+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NanoStation M5 PTP

    Olá pessoal, meu provedor é bem pequeno ainda e estou montando um segundo site para atender aos clientes do outro lado da cidade, realizei o PTP com dois NanoStation M5 porem o resultado ficou horivel, voces podem me dar alguma sugestão.

    A distancia entre os dois pontos é de 2.0km.

    Seguem alguns screenshots.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2012-12-25 às 20.47.32.png
Visualizações:	230
Tamanho: 	46,6 KB
ID:      	41462Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2012-12-25 às 20.49.12.png
Visualizações:	213
Tamanho: 	49,6 KB
ID:      	41463Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2012-12-25 às 20.47.17.png
Visualizações:	168
Tamanho: 	20,3 KB
ID:      	41464

  2. #2

    Padrão Re: NanoStation M5 PTP

    Como esta a visada?

  3. #3

    Padrão Re: NanoStation M5 PTP

    Bem independente do equipamento usado.

    1- Analisar se o enlace tem visada?!
    2- Verificar nivel dos ponto . " altura "

    De outro modo coloca teus nanos em 20Mhz ele pode lhe dar um desempenho melhor.

    E lembre-se tem visada? O equipamento que voce esta usando é otimo MAS não faz milagres.

  4. #4

    Padrão Re: NanoStation M5 PTP

    A visada é completamente limpa, um dos equipamentos está em uma caixa de agua de 22 metros e o outro está em uma torre de 14 metros, visada perfeita, zona de fresnel limpa.

  5. #5

    Padrão Re: NanoStation M5 PTP

    Acabei de realizar um teste e percebe que o RX está baixo demais, o TX está até que bom.

    Alguma idéia ?

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: NanoStation M5 PTP

    Citação Postado originalmente por Pedro H Almeida Ver Post
    Olá pessoal, meu provedor é bem pequeno ainda e estou montando um segundo site para atender aos clientes do outro lado da cidade, realizei o PTP com dois NanoStation M5 porem o resultado ficou horivel, voces podem me dar alguma sugestão.

    A distancia entre os dois pontos é de 2.0km.

    Seguem alguns screenshots.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2012-12-25 às 20.47.32.png
Visualizações:	230
Tamanho: 	46,6 KB
ID:      	41462Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2012-12-25 às 20.49.12.png
Visualizações:	213
Tamanho: 	49,6 KB
ID:      	41463Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2012-12-25 às 20.47.17.png
Visualizações:	168
Tamanho: 	20,3 KB
ID:      	41464



    Boa noite amigo,


    Vou deixar aqui um critica construtiva, por que vc esta usando para fazer um ptp nanostation de tem 45 graus de abertura vc esta jogando sinal para todas direcoes neste angulo sujanto do espectro 5.8 que em breve estara todo poluido por causa destas praticas.

    Sugiro que use ara fazer ptp antenas derecionais por exemplo nanobridge.


    Bom, verifique potencia alinhamento e nivelamento da antena e coloque em 20 Mhz para testes.
    Última edição por demattos; 26-12-2012 às 01:09. Razão: adicionar dados

  7. #7

    Padrão Re: NanoStation M5 PTP

    Os sinais das Chains (chain0 e chain1, ou ainda, vertical e horizontal) devem estar iguais para um bom desempenho do enlace, alem disso, voce deve verificar qual o melhor canal a ser utilizado (utilize o airview).

    A recomendação é não utilizar NanoStation para Ponto-a-Ponto, dependendo da capacidade que voce tenha necessidade, utilize NanoBridge ou até mesmo AirGrid.

  8. #8

    Padrão Re: NanoStation M5 PTP

    Aproveitando a deixa, concordo com os amigos Demattos e Alexandre Correia!

    1° 20 Mhz;
    2° baixar potencia e ir aumentando aos poucos nos teste (estes rádios tem comportamento horrivel com potencia alta)
    3° usar antenas como Nanobridge e Airgrid possuem angulo de abertura + fechados. Você fara o bem para o 5.8 em sua região e colherá o fruto menos interferência por conta de antenas com angulo de abertura menor...

  9. #9

    Padrão Re: NanoStation M5 PTP

    Obrigado pelas dicas pessoal, realizei mais alguns testes e o problema era no nivelamento dos aparelhos.

    Este PTP é provisório pois já tinha estes equipamentos aqui, vou substituir eles por NanoBridge M5 em breve para deixar igual meu outro site.

    Um Abraço.