+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Segurança instalador de antenas

    Hoje aqui em Goias um estalador de antena morreu apos a telha 3.66 ter quebrado com ele encima, caindo de uma altura de 3 metros!

    Me bateu a duvida o que usar na casa do cliente? Apenas o capacete acho que não vai resolver o problema...

    Uma altura tão pequena já foi suficiente para tirar a vida do trabalhador!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         telha_brasilit_5mm.JPG
Visualizações:	337
Tamanho: 	13,0 KB
ID:      	41691
    Última edição por PedroGabriel; 08-01-2013 às 13:38.

  2. #2

    Padrão Re: Segurança instalador de antenas

    Acho que esse é um problema sério, e meio sem solução na verdade.

    É fácil ter segurança numa torre por exemplo, porque você se prende na torre (com o cinto adequado, claro) e, se ela não cair, você também não cai.

    Mas numa casa é complicado, pois você anda sobre o telhado e normalmente não tem um ponto de apoio para que possa prender o cinto para o caso do telhado quebrar.

    O que nós costumamos fazer aqui é uma verificação do local antes de subir. Analisar como está o telhado, entrar dentro da residência para, no caso de não ter laje na casa, ver o madeiramento do telhado, se o madeiramento está em boas condições para depois subir. E o técnico tem total autonomia para, no caso de o local não oferecer segurança, explicar isso ao cliente e não realizar a instalação.
    Neste caso, buscamos algum local que possa servir de alternativa, mesmo que tenha que utilizar um equipamento diferente do planejado.

    Claro que acidentes sempre vão acontecer. Eu mesmo pisei numa telha dessa que você citou há alguns dias e ela simplesmente não tinha madeiramento embaixo. Estava apenas encostada nas outras telhas. Mas era um telhado com laje, eu não cheguei nem mesmo a cair. Fiquei em pé encima da telha quebrada. Só deu um trabalhão pra trocar depois. rss

    Mas é sempre lamentável quando um trabalhador perde a vida num acidente de trabalho.

  3. #3

    Padrão Re: Segurança instalador de antenas

    complicado d+, todos devem estar usando todos os epis para minimizar porem um tipo de telha dessa até se ele tiver com capacete e cinto amarrado em algo, se ela quebrar vira um bisturi, é fatal, aqui pela redondeza teve um que perdeu a vida assim, a telha quebrou ele se segurou porem a telha fez um corte imenso em seu abdomen, e para evitar alguns problemas com trabalho é bom o cara ta todo equipado e preparado.

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Segurança instalador de antenas

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    Hoje aqui em Goias um estalador de antena morreu apos a telha 3.66 ter quebrado com ele encima, caindo de uma altura de 3 metros!

    Me bateu a duvida o que usar na casa do cliente? Apenas o capacete acho que não vai resolver o problema...

    Uma altura tão pequena já foi suficiente para tirar a vida do trabalhador!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         telha_brasilit_5mm.JPG
Visualizações:	337
Tamanho: 	13,0 KB
ID:      	41691
    Amigo,

    em telhado não tem outra opção a não ser colocar uma ripa, madeira, taba etc... qualquer coisa por cima da telha fechando ponto entre as madeiras do telhado, confiar em pisar somente neste telhas é complicado, é meio difícil transporta um pedaço de ripa mais é melhor do que correr o risco de perde a vida, aqui sempre quando vou fazer instalação levo a taba de aproximadamente 20cm de largura por uns 2,50m pra ficar 100% o bom é emborrachar ela por baixo com uma câmera de ar por exemplo cortada e apregoada na mesma proporção da madeira para não escorregar.

    abraços...

  5. #5

    Padrão Re: Segurança instalador de antenas

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Amigo,

    em telhado não tem outra opção a não ser colocar uma ripa, madeira, taba etc... qualquer coisa por cima da telha fechando ponto entre as madeiras do telhado, confiar em pisar somente neste telhas é complicado, é meio difícil transporta um pedaço de ripa mais é melhor do que correr o risco de perde a vida, aqui sempre quando vou fazer instalação levo a taba de aproximadamente 20cm de largura por uns 2,50m pra ficar 100% o bom é emborrachar ela por baixo com uma câmera de ar por exemplo cortada e apregoada na mesma proporção da madeira para não escorregar.

    abraços...
    Confesso que ando encima destas telhas por onde tem madeiramento. Mas vou aproveitar a dica da taboa!
    Obrigado

  6. #6

  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Segurança instalador de antenas

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    Hoje aqui em Goias um estalador de antena morreu apos a telha 3.66 ter quebrado com ele encima, caindo de uma altura de 3 metros!

    Me bateu a duvida o que usar na casa do cliente? Apenas o capacete acho que não vai resolver o problema...

    Uma altura tão pequena já foi suficiente para tirar a vida do trabalhador!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         telha_brasilit_5mm.JPG
Visualizações:	337
Tamanho: 	13,0 KB
ID:      	41691
    Boa tarde, digo isto por experincia propria srrsrs cai de um telhado tambem 2,5 metros resultado: luxacao no cotovelo, cavicula e uma costela pebrada e isto doi a paca, 20 dias com tipoia e uns 45 dias para costela soldar bem e nao doer mais e fisioterapia ate hoje meu cotofelo nao e mais o mesmo meu braco nao tem a mesma mobilidade rsrsrs.

    Mas nos carros de atendimento nao pode faltar alguns itens: Capacete, ocolos de protecao, luva e todos usam sapatao.

    Problema o tecnicos nao usam dizem que fica ruim trabalhar, olha so um caso, capacete, o cara nao estaca usando uma telha se soltou quando fixava a escada e acetou a cabeca 5 pontos o capacete no carro. O que ocorre estou sempre cobrado e insidencia tomar providencias de acordo com o ocorrido.

    agora subir em telhado o maior probelma e que nao tem como fixar uma corda ou cinto, alguns cuidados tem que ser tomados:

    - Muita Atencao, digo nao sabemos voar
    - Verificar Tipo de telhado a subir.
    - usar cabuas para servir de passarela ou retirar telhas no caminho onde for trabalhar caso a mesma seja de barro cozidol, em caso de telhado esmaltado nunca usar tabuas rsrsrs vira prancha de surf e o resultado e queda, Sapatao de solado de borracha da boa aderencia.
    - telha de fibro cimento ou amianto tem que ter atencao redobrada, por causa do formato como e fixado, geralmente se usa a estencao de ponta ponta da telha para fixar ficando um vao muito grande, se o telhado e novo ate 80kilos suporta dependendo do fabricante, mas se ja for usada e um perigo, alem da fragilidade cria limo esta p$%$ra.
    - Nao mando tecnico para campo apos peirodo longo de chuva ou uma noite de chuva forte a menos que no periodo da tarde tempo firme para secar a telha ( alem de seguranca para seu tecnico, menos gasto para o cliente com telha quebrada )
    - Dias muito quente mando com muita agua para um boa hidratacao e aqui no sul tem dado uns dia quentes, tive caso de tecnico passar mau em telhado e debaixo dele. rsrsrs

    Entao tenho estas medidas para evitar assidentes com meu pessoal.

    abraco a todos

  8. #8

    Padrão Re: Segurança instalador de antenas

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Boa tarde, digo isto por experincia propria srrsrs cai de um telhado tambem 2,5 metros resultado: luxacao no cotovelo, cavicula e uma costela pebrada e isto doi a paca, 20 dias com tipoia e uns 45 dias para costela soldar bem e nao doer mais e fisioterapia ate hoje meu cotofelo nao e mais o mesmo meu braco nao tem a mesma mobilidade rsrsrs.

    Mas nos carros de atendimento nao pode faltar alguns itens: Capacete, ocolos de protecao, luva e todos usam sapatao.

    Problema o tecnicos nao usam dizem que fica ruim trabalhar, olha so um caso, capacete, o cara nao estaca usando uma telha se soltou quando fixava a escada e acetou a cabeca 5 pontos o capacete no carro. O que ocorre estou sempre cobrado e insidencia tomar providencias de acordo com o ocorrido.

    agora subir em telhado o maior probelma e que nao tem como fixar uma corda ou cinto, alguns cuidados tem que ser tomados:

    - Muita Atencao, digo nao sabemos voar
    - Verificar Tipo de telhado a subir.
    - usar cabuas para servir de passarela ou retirar telhas no caminho onde for trabalhar caso a mesma seja de barro cozidol, em caso de telhado esmaltado nunca usar tabuas rsrsrs vira prancha de surf e o resultado e queda, Sapatao de solado de borracha da boa aderencia.
    - telha de fibro cimento ou amianto tem que ter atencao redobrada, por causa do formato como e fixado, geralmente se usa a estencao de ponta ponta da telha para fixar ficando um vao muito grande, se o telhado e novo ate 80kilos suporta dependendo do fabricante, mas se ja for usada e um perigo, alem da fragilidade cria limo esta p$%$ra.
    - Nao mando tecnico para campo apos peirodo longo de chuva ou uma noite de chuva forte a menos que no periodo da tarde tempo firme para secar a telha ( alem de seguranca para seu tecnico, menos gasto para o cliente com telha quebrada )
    - Dias muito quente mando com muita agua para um boa hidratacao e aqui no sul tem dado uns dia quentes, tive caso de tecnico passar mau em telhado e debaixo dele. rsrsrs

    Entao tenho estas medidas para evitar assidentes com meu pessoal.

    abraco a todos
    O amigo viu a reportagem que postei?

    Quando tiver um tempo da uma olhada. So aqui em Goias e o segundo que morre este ano, a matéria mostra muitos trabalhadores trabalhando sem segurança por lerdeza dos mesmos!
    A taboa pra este tipo de telha e uma boa pois se a telha quebra agente não despenca de cima...

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Segurança instalador de antenas

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    O amigo viu a reportagem que postei?

    Quando tiver um tempo da uma olhada. So aqui em Goias e o segundo que morre este ano, a matéria mostra muitos trabalhadores trabalhando sem segurança por lerdeza dos mesmos!
    A taboa pra este tipo de telha e uma boa pois se a telha quebra agente não despenca de cima...
    90% dos casos e falta de atencao e o velho ditado nunca vai acontecer comigo.

  10. #10

    Wink Re: Segurança instalador de antenas

    Aqui na minha empresa 2 tecnicos ja cairam de telhados, mas por puro descuido, um subiu num barracao e quebrou 6 telhas, detalhe nao tinha madeira e sim vigaU que era muito longe uma da outra deveria ter visto antes de subir, resultado caius quebrou 6 telhas e ficou uns dias de molho, ja outro tecnico vaiu quebrou 2 telhas e por sorte tinha um guarda roupa que absorveu a queda dele, mas sempre falta de atenção eu quando subi em telhado ando de 4 para evitar as quedas ate pq no carro fica dificil levar uma tabua... mas se vejo que nao tem jeito de subir ou o telhado eh fragiu nao tem instalação antes perde um cliente do que a vida #ficadica ...

  11. #11

    Padrão Re: Segurança instalador de antenas

    Citação Postado originalmente por hardboot Ver Post
    Aqui na minha empresa 2 tecnicos ja cairam de telhados, mas por puro descuido, um subiu num barracao e quebrou 6 telhas, detalhe nao tinha madeira e sim vigaU que era muito longe uma da outra deveria ter visto antes de subir, resultado caius quebrou 6 telhas e ficou uns dias de molho, ja outro tecnico vaiu quebrou 2 telhas e por sorte tinha um guarda roupa que absorveu a queda dele, mas sempre falta de atenção eu quando subi em telhado ando de 4 para evitar as quedas ate pq no carro fica dificil levar uma tabua... mas se vejo que nao tem jeito de subir ou o telhado eh fragiu nao tem instalação antes perde um cliente do que a vida #ficadica ...

    E so colocar um rack de teto no carro para carregar a taboa.

  12. #12

    Padrão Re: Segurança instalador de antenas

    bom dia a todos

    lamentamos o ocorrido, e pesames a familia,

    SEGURANÇA, é complicado, as empresas nao basta fornecer os equipamentos, se nao houver treinamento serio com certificacao o infeliz, inesperiente, iginorante do colaborador nao vai entender a importancia dos equipamentos e principalmente seguir uma rotina de segurança para todas as atividades que vá executar, eu sei que MUITOS dos casos nem a empresa sabe que tais procedimentos deveriam fazer parte do dia a dia da empresa, ai é onde ocorre alguns acidentes que poderiam ser evitados.

    ha ums 15 anos atras eu fiquei 30 dias de repouso por ter caido de um telhado de 3mt de altura, a telha quebrou, me cortei muito, nao na telha mas corri este risco, os cortes foram feitos pelos arames do gesso, vira uma navalha, entao, com esta esperiencia eu entendo um pouco o que é a iginorancia, ausencia total de conhecimentos de segurança, hoje sou cuidadoso e sigo uma rotinha de procedimentos mas isto eu so aprendi quando fui fazer um serviço em uma mineradora em pilar de goias e sim que entendi o que era procedimentos de segurança, procedimentos de rotina, ai pude entreder que é possivel minimizar ao maximo a segurança, hoje minha empresa tem LTCAT, PPRA, PCMSO e eu tenho certificacao NR6 http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr6.htm NR35 http://portal.mte.gov.br/data/files/...0Altura%29.pdf mas tem certificacoes pra ns atividades, tem um custo pra isto mas ´´e muito menor que uma vida ou uma invalidez periodica ou permanente.

    entao, fica a orientacao, nao basta oferecer os equipantos, pra mim, estes equivalem 10%, 90% é treinamento e consientizacao, outro detalhe, GENTE pelo amor de deus, façam seguros pro seus colaboradores, com parcela unica de 50,00 voce garante por 12 meses um seguro de 25 a 50.000,00 para seu colaborador, garantindo O SEU SUCEGO, pensa na dor de cabeça que a familia do rapaz que morreu vai dar pro empregador, nao caiam na coversa fiada de banco, faça um seguço com seguradora sem ser banco, banco quer te rancar 50,00 todo mes, se atentem sempre sobre esta questao de segurança, se por ventura eu pegar um colaborador em alguma situacao de risco eu o chamo na boa e falo, me caro colega vamos usar o equipamento de epi, pois se voce se acidentar e morrer vamos sentir muito sua falta, mas se voce se acidentar e nao morrer e ficar invalido vou sentir muito tambem mas ja parou pra pensar no trabalho que vai dar pra sua familia, eu acho que eles nao merecem isto, vamos usar SEMPRE os equipamentos, voce faz esta graça pra voce mesmo e pra todos nos colegas, e cobre do sempre de seus colegas o uso dos procedimentos operacionais pra qualquer coisa que vao fazer, me ajuda ai. assim o cara nao fica com raiva e passa a fazer uso dos procedimentos e fazendo uso disto automaticamente estara usando os epis corretos.

    o ideal é as empresas fazer um dia de reciclagem ministrado por profissional de segurança do trabalho, fazer ensaios, simulacoes, como se fosse um jogo, um dia a cada 6 meses, assim podem acrescentar e treinar novas tecnicas de segurança para os serviços que executam seja ele qual for.

  13. #13

    Padrão Re: Segurança instalador de antenas

    Uma opção é não subir em cima, ficar só no lado das casas.
    Suportes como esse ajudam:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Antenna_Mast_Wall_Bracket.jpg
Visualizações:	312
Tamanho: 	68,8 KB
ID:      	41715Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         EZ30-1XW_800x600t.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	164,6 KB
ID:      	41716

    Pra verificar visada precisaria algo no estilo periscópio, ou prender uma filmadora no alto dum ferro e subir ele na mão, mas geralmente o zoom e resolução não ajudam, essa parte da operação complica.
    (Parafusadeira 18V não andam tão caras, usam baterias NiCD que permitem recarga rápida e são baratas pra trocar todo ano, raramente encontro parede que precise furadeira AC mesmo)

    Outra coisa que vejo derrubar alguns é escada dobravel, aquelas de aluminio que dobram em 4 partes, elas são bem frágeis mas acidente mesmo ocorre quando a trava deixa de funcionar direito (Escada muito usada) ou alguem esquece de travar. Eu prefiro ter 100% de margem de erro, então se elas suportam 150Kg eu não me arriscaria nelas (Não 3x ao dia) se não pesasse menos de 75Kg, mas a maioria dessas escadas fala em limite de 100Kg...