+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interligar mikrotik server ao load balance

    Boa noite,
    fim um balance de cargas 2 links de 2mb, e esta funcionando se eu autenticar na mesma rb que esta o balance, loguei 4 pcs, e 2 foram para o link 1, e 2 para o link 2 certinho.

    agora eu quero ligar o balance ao pc mikrotik server, pra fazer os controles nele e ligar cache e mk-auth futuramente.
    bom a pergunta é: como ligar o balance ao server de modo que o cliente logue no serve e seja direcionando aos links do balance.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    bom dia,

    a saida do seu balace e como se fose a saida de um modem normal com indereco de ip, basta configurara seu mk-server com o ip que vem do balace e pronto.

    abraco

  3. #3

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    bom dia,

    a saida do seu balace e como se fose a saida de um modem normal com indereco de ip, basta configurara seu mk-server com o ip que vem do balace e pronto.

    abraco


    Eu fiz isso amigo, porem ao fazer isso e autenticar no mikrotik server, ai as conexoes no balance sai so por 1 link.

    o DHCP tem de esta ativo no balance? ou so no server

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    Citação Postado originalmente por Demas Ver Post
    Eu fiz isso amigo, porem ao fazer isso e autenticar no mikrotik server, ai as conexoes no balance sai so por 1 link.

    o DHCP tem de esta ativo no balance? ou so no server

    Olá,

    amigo pra o balance funcionar basta criar um DHCP SERVER no balance e um CLIENT DHCP no mikrotik dos seus clientes, Desta maneira o seu mikrotik ira pegar o Ip gerado pelo balance com os DNS e ira funcionar.

    se tiver tudo Ok com o balance ira funcionar perfeitamente.

    abraços...

  5. #5

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    Ai amigo, vlw pela resposta, ja clariou + aq agora sim, so + uma coisa: os IP estaram vindo do balance, te ai tudo bem, e como eu faço o controle de banda e autenticação pelo hotspot? mesmo assim eu tenho de criar uma faixa de ips na lan do mk server e enviar ao hotspot certo? so quero entender bem isso, pq ate curso estou fazendo e mesmo assim ainda não esta 100% claro isso em mi nha mente

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    Citação Postado originalmente por Demas Ver Post
    Eu fiz isso amigo, porem ao fazer isso e autenticar no mikrotik server, ai as conexoes no balance sai so por 1 link.

    o DHCP tem de esta ativo no balance? ou so no server
    Posta um desenho do seu cenario por favor, seu balace deve ter uma saida que sera o gateway de seu server, vc so fornecera dhcp para seus clientes, mas post o desenho e um descritivo como vc esta fazendo as ligacoes

  7. #7
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    Citação Postado originalmente por Demas Ver Post
    Ai amigo, vlw pela resposta, ja clariou + aq agora sim, so + uma coisa: os IP estaram vindo do balance, te ai tudo bem, e como eu faço o controle de banda e autenticação pelo hotspot? mesmo assim eu tenho de criar uma faixa de ips na lan do mk server e enviar ao hotspot certo? so quero entender bem isso, pq ate curso estou fazendo e mesmo assim ainda não esta 100% claro isso em mi nha mente
    Amigo este IP que o balance ira gerar é apenas para o mikrotik, o controle de banda e autenticação quem vai fazer é o seu mikrotik.
    A faixa de Ip que o balance vai gerar sera outra diferente da usada em seu mikrotik, como nosso amigo já mencionou o load balance ira funcionar da mesma maneira que o seu modem, ele ira apenas mandar o link para o seu mikrotik e fazer o balanceamento de cargas, não ira gerenciar nada na rede dos seus clientes em questão de gerenciamento e controle.

    DUVIDAS POSTE AI HA NÃO ESQUEÇA DA ESTRELINHA ABAIXO PRA QUE POSSO CONTINUAR SEMPRE AJUDANDO.

    ABRAÇOS...

  8. #8

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    esta assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	327
Tamanho: 	71,2 KB
ID:      	41744

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    Citação Postado originalmente por Demas Ver Post
    esta assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	327
Tamanho: 	71,2 KB
ID:      	41744
    ]
    Entendo o que vc quer fazer, mas seu balace esta como PCC ok ou nao? e vc esta com duas faixa de ip de saida, para que cada ip sias por um gateway diferente vc tera que fazer marcacao de pacote, de uma pesquizada em netmap ou marcacao de pacote, so nao entendi por que vc quer fazer isto. Se vc esta fazendo um balace, o balace que ira tratar de direcionar o trafego da rede rede, nao seria necessario dois gateway de saida como vc fez. Ai pelo balace vc dureciona o determinados sites por qual link sair.

  10. #10

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    ]
    Entendo o que vc quer fazer, mas seu balace esta como PCC ok ou nao? e vc esta com duas faixa de ip de saida, para que cada ip sias por um gateway diferente vc tera que fazer marcacao de pacote, de uma pesquizada em netmap ou marcacao de pacote, so nao entendi por que vc quer fazer isto. Se vc esta fazendo um balace, o balace que ira tratar de direcionar o trafego da rede rede, nao seria necessario dois gateway de saida como vc fez. Ai pelo balace vc dureciona o determinados sites por qual link sair.

    É pq assim, eu escolho qual pc vai pra qual link tendeu, se fizer automatico, ai pode acontecer de quando eu precisar baixar um download, nao ter banda boa pra mim, ai fazendo por IP, eu ponho 12 pc da lan e 5 clientes vizinhos em 1 link, e meus pcs e outros no outro link.

  11. #11

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    Citação Postado originalmente por demas Ver Post
    é pq assim, eu escolho qual pc vai pra qual link tendeu, se fizer automatico, ai pode acontecer de quando eu precisar baixar um download, nao ter banda boa pra mim, ai fazendo por ip, eu ponho 12 pc da lan e 5 clientes vizinhos em 1 link, e meus pcs e outros no outro link.
    por favor alguem ai me ajuda por isso a funcionar, minhas nets sao apenas de 2 mb, e nao ta rolando bem na minha lan, e assim quero balance 2 ou 3 links.

    Mudei aq os esquemas e mesmo assim nao funciona, a parte de insterligar o servidor ao balance funciona, porem os links so 1 funciona.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         balance.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	33,5 KB
ID:      	41756

  12. #12

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    amigo como ja foi dito mais acima,o seu balance funciona como um modem roteado.sendo assim crie o seguinte senario:
    um roteador wireless liga ao modem e funciona bem,este é o mesmo principio para o seu mikrotik ligado ao balance.ou seja provavelmente o seu balance esta com algum problema de conf,não sei qual seu tipo de balance mas usei por algum tempo este balance e nunca tive problema.
    lebrando amigo q vc nem precisa habilita server dhcp,basta colocar no seu micro na mesma faixa de ip,gat e dns do balance e ja estara ok para uso.

  13. #13

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    Estou com o mesmo problema no mesmo cenário mas a minha autenticação é por pppe alguém tem alguma solução adias tentando resolver e nada.

  14. #14

    Padrão Re: Interligar mikrotik server ao load balance

    O meu aq não fiquei tao satisfeito, porem ja foi solucionado com a ajuda do Marcos.

    Citação Postado originalmente por redewpf Ver Post
    Estou com o mesmo problema no mesmo cenário mas a minha autenticação é por pppe alguém tem alguma solução adias tentando resolver e nada.