+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre basestation / antenas setoriais / painéis setoriais

    Saudações pessoal,

    Andei procurando no fórum e não achei nada sobre o assunto.

    Como devo proceder a análise para saber qual tipo de antena (painéis) usar em torres?

    Três antenas de 120º ou quatro antenas de 90º ?

    Se por algum acaso utilizar uma ou outra, terei uma capacidade maior de número de clientes? Dará uma melhor conexão, velocidades nos clientes?

    Obrigado pela colaboração.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas sobre basestation / antenas setoriais / painéis setoriais

    Vc ja respondeu sua pergunta, se vc usar de 120º vai ter menos clientes, se colocar de 90 vai ter mais clientes, com de 120º vai saturar mais rápido o pop diminuindo o troughput do pop, com 90 terá mais 1 ap para dividir as conexões conseguindo atender mais clientes e vai ter mais troughput no pop.

    Estrelinha para vc pela sua pergunta e resposta ^^ , sacanagem, é para mim.....

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas sobre basestation / antenas setoriais / painéis setoriais

    Tenho em minha rede uma torre com 4 paineis de 90, outra torre com 3 paineis de 90 fazendo papel de 120 e mais uma com 3 paineis de 120.
    Vamos ao comentario que vc realmente interessa:

    >Na torre com 4 paineis de 90, nem todos os paineis estão cheios, e tem um que quase não tem cliente, ou seja, ele é quase desnecessário, sem contar que pra ficar bom tive que encavalar um canal no outro, ja que é 2.4 e usamos 1/6/11 ou seja 3 canais, de toda forma um encavala.
    >Na torre com paineis de 120, é uma maravilha, sempre que aponto uma antena pra torre eu sempre acho 2 paineis um com maior sinal e outro nem tanto o que ao meu ver esta abrindo mais que os 120.
    >Na torre onde coloquei 3 paineis de 90 trabalhando como se fossem de 120, funciona tudo perfeito, nada de interferencia entre os própios paineis, e sempre que aponto um cliente para a torre tenho sinal exelente do painel que ira atender e muito pouco sinal dos demais.

    Acho que por esta experiencia da pra você tirar suas conclusões e realizar seu projeto da forma mais satisfatória.
    Forte abraço e sucesso.
    Não esqueça de clicar na *

  4. #4
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvidas sobre basestation / antenas setoriais / painéis setoriais

    Como já foi dito usar 4 antenas com 4 rádios vai dar maior largura de banda para se trabalhar, mas quanto a usar 3 painéis de 90 no ludar de 4 eu discordo... jamais conseguirá cobrir 360° com perfeição, pode funcionar sim dependendo da disposição dos clientes mas sempre haverá uma zona morta ou com sinal deficiente, ja tentei esta proeza e me deparei com o problema mencionado. quanto a qual sistema usar prezado amigo, leve em consideração quantos clientes pretende atender neste pop e quanto de banda vai precisar passar, leve também em consideração que em 2.4 vai conseguir máximo de uns 5 a 6 mb em b, e em g uns 15 mb no máximo se estiver tudo perfeito e com pouca interferencia. se usar 5.8 airmax conseguirá maior banda com certeza e um ping lá embaixo. as vantagens que vejo em paineis 120° é uma portadora a menos no ar para interferir e uma economia razoavel na implantação do sistema.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas sobre basestation / antenas setoriais / painéis setoriais

    O amigo tem que levar em consideração o cenário atual. Geralmente antenas de 120° tendem a ter um alcance de distancia menor que as de 90°. Então se o amigo tem clientes próximos a torre, a de 120° fica legal!
    Além disso, batendo na tecla da distancia dos clientes, levar em consideração altura da torre, distancia do cliente + próximo e distancia do cliente + distante = angulo de abertura vertical da antena.....fikadica!

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas sobre basestation / antenas setoriais / painéis setoriais

    Concordo plenamente com o nobre, so quiz mostrar aqui o que tem ocorrido comigo e meus paineis de 90 da oiw horizontal fincionão bem, mas como vc mesmo disse, para outros pode não ser tão bom o quanto foi pra mim.

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas sobre basestation / antenas setoriais / painéis setoriais

    Então vamos ver se entendi, com painéis de 90º pela quantidade de paineis e equipamentos eu poderei atender mais cliente e maiores distancias do que com paineis de 120º (teoricamente).

    Mas se por algum acaso em paineis de 120º eu colocasse equipamentos mais robustos e com potencias maiores eu estaria ampliando o meu campo de alcance e o meu processamento (mais clientes conectados).

    Seria mais ou menos isso?

  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas sobre basestation / antenas setoriais / painéis setoriais

    Na verdade não foi isso que quiz dizer....Mas....dica de amigo... trabalhe com a menor potencia possível!!!!

    assista o vídeo abaixo! vai contribuir demais para o seu conhecimento sobre a correta escolha de painel setorial para o seu cenário!