+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com enlace, baixo throughputm, Nanostation m5

    Pessoal, já quebrei a cabeça de varias maneiras, venho acompanhando o forum, e vejo muito gente com enalces muito maiores que o meu utilizando NanoStation M5, e conseguiram bons throughputs (pra mim de 30-40mb sao suficientes)

    Pois bem, tenho um ptp com dos NanoStation M5, e não consigo mais do que a imagem abaixo: o enlace são 1.5km +-, devo estar cometendo algum erro muito grosseiro.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubnt.jpg
Visualizações:	312
Tamanho: 	86,2 KB
ID:      	41710
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubnt.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	10,4 KB
ID:      	41709  

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com enlace, baixo throughputm, Nanostation m5

    Veja o CCQ que esta com 89% e o airmax baixo isso leva a crer que o canal que voce esta usando esta muito poluido, coloca outro canal. Nano m5 não é para ptp e sim cliente final, um par de nanobridge M5 seria o correto para ptp.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com enlace, baixo throughputm, Nanostation m5

    Citação Postado originalmente por duh182 Ver Post
    Veja o CCQ que esta com 89% e o airmax baixo isso leva a crer que o canal que voce esta usando esta muito poluido, coloca outro canal. Nano m5 não é para ptp e sim cliente final, um par de nanobridge M5 seria o correto para ptp.
    Isto não tem nada a ver com canal poluído não.

    Primeiro abaixa a canalização das antenas pra 20Mhz.
    Segundo deixa com 15 a 19dbm
    Terceiro tem uma opção chamada mudança de canal, habilite esta opção no AP e na Estação.
    E o mais importante, observe como esta o alinhamento destas antenas.


    opa! vc não habilitou MP, para receber mensagem particulares do fórum.

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Ajuda com enlace, baixo throughputm, Nanostation m5

    Citação Postado originalmente por fabianoheringer Ver Post
    Pessoal, já quebrei a cabeça de varias maneiras, venho acompanhando o forum, e vejo muito gente com enalces muito maiores que o meu utilizando NanoStation M5, e conseguiram bons throughputs (pra mim de 30-40mb sao suficientes)

    Pois bem, tenho um ptp com dos NanoStation M5, e não consigo mais do que a imagem abaixo: o enlace são 1.5km +-, devo estar cometendo algum erro muito grosseiro.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubnt.jpg
Visualizações:	312
Tamanho: 	86,2 KB
ID:      	41710

    Bom dia, entre outras coisas pode ser:

    - Alinhamento
    - Nivelmento entre as antenas e na propria antena fora de nivel
    - Local onde esta instalado com obstrucao de zona fresnel ( pode ser logo na saida do link como no meio do enlase ), procure pelo video do luciano da computec sobre isto.
    - proximo de telhado de zinco ou esmaltado ocorrendo muita reflexao
    - Muita potencia para pouca distancia

    E um erro basico usar nanostation para ponto a ponto, abertura de 45 graus, espalha e recebe interferencia, ponto a ponto se faz com antena direcional, se nao daqui a pouco a frequencia de 5 ghz estara impossivel de trabalhar, ja esta ne, virou febre, e usando nanostation para PTP. Amigo um critica construtiva ok.

    abraco

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com enlace, baixo throughputm, Nanostation m5





    isso mesmo que o grande @demattos falou.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com enlace, baixo throughputm, Nanostation m5

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Bom dia, entre outras coisas pode ser:

    - Alinhamento
    - Nivelmento entre as antenas e na propria antena fora de nivel
    - Local onde esta instalado com obstrucao de zona fresnel ( pode ser logo na saida do link como no meio do enlase ), procure pelo video do luciano da computec sobre isto.
    - proximo de telhado de zinco ou esmaltado ocorrendo muita reflexao
    - Muita potencia para pouca distancia

    E um erro basico usar nanostation para ponto a ponto, abertura de 45 graus, espalha e recebe interferencia, ponto a ponto se faz com antena direcional, se nao daqui a pouco a frequencia de 5 ghz estara impossivel de trabalhar, ja esta ne, virou febre, e usando nanostation para PTP. Amigo um critica construtiva ok.

    abraco
    Voce está mais do que certo, vou colocar duas nanobridge para este ptp, mas de qualquer maneira, o meu cenario é o seguinte:

    Empresa - Estação(não tem visada direto para os clientes) - Clientes.

    Vou colocar entao duas nanobridge entre a Empresa e a estação, mas preciso enviar para os clientes, preciso de um AP, qual vocês recomendam? São somente 4 clientes, com a maior distância não mais que 1,5km, mas preciso de um throughtput alto, pois vai transitar arquivos como em uma LAN. (Sistema de gestão etc)

    - Quando voce fala proximo de telhado de zinco seria +- que distancia? pois esta em cima do prédio, numa torre de uns 5 metros, e tem um telhado de zinco, será que afeta?

    Abraços

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com enlace, baixo throughputm, Nanostation m5

    Citação Postado originalmente por fabianoheringer Ver Post
    Voce está mais do que certo, vou colocar duas nanobridge para este ptp, mas de qualquer maneira, o meu cenario é o seguinte:

    Empresa - Estação(não tem visada direto para os clientes) - Clientes.

    Vou colocar entao duas nanobridge entre a Empresa e a estação, mas preciso enviar para os clientes, preciso de um AP, qual vocês recomendam? São somente 4 clientes, com a maior distância não mais que 1,5km, mas preciso de um throughtput alto, pois vai transitar arquivos como em uma LAN. (Sistema de gestão etc)

    - Quando voce fala proximo de telhado de zinco seria +- que distancia? pois esta em cima do prédio, numa torre de uns 5 metros, e tem um telhado de zinco, será que afeta?

    Abraços

    Amigo, faça um desenho do seu cenário, que fica mais facil pra gente ti ajudar, primeiro você solicita ajuda para um PTP, agora já descrve um PmP ponto multi Ponto.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com enlace, baixo throughputm, Nanostation m5

    Desculpe a confusão, mas o meu maior problema é com o ponto a ponto entre a empresa e estação, por isso que não havia mencionando ptmp.

    É um cenário comum:

    Empresa ---ptp---- > Estação <--cross-> AP ---ptmp ----> Clientes