+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up duvidas sobre Mikrotik

    Boa noite galera, recentemente montei um provedor de internet,
    em um interior, contratei um pacote de 15 mega full, porem eu não tenho servidor próprio, eu alugo de um outro provedor
    só que percebendo algumas coisas eu vi que estou pagando um preço muito caro pela banda e outra pessoa está usando,
    e sem falar que quando tem que cadastrar usuário no servidor é maior briga, então resolvi montar meu próprio servidor, a pergunta que eu faço qual qual é o servidor que eu possa montar sem gastar muito dinheiro e que der pra me gerenciar meus clientes, gerenciar banda e e seja seguro etc, se alguém poder me ajudar eu agradeço,
    atualmente estou usando na minha torre 4 painel Ubiquiti Airmax Basestation Am-5g17-90 17dbi 90º 5ghz

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: duvidas sobre Mikrotik

    bom dia, fala mais de sua rede, quantos pops vc tem, e se esta e roteado ou esta em bridge?

    eu sugiro o uso para gerenciamento e cadastro o mk-auth com radius e pppoe

    otimo gerenciador.

  3. #3

    Padrão Re: duvidas sobre Mikrotik

    bom Rodrigo Rodrigues de Mattos
    minha rede é composta por uma
    Antena Ubiquiti Nano Bridge M5 Nb-5g22 5ghz 5.8 Ghz

    essa recebe o sianal do do provedor que eu aluguei o servidor ela esta configurada em bridge tbm 4
    Ubiquiti Airmax Basestation Am-5g17-90 17dbi 90º 5ghz

    os clientes usam NanoStation Loco M5 5 Ghz no modo Ap
    gostaria de montar um servidor pelo menos pra começar e tirar do outro provedor
    Uma Rb seria uma solução pelo menos pra começar,?
    A outra duvida disponho de meu plano de 15 mega full quantos clientes posso conseguir com essa velocidade, deixando os clientes satisfeito etc

  4. #4

    Padrão Re: duvidas sobre Mikrotik

    Meu amigo, bom dia.

    Estou com o demattos. O Mk-Auth é uma excelente solução para você, e uma RB1100 vai te dar uma folga de uns 150 clientes simultâneos no PPPoE. Mas só que você precisa ter noção de alguma coisa, se não vai precisar contratar consultoria pra te ajudar aí. Sem ter noção de planos de Internet, garantia de banda, roteamento, NAT, PPPoE, etc, seu provedor vai capengar um pouco até conseguir andar com as próprias pernas.

    Precisando de algo, entre em contato.

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: duvidas sobre Mikrotik

    Citação Postado originalmente por dbnet Ver Post
    bom Rodrigo Rodrigues de Mattos
    minha rede é composta por uma
    Antena Ubiquiti Nano Bridge M5 Nb-5g22 5ghz 5.8 Ghz

    essa recebe o sianal do do provedor que eu aluguei o servidor ela esta configurada em bridge tbm 4
    Ubiquiti Airmax Basestation Am-5g17-90 17dbi 90º 5ghz

    os clientes usam NanoStation Loco M5 5 Ghz no modo Ap
    gostaria de montar um servidor pelo menos pra começar e tirar do outro provedor
    Uma Rb seria uma solução pelo menos pra começar,?
    A outra duvida disponho de meu plano de 15 mega full quantos clientes posso conseguir com essa velocidade, deixando os clientes satisfeito etc

    como nosso amigo @uesleycorrea descreveu esta seria a solucao para inicio, ja quantos cliente vc consegue, vai depender das velocidades ofertadas, sugiro vc da uma estudada boa em controle banda e burst com mikrotik. Outra ponto importante e um monitoramento de seus clientes, o comportamento deles referente ao uso da internet tambem e um fator determinante no aproveitamento do seu link, um exemplo, tem aqueles clientes que so usam facebook emal e msn, tem aqueles que baixam frequentemebte videos e musicas. Para concluir uma analize tem que ser feita para avaliar o aproveitamento do seus link x quantidades de clientes com qualidade, se puder contrate alguem para fazer esta configuracao inicial e treinal vc com o mk-auth que e espetacular se bem aproveitado.


    abraco, se precisar add meu skype que se encontra no minha assinatura


    feliz natal

  6. #6

    Padrão Re: duvidas sobre Mikrotik

    Citação Postado originalmente por dbnet Ver Post
    Boa noite galera, recentemente montei um provedor de internet,
    em um interior, contratei um pacote de 15 mega full, porem eu não tenho servidor próprio, eu alugo de um outro provedor
    só que percebendo algumas coisas eu vi que estou pagando um preço muito caro pela banda e outra pessoa está usando,
    e sem falar que quando tem que cadastrar usuário no servidor é maior briga, então resolvi montar meu próprio servidor, a pergunta que eu faço qual qual é o servidor que eu possa montar sem gastar muito dinheiro e que der pra me gerenciar meus clientes, gerenciar banda e e seja seguro etc, se alguém poder me ajudar eu agradeço,
    atualmente estou usando na minha torre 4 painel Ubiquiti Airmax Basestation Am-5g17-90 17dbi 90º 5ghz
    cara é o seguinte, por expêriencia própria
    tenho 160 clientes em 15 megas gvt
    ums 20 clientes com 1 mega
    o resto dos clientes com 512 kbps

    o resto pra gerenciar melhor custo beneficio com certeza é o mk-auth (aqui vc usa um pc)
    pra servidor bom é rb 100 ou 1100 ou 1200.
    e se vc não tiver dinheiro pode montar num pc mesmo, que aliás dá mais processamento

    agora pra configurar esses equipamentos é outra conversa...

    á e feliz natal para vc e todo o munnnndo !!!!!

  7. #7

    Padrão Re: duvidas sobre Mikrotik

    • @wondernetwork deu uma boa dica, se esta sem dinheiro para investir monte em UM PC. Alugar servidor para este caso é furada.

      Uma RB 1100 é uma otima opção se puder investir.

      Em seguinda Configurar:
      * DNS
      * Rota Default
      * PPOE Server ou Hotspot
      * QOS
      etc


  8. #8

    Padrão Re: duvidas sobre Mikrotik

    sangue,minha rede
    17m full
    mkauth
    servidor rb1100
    250 clientes
    rede em brigde
    altenticação pppoe
    planos de 1m(real 512k),configura um burst direitinho q funfa legal
    as autenticações são feitas direto pelo proprio nanostation,ou seja o cliente não mexe em nada é tudo no automatico

    resumo um luxo

    obs:agora para recebimento tem q seguir uns passos,uso carne com 12 meses e uso cob caixa porq é o de valor mais baixo por boleto pago.mas vc pode usar qualquer banco,ate mesmo os gerencianet da vida e tal.sendo q vc deve lembrar q cada um tem seu valor por boleto pago.

    outra coisa amigo,se sua rede ficar diretinho dá para vc tocar sua rede com ate uns 300 clientes sozinho,vai depender de sua disposição e conhecimento.

  9. #9

    Padrão Re: duvidas sobre Mikrotik

    Amigo configurando todos clientes direito, com sinal bom, visada boa, configuração correta só nessa torre da pra colocar 300 clientes fácil...

  10. #10

    Thumbs up Re: duvidas sobre Mikrotik

    Bom gente quero agradecer a todos vcs que tiraram minhas duvidas todas as respostas
    estão bem relacionadas vou analisar todas as opiniões e botar em pratica so não vou fazer isso agora
    pois esta chegando ano novo ai tenho que me diverti um pouco kkk
    mais uma coisa eu garanto eu fui buscar informações no lugar certo
    e assim que eu estiver montando meu servidor eu posto pra vcs os resultados vlw galera