Hoje atualmente uso hyperv do windows 2008 e virtualização algumas máquinas linux para samba e proxy+firewall e roda tranquilo.

Só que estou com um novo cenário onde o nosso DBA pede que o novo servidor comprado, tenha o banco de dados nativos no linux(no meu caso centOS) no novo servidor dell que compramos e como a máquina é muito parruda e vai fivar ociosa, instalei o kvm nela para virtualizar algumas vms linux e windows mas estou com alguns problemas e gostaria de usa ajuda.


1- O servidor tem 4 placas de rede gigabit. Instalei o centos que está usando a placa 1 para para tráfego de banco de dados.

COmo faço para as outras 3 placas de rede ficar dentro da bridge para todas estarem dentro da mesma rede? Porque só consigo fazer isso quando a vm está na mesma placa 1 do centos. Se eu colocar a vm na placa 2, ela fica fora da rede e não consegue pingar nem se comunicar com a rede interna. Tentei adicionar uma nova bridge no vir-manager e marquei a placa 2 e mesmo assim ela não se comunica com a placa 4 nem com o restante da rede.

Deu para entender? quero deixar todas as placas dentro da bridge se comunicando com a rede interna. Como faço isso? Lá no virt-manager tem 2 opções, uma [e interfaces virtuais onde vc coloca se é NAT ou router e a faixa de IP e a outra onde vc adiciona a ethernet ou bond ou ponte e marca a placa de rede que quer usar. Tentei tudo e nada. A Vm só se comunica quando está na mesma placa do CEntos, no caso, a placa 1 e quero as 4 placas na bridge transparente para rede interna pois cada VM vai usar uma placa.

2- Isntalei um linux e depois um windows e notei que faltam drives de vídeo e etc...e a placa de rede nos 2 ficaram em 100Mbps visto que a placa de rede é gigabit. Tem que instalar algo mais? vi que tem lá outras opções de drives como virtio.

Achei a performace da VM linux e windows baixa em relação ads vms que tenho no hyperv acredito que por conta do drives faltantes pois no windows nem o video foi instalado pela kvm. No hyper V, vmware instalamos um pacote de drives de virtualização para a vm ficar com melhor performace mas no kvm não vi essa opção.

Se puder me ajudar pois já utilizei vmware, agora estou no hyperv mas kvm é a primeira vez.


OBS.: COnf do servidor novo dell:

DEll R720
2x processadores Xeon 2.5ghz six core 15mb cache
64GB de memória ddr3 1600mhz
4 x SAS 600GB em raid 10 via hardware
4 x placas gigabit broadcom
video 16MB

Sistema: CentOS 64 bits 6.4
banco de dados instalado oracle 11G 64 bits no sistema nativo
Vou virtualizar 1 linux ubuntu server 1 windows 2008 R2 sp1 + 1 windows 7(para testes do sistema da empresa)