+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para configurar servidor mikrotik

    Boa tarde pessoal, sou novo aqui no forum e queria ajuda de vocês para configurar um servidor mikrotik que quase está me deixando louco.
    Já li inumeros tutoriais, mas não consigo fazer funcionar.
    Vamos lá eu instalei o mikrotik tudo blz
    acesso pelo winbox pelo mac da placa de rede ai vem o primeiro problema. Bom quero as maquinas clientes tenha os ip 100.1.0.2, 100.1.0.3, 100.1.0.4 assim por diante então coloquei lá no ip/address 100.1.0.1/8 será que ta certo? outro problema quando saio do winbox entro de novo não funciona se eu clicar no ip da placa de rede, da erro, só funciona pelo mac da placa de rede, não era pra funcionar uma vez que já configurei o ip da placa. Dai no link eu coloquei o ip 200.138.126.51/8 será que é assim? a mascara tem que da 255.255.255.248. O gateway eu configurei lá em ip/route e coloquei o seguinte gateway 200.138.126.49 só alterei este campo, falta mais alguma coisa pois não funciona de jeito nenhum.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Ajuda para configurar servidor mikrotik

    Citação Postado originalmente por Renancavalini Ver Post
    Boa tarde pessoal, sou novo aqui no forum e queria ajuda de vocês para configurar um servidor mikrotik que quase está me deixando louco.
    Já li inumeros tutoriais, mas não consigo fazer funcionar.
    Vamos lá eu instalei o mikrotik tudo blz
    acesso pelo winbox pelo mac da placa de rede ai vem o primeiro problema. Bom quero as maquinas clientes tenha os ip 100.1.0.2, 100.1.0.3, 100.1.0.4 assim por diante então coloquei lá no ip/address 100.1.0.1/8 será que ta certo? outro problema quando saio do winbox entro de novo não funciona se eu clicar no ip da placa de rede, da erro, só funciona pelo mac da placa de rede, não era pra funcionar uma vez que já configurei o ip da placa. Dai no link eu coloquei o ip 200.138.126.51/8 será que é assim? a mascara tem que da 255.255.255.248. O gateway eu configurei lá em ip/route e coloquei o seguinte gateway 200.138.126.49 só alterei este campo, falta mais alguma coisa pois não funciona de jeito nenhum.
    Olá,

    amigo primeiramente você tera que configurar o DHCP do mikrotik para que ele gere Ip para os teus clientes nesta faixa, configure 100.1.0.3.0/24 vai em IP>HOTSPOT>HOTSPOT SETUP> escolhe a interface que sera usada para os clientes CLIQUE EM NEXT dai pra frente adicione os dados conforme solicitado.

    abraços...

    NÂO ESQUEÇA DA ESTRELINHA VLW

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para configurar servidor mikrotik

    Dando uma pesquisada aqui no forum tem muita dica e tutorial a respeito.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para configurar servidor mikrotik

    Primeiramente obrigado pela ajuda pessoal, principalmente o wdnc5, sua dica foi muito util, deu o ponta pé inicial pra mim desvendar a configuração do servidor
    Eu usei alguns tutoriais daqui e da internet, pegava um pouco de um e de outro. Sou leigo em linux por isso minha dificuldade.
    agradeço a todos.

  5. #5

    Wink Re: Ajuda para configurar servidor mikrotik

    Parceiro,se quiser ajuda,me mande um e mail e me adicione no msn: [email protected]

    Passei pelo mesmo que vc esta passando agora.Quero te ajudar.Estarei de folga hj o dia todo.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para configurar servidor mikrotik

    https://under-linux.org/entry.php?b=2948

    Da uma lida e ve se ajuda!