidas.
    Três plantas estavam 15% maiores que o normal, achei que chegara a hora de botar as asas para fora, muni-me com fotos e medidas peguei o celular e telefonei.
    -Alo, Soube que o restaurante vai preparar um “camarão empanado com molho agridoce”, vamos saborea-la amanhã?
    Meus dois amigos gulosos não pestanejaram.
    -Está marcado, amanhã ás 12h.
    Vocês sabem que existe um lugar e uma hora exata para se desferir um ataque, neste momento exato e no meio de risos disparei o meu canhão.
    -Quando descobrimos a causa dos fenômenos naturais, acaba a fantasia.
    Meus amigos pressentindo o perigo se empertigaram na cadeira como quem vê o relâmpago e espera o estrondo do trovão.
    Os empanados deixaram de ser importantes uma atmosfera de pré tempestade tomou conta do ar Um deles limpou o bigode com o guardanapo branco e com voz pausada falou soberbamente:
    -Nosso princípio fundamental na pesquisa foi o de isolar o objeto da pesquisa. Como primeiro passo, procuramos conhecer a verdade do sistema isolado. O segundo passo foi o de planejar o que fazer com a verdade. Nosso último passo foi o de conviver naturalmente com a verdade.
    -O tempo corria deliciosamente, quem me dera pudesse eu ser um sinestesista e alem de ouvir aquelas palavra pudesse sentir seu gosto e maciez.
    A contagem parecia dar vantagens a eles, eu precisava de um bom argumento. Cruzei os talheres e com os olhos lassos falei.
    -A ciência ao contrário da filosofia, sempre se refuta a provar que uma coisa é verdadeira, os cientistas desistiram de provar que algo é verdadeiro.
    A frase escolhida tinha o peso necessário para equilibrar a balança, eu precisava de apenas algumas filigranas para pender o prato para o lado da minha vitória. Disparei de novo:
    -Posso provar.
    O camarão não tinha mais sabor pois estavam engasgados com palavras que não saiam, finalmente da do fundo veio um breve ponto de interrogação.
    -Como?
    -Também germinei sementes e tive resultados muito alterados.
    -Quero ver.
    -Eu também.
    Coloquei o guardanapo na mesa, e me esforçando para criar um ar de superioridade disse para os meus amigos:
    -Paguem a conta que eu vou leva-los para o tira-provas.
    Minha firma tem cinco poltronas confortáveis na frente de uma lareira. Atrás em outra sala está meu laboratório, era onde eu iria fazer a primeira escaramuça com os meus amigos, mas para aumentar a tensão, servi um vinho Cabernet pois o cenário no laboratório ainda estava sendo preparado.
    Selecionei uma instalação onde a antena o rádio e o cabo coaxial propiciavam ricos pacotes de informação para um rádio.
    Meu plano era este: Se fosse impossível isolar qualquer um desses equipamentos para analisar o suas características, a experiência deles e a minha com as sementes era falsa.
    Sentei e esperei.
    Para não incomodar vocês demais, vou contar a contenda no
    SEGUNDO TEMPO

  7. #7

    Padrão Re: ALVORECER

    SEGUNDO TEMPO
    Meus amigos em silencio olhavam os tubos e plantas que eu cuidadosamente havia acomodado de forma a compreenderem sob que frequência havia ficado exposta a semente. Foram meticulosos, tomaram notas sempre se olhando com olhares indecifráveis. Sem críticas nem comentários me convidaram a ir para a sala fresca do prédio onde o vinho ficara esperando.
    XXXX
    De dentro do laboratório saiu um funcionário com uma antena instalada num mastro sobre um suporte com quatro rodinhas. Colocou a antena entre as poltronas e saiu. A antena através de um cabo coaxial ligava-se a um AP. Levantei da poltrona e retirei o conector da antena deixando ela isolada.
    Eles sabiam que eu não pregava prego sem estopa. Comecei:
    -Qual a impedância de uma antena desligada?
    -Qual o ganho de uma antena desligada?
    -Qual a frequência de uma antena desligada?
    Ninguém respondeu para aquela obviedade. Continuei.
    -Todas as características de uma antena são dadas em relação á “outra coisa”. Uma antena desligada não passa de alumínio e ferro.
    Pior, esta “outra coisa” pode mudar a natureza da antena e fazer com que a antena quando ligada seja um artefato diferente de quando está desligada. Coisa de louco.
    -Ou seja, na nossa natureza tudo depende de tudo. E as sementes de soja não seriam diferentes. Acredito que a gravidade zero á qual a semente foi exposta, é sim um efeito desencadeante no crescimento da planta, mas não o único. Assim como uma antena pode ter impedâncias diferentes quando ligada á frequências diferentes. Assim como uma antena pode ter um ganho diferente quando ligada em temperaturas diferentes. Assim como uma antena pode ter o lóbulo de irradiação diferente quando ligada em fontes de alimentação diferente. Continuei.
    -Estudar semente de soja de forma isolada é tão impossível quanto estudar uma antena desligada. Assim, da mesma forma é um radio. A potencia que o rádio manda a antena irradiar, não depende só dele. Tudo esta entrelaçado.
    Para equacionar estes problemas, nós seres humanos, contamos com duas únicas ferramentas. As emoções e a razão. Querem ver? Se você estivesse dentro de um elevador especial que não gerasse ruído ou vibração e este elevador estivesse caindo contigo dentro, com uma aceleração de 4m/s². Como você poderia comprovar que estava caindo? Claro que é possível, mas como?
    Tem mais: A interdependência de todas as coisas é uma característica presente em todos os seguimentos. Querem ver?
    A revolução industrial gerou á partir de 1783 a revolução de 1830. A química de o ferro á partir de 1837 gerou a independência do Brasil. A química pesada no início deste século, gerou a revolução de 1930 no Brasil. O fordismo gerou a segunda guerra mundial. A informática e a bioquímica, gerou o fim da URSS. Tudo está conectado entre si.
    Meus amigos saíram da minha firma em silencio e muito meditativos, combinamos outro encontro para um epílogo. Se acontecer este encontro contarei para vocês. Antes do último até logo, um deles disse:
    - Feliz Natal.
    Obrigado, mas não te esquece de que Jesus Cristo também não foi o único capaz de gerar um efeito desencadeante, ele é um híbrido que englobou varias entidades solares de outras culturas milenares. Todas nascida em 25 de dezembro, todos filhos de virgens, todos com 12 discípulos, todos ressuscitados após 72 horas dos seus enterros. Nem eles funcionaram isolados.
    Meus amigos parecem não terem gostado do aparte, simplesmente me disseram:
    -Até lá.

    Um abraço.

    Gilvan

  8. #8

  9. #9

    Padrão Re: COMO SABER SE A ANTENA É BOA?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BOA ANTENA.jpg
Visualizações:	94
Tamanho: 	2,0 KB
ID:      	41573Nome:      exclamation.png
Visitas:     153
Tamanho:  648 Bytes

    COMO FAZER SE A ANTENA ESTA CONSTRUÍDA CORRETAMENTE? Fácil, olhe o desenho.
    Um abraço.

  10. #10

  11. #11

    Padrão Ensinar e lucrar

    ENSINAR E LUCRAR

    Vi no Youtube a filmagem de um ensaio de antena com uma explicação desastrosa. A filmagem acontecia num corredor onde uma antena recebia o sinal de outra.
    A experiência consistia em medir os sinais recebidos numa antena de diâmetro de 90cm com uma radoma (shield) e depois sem a radoma. O sinal era medido por um programa e lido na tela do laptop e o objetivo principal era o de promover a venda da antena.
    Inacreditavelmente o sinal lido com a radoma era 10 dBm mais forte do que sem a radoma. O apresentador com a anciã de vender seu produto garantia que poderia conseguir 10dBi de ganho nas antenas de da cada lado do enlace e que isso resolveria o problema de qualquer um. Ainda bem que a Fundação Nobel em Estocolmo não assistiu ao vídeo.
    Fiquei impressionado pela estratégia de venda e comecei a pensar. O mancebo apresentador, é meu conterrâneo, possui uma boa empresa aqui em Porto Alegre. Penso que ele acreditava sinceramente no resultado da sua medida, a radoma colocada na frente da antena dava um ganho de 10dBm e pronto. A prova estava no medidor.
    Sempre tive muito cuidado na relação entre o cálculo e a medida. Penso que é mais fácil calcular do que medir. A medida esconde ardis que só muita teoria pode revelar. O cálculo tem como pratos da balança o certo e o errado e como fiel da balança, o sinal de igualdade. Assim até eu.
    A teoria da relatividade só deixou Einstein famoso depois que mediram sua teoria, as continhas bonitas no papel que tinham sido publicadas não convenceu ninguém, mas fazer essa medição não foi mole.
    Para avaliar a qualidade da radoma mágica, considerei duas antenas, a primeira com um ganho igual a G1 e a segunda G2, com um ganho 10dBi a mais que G1. Qual a relação de tamanho entre estas duas antenas?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	218
Tamanho: 	19,2 KB
ID:      	41657Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	273
Tamanho: 	23,3 KB
ID:      	41658Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.png
Visualizações:	309
Tamanho: 	9,3 KB
ID:      	41659
    CONCLUSÃO
    Para que uma antena com diâmetro d=90cm fique com 10 dBi à mais de ganho, é necessário que seu diâmetro passe a ser 0,90x4,2= 3,7m.
    Ou a radoma possui poderes mágicos, ou as medidas feitas não foram corretamente interpretadas.
    PENSAMENTO
    Vender é bom, ensinar é melhor, mas às vezes se conflitam.

  12. #12

    Padrão Re: ALVORECER

    discutir conceitos tecnicos é um assunto bastante complexo, pois tudo se transforma, se molda atendendo e suprindo as necessidades da ocasiao, é claro que tudo tenha um fundamento teorio que confronte com a boa pratica. quando começamos uma discucao espondo teorias estas teorias pode ser sobre N assuntos, por exemplo no link " " é um assunto que enfabula a historia mas ha uma logica uma entidade de estudiosos de pesquisadores que tem suas conficcoes sobre fatos, sobre calculos, sobre o concreto, nao empregando de meios alucinogenos e ou religiosos. entao, voltando ao assunto das teorias de tecnicas de exploracao nos campos eletromagneticos para transporte de informaçoes e os modos de se obter o maximo de eficiencia nesta exploracao, eu sou um tanto suspeito para apoiar as ideias do sr gilvan, sinceramente eu so lamento que pessoas como Albert Eisten,Galileu Galilei, Aristóteles, Nicolau Copérnico, Isaac Newton, Martinho Lutero, Karl Marx, Platão, Beethoven, Sigmund Freud, Martin Luther King, Malcon X, Mozart, Mahatma Gandhi, Leonardo da Vinci, Santos Dumount que ja patiram e é certo que um dia o Sr Gilvan tambem parta, pra mim cada um destes mensionados teve seus devaneios de sonhos e a coragem de se esporem e materializar muita coisa, sei é aos olhos de muitos muita coisa parece loucura, as veses ate é, voce ja parou pra pensar em voce mesmo na acao de se enganar assinstindo um filminho 3d ou preferencialmente 6D, voce esta consiente porem tera momentos de entrega total a interacao, e que, nada mais foi ou sera um nó que sua capacidade de interpretacao cerebral baseado no ambiente.

    quanto os teoremas do sr gilvan, ao meu nao sao ficcao, trata-se se realismo, o que ocorre é uma MÁ interpretacao de muitos leitores que procuram solucoes, meu caros colegas, hoje é possivel uma pessoa ter o seu coracao trocado, substituido, ai que esta a questao, INSTRUMENTOS para fazer a façanha acontecer, ai te pergunto voce acha mesmo que conseguira tirar 100% de proveito de TMagico por exemplo sem um ANALIZADOR DE SPECTRO e muito ensaio pra se ter dominio das tecnicas a serem empregadas? voce acha que conseguira aterrar canais anterior e posterior ao canal que queira fazer uso sem o uso de ANALIZADOR SPECTRAL? voce acha que vai conseguir ajustar um interferometro sem um ANALIZAR SPECTRAL? pra mim as resposta sao, é o mesmo que voce querer fazer alpinismo no corcovado calçando chinelo avainas, barbante e usando um short de banho, pra mim, desde a apresentacao dos teoremas eu nunca tive duvidas das funcionalidades bem como a NECESSIDADE de instrumentos para o manuseio dos disposivos. a questao é, tem pseudos tecnicos que men nunca leu uma linha sobre pelo menos o que é o instrumento que deveria fazer parte de sua mala de trabalho. bom chega de doidera, vamos todos nos aperfeiçoar profissionalmente e termos um 2013 vitorioso. fiquem todos com deus.

  13. #13

    Padrão Re: ALVORECER

    RADOMO

    Um radomo apropriadamente desenvolvido só serve para minimizar os riscos de danos nos processos naturais do ambiente físico que estariam expostas as antenas. Nada mais.
    Sua missão é cobrir e proteger as antenas e interferir o mínimo possível no campo de radiação. Um radomo sempre afeta o sistema radiante de antena. Não existe radomo perfeito. Em termos operacionais, o radomo não é completamente transparente a radiação da antena.
    Efeitos prejudiciais do radomo são: Deflexão do feixe, perda de transmissão, reflexão de potência, despolarização da antena, mudança de fase da onda e ruídos em geral.
    O radomo sombreia a abertura da antena fazendo com que a energia se disperse para os lóbulos laterais da antena.
    Se a antena estiver instalada em local onde cai muita neve, o radomo é uma excelente proteção.