+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Fonte VOLT - Alimentando Equipamentos em 24v Consumo exagerado.

    Bom pesquisei, pesquisei e não achei.

    Vou descrever um pouco de minha rede.
    Ultilizo Routerboard 433AH na torre com cartões xr5, (Torre Aterrada, consequentemente setorial e Routerboard tb)
    Rocket M5 + Basestation.
    Nanobridge para enlaces curta distancia.

    Estou colocando uma fonte de 24v por 20A com 20 portas PoE
    Usando Cabos Blindados Hercules

    BOM o que ocorre é o seguinte.

    Quando conecto o nanobridge na fonte, tudo fica normal consumo de 0,20A. (o mesmo não está tendo contato com a torre, e o cabo hercules está com sua malha desligada sendo assim nao está aterrado.)
    O problema ocorre quando ligo o Rocket ou a RB que estão aterradas na torre, quando ligo uma delas a fonte pula de um consumo de 0,20A p/ 4A. (Acontece mesmo com o cabo Hércules sem sua malha de aterramento conectada).

    Fiz alguns testes com routerboards e percebi que o cabo marrom o - da contato com o terra, fiz testes em nanobridges com portas blindadas e deu a mesma coisa, todos aterram o marrom.

    Bom creio que estou errado, mas que eu saiba na corrente continua o azul no caso cabos 4 e 5 passa 24v e o marrom cabos 7 e 8 retornam 24v, sendo assim nenhum poderia estar aterrado, pois ocasionaria em fuga, correto?

    Aguardo alguma ajuda já esgotei tenta.

    Desde-já Agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Fonte VOLT - Alimentando Equipamentos em 24v Consumo exagerado.

    Estou comecando a usar essas fontes agora, ja estou com 8 delas em funcionamento e ta indo bem.

    Com respeito ao negativo da fonte estar aterrado, bom, eu tenho uma torre que queimava equipamento direto, inclusive as fontes, aí decidi aterrar o negativo delas, pois a fonte q eu uso la nao tinha o pino de aterramento, ja faz 2 anos q ta lá e nunca mais queimou equipamento, nao sei quanto q ta o consumo, mas quando tiver um tempo vou medir e fazer uns testes, nao me lembro da marca da fonte no momento.

    Abracos...

  3. #3

    Padrão Re: Fonte VOLT - Alimentando Equipamentos em 24v Consumo exagerado.

    experimenta utilizar 220V para alimentar a fonte, talvez o problema seja entre a FASE e o NEUTRO da rede 110v, e 220v são duas fases, eu costumo utilizar somente 220v em minhas torres, pois no 110v 0 Neutro é junto com o aterramento, e quase sempre os aterramentos da rede eletrica das concessionarias são pessimos.

  4. #4

    Padrão Re: Fonte VOLT - Alimentando Equipamentos em 24v Consumo exagerado.

    Toda fonte chaveada comum e todo aparelho comum tem o negativo ligado na carcaça que poderá ser aterrada, isso nunca causou problemas (Só ajuda, manda pro terra todos ruídos), então nenhum equipamento normal em bom estado, com uma fonte normal em bom estado, devia ter esse comportamento.

    SE algum desses equipamentos tivesse o "negativo com relação a massa", chamavel também de terra virtual, esse não pode ser aterrado, até porque está no nome, é a massa que se aterra, não o negativo (Som de carro é assim em muitos casos, nenhum dos 2 fios que vão pra cada alto falante pode ser ligado ao gnd do carro, usa-se amplificador em bridge pra dar mais potencia pros mais surdos)

    A impressão que eu tenho é que o VRM de algum desses equipamentos está com problema, diodo ou mosfet em curto poderia fazer isso (Mesmo MK tendo ponte retificadora só uma das junções PN pode estar em curto).

    Mas enfim... em circuito mais parudo (Duravel) o lugar do negativo é aterrado mesmo.
    A rede 802.3 não tem aterramento porque sua função é justamente ser plug and play do ponto de vista de não precisar equalizar terra em grande distancia (Experimenta ligar 2 pc's via cabo serial de um quarteirão ao outro (RS485), entre a carcaça de um e de outro pc pode ter facil facil 30V), eles são isolados da rede elétrica e do aterramento local por transformadores (Ou drivers), as vezes o transformador tem uma derivação central aterrada pra aguentar power over datalines, mas a regra é isolamento.

    Eu re-faria os conectores por precaução, verificaria a pinagem detalhadamente... dependendo do tipo de trafo/driver pode ter digamos 10 ohms entre uma via de dados (Da rede) e o gnd, uns 100W de consumo (24V 4A) precisa um resistencia baixa assim mesmo pra existir.

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Fonte VOLT - Alimentando Equipamentos em 24v Consumo exagerado.

    Bom dia, cocordando com os dois amigos.

    o que pode estar ocorrendo e uma dferenca de potencial devido aos aterramentos ou propria resistencia do cabo de uma ponta a outra.

    ou rede fases x fases que ao aterrar a malhar esta fazendo curto significativo nao total aponto de derrubar a fonte mas gerar um consumo por causa da resistencia do comprimento do cabo, isto ja ocorreu comigo quando a empresa de eletrificacao da minha cidade inverteu as fases da rede ocorrendoroblema por que me rack e aterrado com isto fazendo o consulmo de energia subir as alturas ate descobrir olha levei um tempo.


    abraco amigo,segue a orientacao dos colegas