+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik + PPPoE

    Olá pessoal, estou com idéia de alterar meus clientes para PPPoE, hoje utilizo o sistema Mac+IP.

    Tenho algumas questões.

    1 - Vocês geralmente criam um Pool de Ips e distribuem para cada usuario ou cada usuario vocês setam os IPs ?
    2 - Como vocês evitam o trafego de rede entre os usuarios de um mesmo setor ?

    Gostaria tambem de algum exemplo de range de IPs que utilizam e tudo mais para ter um norte e me basear na configuracão de vocês.

    Um Abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik + PPPoE

    Olha, PPPoE é mole para o gato. Cria um pool de IPs e configura o servidor PPPoE para utilizar esse pool. Nao tem muito segredo.

    O mais legal é que você pode criar cliente a cliente manualmente e dar um ip fixo a cada um.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik + PPPoE

    Obrigado pelo retorno Eriberto, e como fica a questão de isolar os clientes ?

    Um Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik + PPPoE

    Eu acho que o próprio PPPoE isola os clientes. Foi um dos motivos que me motivou a utiliza-lo. Nao tenho muito conhecimento teórico, mas se quiser levantar um setor ou colocar alguns clientes em PPPoE para testar eu te ajudo.

    Você pode pegar uma RB750 e alguns computadores como laboratório (pode até ser um computador com várias máquinas virtuais) e cada computador (ou vm - de aqui em diante denominada computador) com seu discador PPPoE. Essa RB você deixa fazendo NAT normalmente e manda os clientes para a internet através dela.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik + PPPoE

    Amigo,
    PPPOE é ótimo. Basicamente é um túnel virtual entre o servidor e seu cliente. Automaticamente seus clientes ficam isolados.
    Tem muito material na internet. Procure como Mikrotik pppoe servidor.

    Particularmente fiz igual ao do Manual MK-auth: http://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe
    Se vc não tem Servidor Radius, basta desconsiderar o pool pag. de corte e não habilite aba radius....Fora isso não muda praticamente nada.