+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Nagios

    Ola Pessoal,ouvir falar muito nesse nagios,para monitoramento da rede ptp e tudo mais,queria saber mais sobre esses sistema?desde ja agradeço....

  2. #2

    Padrão Re: Nagios

    Bom Dia Amigo,

    Nagios3 e uma exelente ferramenta para monitoramento de hosts, alem de monitorar os host usando ICMP ele cria um mapa da rede, mostrando o que esta ligado no que, dando uma maior facilidade na identificacao de qualquer problema na rede, junto com ele existe o cacti que e utilizado para graficos de consumo de banda, consumo eletrico , consumo de CPU e ate mesmo temperatura, utilizando do SNMP.

    Quando bem configurados ajudam e muito na manutencao da rede logica e ate mesmo na identificacao fisica de equipamentos e localidade.

  3. #3

    Padrão Re: Nagios

    Fora o Nagios tem o Zabbix também, que sao excelentes sistemas, mas de difícil implementacao para quem está comecando a aprender lidar com eles

    Se quiser um monitoramento mais simples, porém mais efetivo de inicio, recomendo o Cacti, que embora com menos recursos que os demais, serve para ver o quanto de banda um cliente está consumindo e mais algumas variáveis baseadas em SNMP, vale a pena comecar por ele.

  4. #4

    Padrão Re: Nagios

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Fora o Nagios tem o Zabbix também, que sao excelentes sistemas, mas de difícil implementacao para quem está comecando a aprender lidar com eles

    Se quiser um monitoramento mais simples, porém mais efetivo de inicio, recomendo o Cacti, que embora com menos recursos que os demais, serve para ver o quanto de banda um cliente está consumindo e mais algumas variáveis baseadas em SNMP, vale a pena comecar por ele.
    Amigo o Nagios e de mais facil implementacao que o Cacti.Eu aconselho comecar pelo Nagios, Zabbix e muito complexo mas vale a pena para ter um monitoramento centralizado e confiavel, Pode usar o TheDude que o modo mais simples(Configuracao) e roda sobre Windows, Cacti contem centenas de plugins assim como Nagios porem e mais complexo pois seu foco de monitoramento e sobre SNMP alem de poder desempenhar todas as funcoes do nagios.


  5. #5

    Padrão Re: Nagios

    Eu já achei mais fácil comecar pelo Cacti. Comecei pelo Nagios e nao consegui fazer nada, fui no Zabbix e consegui "monitorar" dois hosts. Fui para o Cacti e consegui gerar um relatório de consumo de banda.

  6. #6

    Padrão Re: Nagios

    M as o nagios roda emcima de algums O.S ou ele mesmo e seu o.s

  7. #7

    Padrão Re: Nagios

    Roda em cima de algum SO, como o Linux por exemplo.

  8. #8

    Padrão Re: Nagios

    Ele nao e seu propios S.O ele roda sobre todo tipo de OS Unix Like: Linux / BSD / Mac Server ..

    A um tempo ouvi falar sobre NagWin (Nagios para windows, mas nao pesquisei a fundo).