+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rb 750 duas faixas de rede na porta lan - eth03

    Comprei uma RB 750(sem wirelles) recentemente na porta eth03, eu estou utilizando um roteador tp-link 3420 em modo bridge para prover conexão wi-fi aos funcionários de uma pequena empresa, alguns funcionários usam somente notebooks ao invés de PCs. Sendo assim quero saber se tem como na mesma interface (eth03) gerar duas faixas de IPs uma para funcionários e outras para visitantes que as vezes recebemos e por fim precisamos disponibilizar a internet para os mesmos, por fim não gostaria que esses visitantes estivessem na mesma faixa dos funcionários. O roteador da tp-link herda esta configurações pre-definidas na interface ou tenho que trocar o firmware do roteador por outro mais inteligente?

    Não sei se minha solução é criar um hot-spot com duas faixas de rede, por favor deixe as suas considerações? Qual solução indicado p/meu uso cotidianamente.

    Precisarei utilizar algumas politicas de segurança, bloquear sites redes sociais, downloads, etccc qual recurso utilizar da MK Firewall ou WebProxy?

    Att

    Marcelo Pita

  2. #2

    Padrão Re: Rb 750 duas faixas de rede na porta lan - eth03

    Citação Postado originalmente por infomachine Ver Post
    Comprei uma RB 750(sem wirelles) recentemente na porta eth03, eu estou utilizando um roteador tp-link 3420 em modo bridge para prover conexão wi-fi aos funcionários de uma pequena empresa, alguns funcionários usam somente notebooks ao invés de PCs. Sendo assim quero saber se tem como na mesma interface (eth03) gerar duas faixas de IPs uma para funcionários e outras para visitantes que as vezes recebemos e por fim precisamos disponibilizar a internet para os mesmos, por fim não gostaria que esses visitantes estivessem na mesma faixa dos funcionários. O roteador da tp-link herda esta configurações pre-definidas na interface ou tenho que trocar o firmware do roteador por outro mais inteligente?

    Não sei se minha solução é criar um hot-spot com duas faixas de rede, por favor deixe as suas considerações? Qual solução indicado p/meu uso cotidianamente.

    Precisarei utilizar algumas politicas de segurança, bloquear sites redes sociais, downloads, etccc qual recurso utilizar da MK Firewall ou WebProxy?

    Att

    Marcelo Pita
    Bom até onde sei, é possivel sim criar mais de uma faixa de ip por interface, para bloqueios simples ultilize o proprio firewall junto com o WebProxy, no forum tem material sobre o assunto.
    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Rb 750 duas faixas de rede na porta lan - eth03

    Só nao coloque dois ips da mesma rede em portas diferentes. Na Eth3 você pode colocar vários ips, sem problema, desde que de redes diferentes.

    Exemplo:
    Eth1 = 192.168.0.0/24
    Eth2 = 192.168.1.0/24
    Eth3 = 192.168.2.0/24
    Eth3 = 192.168.3.0/24
    Eth4 = 192.168.4.0/24
    Eth5 = 192.168.5.0/24
    Eth3 = 10.0.0.0/24

    Tenho 3 faixas de ip na Eth3 e outras nas outras portas, mas todas de faixas diferentes. O que nao posso fazer:
    Eth2 = 192.168.1.1/24
    Eth3 = 192.168.1.10/24

    Nesse exemplo tenho duas portas com dois ips da mesma faixa, isso da problemas de roteamento, embora a RB aceite. Em Cisco o roteador nao aceita.

  4. #4

    Question Re: Rb 750 duas faixas de rede na porta lan - eth03

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Só nao coloque dois ips da mesma rede em portas diferentes. Na Eth3 você pode colocar vários ips, sem problema, desde que de redes diferentes.

    Exemplo:
    Eth1 = 192.168.0.0/24
    Eth2 = 192.168.1.0/24
    Eth3 = 192.168.2.0/24
    Eth3 = 192.168.3.0/24
    Eth4 = 192.168.4.0/24
    Eth5 = 192.168.5.0/24
    Eth3 = 10.0.0.0/24

    Tenho 3 faixas de ip na Eth3 e outras nas outras portas, mas todas de faixas diferentes. O que nao posso fazer:
    Eth2 = 192.168.1.1/24
    Eth3 = 192.168.1.10/24

    Nesse exemplo tenho duas portas com dois ips da mesma faixa, isso da problemas de roteamento, embora a RB aceite. Em Cisco o roteador nao aceita.

    Entendido, porém quero saber se tem como eu amarrar alguns mac-adress a uma determinada faixa de IPs, ou seja na ETH03 eu terei duas faixas de IPs, 10.0.0.0/24 e 192.168.5.0/24 e na porta eth03 um roteador tp-link em modo brigde, meu problema que posso ativar apenas um dhcp por cada interface, sendo assim única forma que vi de gerenciar essas duas faixas na mesma interface é amarrando os IPs tenho que predefini-lo tudo apartir da MK.

    Ou último caso utilizar dois roteadores, uma na porta eth03 e outro na porta eth04, uma vez que rb 750 não tem wirelles.

  5. #5

    Padrão Re: Rb 750 duas faixas de rede na porta lan - eth03

    Nao amarro Ip com MAC, mas acho que pode ser feito isso perfeitamente, e digo mais, aqui os meus clientes PPPoE usam uma faixa de IP diferente da faixa da minha rede interna. Obviamente só a RB consegue se comunicar com eles rss.