+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    Vamos la, caros amigos:
    Link A)
    PPPOE adsl oi
    Gateway pra as maquinas navegarem na rede: xxx.254
    Esta funcionando perfeitamente, criei o client de discam o nat e a rota e tá 100%
    Link B)
    IP fixo válido direto 189.xxx...
    Gateway pra quem quiser navegar via este link: xxx.253
    Setei o ip em ip>address fiz a nat e a rota, mas quem navega pela .253 continau navegando pela oi.
    Alguem saberia me ajudar a ver aonde esta o erro? Mas atencao, nao quero fazer load balance quem for navegar vai setar na placa de rede do micro o agt 254 pra oi ou se prefere da outra empresa via gateway 253.
    Abraços!!

  2. #2

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    Opa Boa Noite, seria mais interessante vc marcar as rotas em mangle...e depois eu routes vc setar em qual grupo vai sair cada gateway.

    Abraco

  3. #3

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    sabe me dizer como faco isso?

  4. #4

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    Citação Postado originalmente por arrjnet Ver Post
    Opa Boa Noite, seria mais interessante vc marcar as rotas em mangle...e depois eu routes vc setar em qual grupo vai sair cada gateway.

    Abraco
    mais que um dá dicas pela metade ou menos da metade...
    se alguem tiver loadbalance e for marcar rotas no mangle para classe de ip sair por link a ou b
    tabela de rotas do loadbalance vai pro espaço , daí adeus loadbalance.
    pelo menos no meu loadbalance não funcionou.
    se vc conseguir meu amigo,,,olha !!! posta aí pra nós.


  5. #5

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    repetindo, não quero um load balance

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    Citação Postado originalmente por LKS45 Ver Post
    Vamos la, caros amigos:
    Link A)
    PPPOE adsl oi
    Gateway pra as maquinas navegarem na rede: xxx.254
    Esta funcionando perfeitamente, criei o client de discam o nat e a rota e tá 100%
    Link B)
    IP fixo válido direto 189.xxx...
    Gateway pra quem quiser navegar via este link: xxx.253
    Setei o ip em ip>address fiz a nat e a rota, mas quem navega pela .253 continau navegando pela oi.
    Alguem saberia me ajudar a ver aonde esta o erro? Mas atencao, nao quero fazer load balance quem for navegar vai setar na placa de rede do micro o agt 254 pra oi ou se prefere da outra empresa via gateway 253.
    Abraços!!
    Vamos la, http://mikrotikfacilnet.blogspot.com...-gateways.html segue o tutorial, vc pode fazer usando com duas saidas distintas e NAT distintos para cada link pronto.



    Abraco

  7. #7

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    Como eu adapto que um link é ppoe e não fixo? Esse load balance baseia no ip da estacao pra fazer o load, mas eu não quero o load apenas ter 2 gateways no mikrotik cada gw fazendo nat de um dos links. Se alguém souber....

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    Citação Postado originalmente por LKS45 Ver Post
    Como eu adapto que um link é ppoe e não fixo? Esse load balance baseia no ip da estacao pra fazer o load, mas eu não quero o load apenas ter 2 gateways no mikrotik cada gw fazendo nat de um dos links. Se alguém souber....
    Bom dia amigo, e somente um exemplo, as entradas sao exemplos, vc quer usra seu modem em bridge discando pppoe e so adaptar, as saidas sao dois nat feito marcacao de pacote, se vc usar da saida hotspot ou pppoe para seus clientes amigo e so adaptar ele marcara os pacotes vindos de cada clase de ip e fara mascarede entao e so estudar um pouco e adaptar o principio e este.


    um bom dia

  9. #9

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    Citação Postado originalmente por LKS45 Ver Post
    Vamos la, caros amigos:
    Link A)
    PPPOE adsl oi
    Gateway pra as maquinas navegarem na rede: xxx.254
    Esta funcionando perfeitamente, criei o client de discam o nat e a rota e tá 100%
    Link B)
    IP fixo válido direto 189.xxx...
    Gateway pra quem quiser navegar via este link: xxx.253
    Setei o ip em ip>address fiz a nat e a rota, mas quem navega pela .253 continau navegando pela oi.
    Alguem saberia me ajudar a ver aonde esta o erro? Mas atencao, nao quero fazer load balance quem for navegar vai setar na placa de rede do micro o agt 254 pra oi ou se prefere da outra empresa via gateway 253.
    Abraços!!
    cara essa situação é boa pra gente quebrar á cabeça,, boa !! boa!!!
    me responda uma coisa vc usa hotspot ou só dhcp ou ppoe....


  10. #10

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    Citação Postado originalmente por wondernetwork Ver Post
    cara essa situação é boa pra gente quebrar á cabeça,, boa !! boa!!!
    me responda uma coisa vc usa hotspot ou só dhcp ou ppoe....

    sem hotspot, so no nat mesmo

  11. #11

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    é amigos, o difícil não é fácil.

  12. #12

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    Olá

    Tenho em produção em um cliente o que você deseja. Proceda assim:

    - Deixe o gateway default para sair IP-Dedicado...(0.0.0.0/0 para 189....253)
    - Crie uma nova rota gateway para sair pelo ADSL com marcação (Routing Mark)...(0.0.0.0/0 para IP_Modem-ADSL - LINKDSL)

    OBS1: LINKDSL é o nome da marcação em Routing Mark
    OBS2: Deixo o Modem fazendo a autenticação do ADSL

    - Faça os devidos mascaramentos de suas redes em Firewall / NAT para o Link Dedicado e para o ADSL

    - Por último, faça a marcação dos pacotes/rotas em Firewall Mangle. Por padrão tudo sairá pela gateway default, para utilizar o ADSL basta criar uma regra marcando a rota de saida. Exemplo.:

    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=LINKDSL passthrough=yes protocol=tcp src-address=192.168.100.0/24 dst-port=80

    OBS: O Exemplo acima, marca como rota de saída o ADSL para a porta 80 da rede 192.168.100.0/24

    Espero ter ajudado...

    Att

  13. #13

    Padrão Re: MKT com 2 gateways e 2 links diferentes

    Deixar o modem autenticando não posso, preciso que fique em bridge e o mk que disque. Se souber como adaptar eu agradeço...