+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Limite para uma RB750

    Olá Pessoal, tenho uma RB750 controlando todo o trafego de uma rede em bridge, fazendo Simple Queues de mais ou menos 50 clientes e rodando o servidor DHCP para distribuir IPs para estes clientes.

    Qual é o limite deste equipamento, posso atender muito mais clientes com ele ?

    Quantos clientes vocês já chegaram a atender com uma RB750 controlando a rede ?

    Um Abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Limite para uma RB750

    Citação Postado originalmente por Pedro H Almeida Ver Post
    Olá Pessoal, tenho uma RB750 controlando todo o trafego de uma rede em bridge, fazendo Simple Queues de mais ou menos 50 clientes e rodando o servidor DHCP para distribuir IPs para estes clientes.

    Qual é o limite deste equipamento, posso atender muito mais clientes com ele ?

    Quantos clientes vocês já chegaram a atender com uma RB750 controlando a rede ?

    Um Abraço.
    Esse equipamento é um dos, se não mais fraco da mikrotik, mais fique de olho processamento dela, e se começar a ficar lenta a navegão, pode trocar ela!!

  3. #3

    Padrão Re: Limite para uma RB750

    Obrigado pelo retorno Rogério.

    Eu fiz alguns testes e parece que Queue Simple está com um pouco de dificuldades, pois se libero 1 Mb ele não consegue entregar está velocidade e a navegação fica meio lenta, se eu retiro meu micro do Queue Simple ele navega bem melhor.

    Qual seria o equipamento para eu colocar no lugar dela ?

    O proximo degrau ?

  4. #4

    Padrão Re: Limite para uma RB750

    verifica a negociação das interfaces, auto, e fullduplex. vê ai.

  5. #5

    Padrão Re: Limite para uma RB750

    A RB450G é no estilo da RB750, mas bem mais potente (5portas Gigabit, processador 680MHz, 256MB de RAM).

    Monitora uso de memória e processador, não pode bater no teto.

  6. #6

    Padrão Re: Limite para uma RB750

    Olá Pedro,

    A RB750 é realmente um equipamento limitado. Você pode estar verificando no site da Mikrotik (http://routerboard.com/RB750), ao final da página existe a especificação do produto (Processamento, Memória e Teste de Performance do Equipamento).
    Volte a página anterior e compare com os outros equipamentos.

    Esta limitação que está tendo em relação a Limitação com Queue pode ser solucionada com um equipamento com mais processamento e memória. Conforme o amigo citou acima a RB450"G" irá atende-lo perfeitamente. Veja as especificações: http://routerboard.com/RB450G

    Qualquer dúvida estou a disposição.

    Att. Thárik Rebouças Borges
    Graduado em Sistemas de Informação

  7. #7

    Padrão Re: Limite para uma RB750

    O teu problema com as Queue pode ser na hora de montar os Parents e nao na RB em si.

    Nao manjo muito disso, mas pelo que escutei no Mum, você tem que ter um Parent Global, com o máximo de internet que você tem (configurar o up e down ai).
    Cria as Childs de acordo com os perfis dos clientes, e as Childs nao podem exceder o Global.
    As Queues tem que cumprir o mínimo primeiro, daí ela vai cumprir os máximos dentro do que tiver de banda disponível.

    Na teoria fica assim:

    Global: 10 M de up e 10 M de down.
    Child Vip: 1 M de up e 1 M de down (pela lógica posso ter 10 aqui).
    Child comum: entre 100 K e 1 M de up e down (to colocando tudo simetrico para facilitar).

    Nesse momento tenho 4 clientes, 3 vips e um comum.
    De inicio ela vai cumprir o mínimo:
    3.1 M e como tem banda sobrando, vai subir a do comum até 1 M , totalizando 4 M.

    Faca o jogo dentro dessas regras.

  8. #8
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Limite para uma RB750

    Monta um pc e coloca o MK nele, é barato,e vc ganha muito com isso, nao tem erro e a licença é barata.

  9. #9

    Padrão Re: Limite para uma RB750

    Obrigado pelos comentarios pessoal, vou tentar ajustar meu orçamento para uma nova RB.

    Talvez a 750G que tenha mais recursos ou a RB2011.

    Um Abraço.

  10. #10

    Padrão Re: Limite para uma RB750

    não necessita de um pc ap até 70 clientes dependendo do plano e das regras que você tem em firewall, nat, controles e etc... até uma rb450g com case e fonte tá em torno de 400 a 420 reais e é um hardware totalmente projetado para essa função, se for o caso de ter uma maior quantidade de clientes você pode tá ai pegando um pc ap como o amigo acima citou, más se você tem uma plaquinha mãe processador e memoria e hd disponivel nas suas coisas vc pode poupar e montar seu pc ap, se for pra comprar eu iria de rb, menor consumo de energia, ocupa menos espaço, abraços a todos os amigos.

    Se ajudei favor clicar na estrelinha e agradecer.

  11. #11

    Padrão Re: Limite para uma RB750

    pessoal hoje descobri uma coisa interessante em relação a essa rb750,eu atualmente possuo uma rb desta ai para uma rede que sai para fazendas de um tempo pra almetaram os pcs ai começou a ficar lenta a rede da fazenda e verificando que seu processamento esta em torno de 30% realmente estava pessima a internet naquela rb,tinha apenas 30 clientes conectados de 512 kbps cada um simultanamente,verificando o manual da rb dizia que ela trabalha de 250mhz ate 400mhz dizia tambem que passava 100 mega de internet dai então porque a lentidão...dentro do terminal do winbox eu fui em sistem,depois routerboard,e por fim settings e la estava o erro ela sai de fabrica com 250mhz cravado dai fiz alteração para 400mghz ai foi so corre pro abraço...processamento caiu pra 7% velocidade da internet normal..pessoal e um prazer compatihar esse aprendizado com vcs espero que ajude alguem passando por esse poblema e que deus ilumine nosso conhecimento..ate mais