+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estou fazendo um enlace a 0.9 km com 2 nsm5, e esta dando problema.

    Boa tarde,

    Amigos do forum, estou com problemas em um enlace de 0.9 km que eu fiz com 2 nano statiom m5.
    Acontece que em certos momento a qualidade do enlace cai, ou seja, o trafego da rede hoje gera em torno de 12 megas de trafego, tem hora que esta excelente a navegação e tem hora que cai o trougput dos nanos e a qualidade cai deixando apenas a passagem de 5 megas no maximo.
    Gostaria de uma resposta de alguem que ja passou por isso alguma vez, e me falasse a sua solução. Não queria trocar os nanos para testar mais eu vou ter que fazer isso com eles, deixar em bancada para ver o que acontece com eles.
    Ontem ficou o dia todo muito bom nao teve problema nenhum, hoje ja tivemos alguns problemas, caiu a qualidade agora a pouco e ficou trafegando apenas 4,8 megas.
    Reiniciei os mesmo depois do problema e voltou ao normal.
    O que voces acham qeu pode estar acontecendo, tem hora que esta uma beleza e outra hora fica ruim com qualidade muito baixa

    No TX/RX Rate: 117 Mbps / 104 Mbps passando legar com visada e tudo mais, estou com eles lá ja tem uns 6 meses, nunca tinha acontecido isso. Atualizei os firmware deles e nada de voltar a ficar bom.
    Como não tenho ainda outro para colocaar no lugar para testar estou tentando solucionar este problema, ja troquei ip pensando que podia ser alguem fazendo o ping e aumentando o trafego mais na verdade não adiantou, troquei senha, mudei espectro de frequencia ( uso 20 mhz) alterei para 40 mhz para ver se adianta e ficou foi pior.
    Alguem tem alguma dica para melhoria deles?
    Aguardo e agradeço desde logo o tempo gasto por voces meus amigos!!!

  2. #2

    Padrão Re: Estou fazendo um enlace a 0.9 km com 2 nsm5, e esta dando problema.

    Blz amigo, primeiramente Nanostation não é a antena correta para realizar PTP, mas como você esta utilizado, vamos as dicas.

    Primeiramente observe se de fato as antenas estão devidamente alinhadas.

    Neste últimos 6 meses, não foi construído nenhum prédio, casa, ou alguma que coisa que obstrua a passagem?

    O amigo poderia falar qual o firmware que esta rodando, haja visto que existe N relatos que o firmware 5.5.2 esta apresentando problemas, e o recomendado é utilizar o 5.3.5. Eu particularmente utilizo o 5.5.2, não estou tendo problemas, mas observei um fato intrigante, o nivel de sinal dos nano Loco, é igual, ou superior superior nanostation M5, na mesma distancia. Depois eu irei postar mais sobre estas observações que estou realizando.

    Ti recomendo a usar um par de nanobridge, é antena correta para este seu ptp.

  3. #3

    Padrão Re: Estou fazendo um enlace a 0.9 km com 2 nsm5, e esta dando problema.

    Interferencia.

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Estou fazendo um enlace a 0.9 km com 2 nsm5, e esta dando problema.

    Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    Interferencia.
    Faco as palavras de amigo @biohazzard minhas palavras nanostation nao e equipamento para ponto a ponto pelo simples motivo nao sao antenas direcionais sao antenas de 45 graus de abertura enviando e recebendo com isto capitando mais interferencia do meio.

    Vamos ter que fazer um pedido de socorro - NAO USE NANOSTATION PARA PTP se nao vamos acabar com logo logo com a frequencia de 5ghz que ja esta completamente imposivel de trabalhar em alguns lugares por mau uso da mesma e mau uso de equipamento.


    abracos a todos

  5. #5

    Padrão Re: Estou fazendo um enlace a 0.9 km com 2 nsm5, e esta dando problema.

    Olá amigo acabei de subir o firmware 5.5.3, a versão mais nova disponibilizada pela UBNT, subi em 5 equipamentos estação, depois irei subir no AP, acredito que seja apenas correções, pois a versão 5.5.2 estava apresentando muitas falhas. Agora e ver o que vai dar.

  6. #6

    Padrão Re: Estou fazendo um enlace a 0.9 km com 2 nsm5, e esta dando problema.

    Melhor firmware ate hoje é o 5.3.2, os outros tem bug e ruim de frequencia!!
    Troquei os equip. do link para NBM5 25 dbi, vamos ver como vai suportar!

    Agradeço a ajuda dos amigos.

    sds

    Hebert

  7. #7

    Padrão Re: Estou fazendo um enlace a 0.9 km com 2 nsm5, e esta dando problema.

    Não estou com sorte não, com 3 dias ligado passando um trougput de 270 megas o nanobridge começou a travar e reiniciar. Troquei o firmware dela para v.5.5.3 e dai não consegui mais entrar pela web nela, e com 2 dias ligado direto ela trava que tenho que ir la desligar e ligar na tomada.
    Ta osso estes produtos da ubnt, estao perdendo muita qualidade, será proque que esta acontecendo isso, hoje troquei o poe e os cabos, vamos testando para ver se funciona, caso nao funcione vou mudar denovo para mikrotik, pq com o mk esta mais estavel o servico.

  8. #8
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Estou fazendo um enlace a 0.9 km com 2 nsm5, e esta dando problema.

    MaisNet,

    Verifique o post, pode ser que ajude.


    https://under-linux.org/showthread.php?t=163997


    Atenciosamente,

  9. #9

    Padrão Re: Estou fazendo um enlace a 0.9 km com 2 nsm5, e esta dando problema.

    Amigos estou precisando falar com o Representante da ubnt no Brasil, estou com alguns equipamentos que liga mais não da sinal de nada, são equipamentos novos, ja pesquisei sobre o assunto e nada de alguma solução.
    Tenho 4 nano loco m5 deste modelo e tenho uma rocket m5 com o mesmo problema.
    Gostaria que o representante entrasse em contato comigo outra vez, ele me falou uma vez que era para mandar os equipamentos para ele trocar, estou com a empresa que me fornece esperando esta resposta dele!

    Aguardo representante uma resposta!!

    hebert,
    Mais Net