+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida link e equipamento para PTP!

    Olá boa tarde amigos do under,
    Preciso fazer um PTP para um pop a 2,5km para atender uma localidade de no maximo 50 clientes, Procurando no fórum vi indicações da powerbeam 25dbi.
    Ela com ela consigo fazer esse ptp e prover para essa quantidade de pessoas tendo em vista a quantidade de PPs que ela suporta?




    Possuo 2 links adsl da oi atualmente mas estive buscando opções de dedicado na cidade e na região encontrei 4mb dedicado com 90% garantia a R$ 400,00/mês e taxa de instalação de R$1000,00.
    Atendo no interior cobrando R$100/mês(Região onde nem o 3g da vivo funciona corretamente tem uma empresa que ficava 3 dias sem emitir nota por falta de conexão pagando R$110,00 o plano)
    Estou inclinado a estar adquirindo este link para fornecer mais qualidade de conexão. Em media Quantos clientes poderia atender usando esse 4mb dedicados?
    Ja vi muitos relatos de 100 clientes com 1 mb dedicado ate aqui no fórum, mais isso antigamente onde não tinha tanto stream de vídeo, do youtube Facebook chamada do whatsapp enfim tudo isso que consome banda.
    Hoje quantos clientes posso ter por mb dedicado?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida link e equipamento para PTP!

    100 clientes de 256Kbps com 1M dedicado realmente já foi comum.

    Tem que ver que banda quer vender. Pode vender 4 ou 5x o que compra geralmente, ou seja, digamos vende uns 20Mbps, 20 clientes de 1Mbps cada.

    Hoje os clientes tem mais consumo, é smartphone e notebook rodando o tempo todo. A trocentos anos o pessoal sentava na frente do desktop, ligava o pc, e não assistia vídeo em rede social (Orkut) nem nada pesado. Hoje o smartphone está no bolso, ligado o dia todo, toda hora chega vídeo de 3 ou 4MB pelo WhatsApp, ou toda hora tem vídeo de 1 ou 2MB no Facebook, não dá pra comprar cliente antiquado com desktop a trocentos anos, com o cliente típico de smartphone e notebook de hoje.

    Não seria bom ter pacote onde só 2 ou 3 clientes com consumo total acabem com seu link. Digamos pacote de 2Mbps, é ter 2 clientes consumindo esse 2Mbps que seu link sobe a latência.

    Com pacotes de 1Mbps precisaria 4 clientes, mas as chances de 4 pessoas estarem com uso full ao mesmo tempo é pequena, só se der azar de atender aquele povo chato tipo gamer ou aqueles mais chatos ainda que querem assistir tv via web (Na roça, com internet via rádio, com planinhos de 1Mbps...).

    25 clientes de 1Mbps, provavelmente vai ter 12 a 17 conectados, com 6 ou 7 trafegando algo, e só 1 ou 2 trafegando por uns instantes a banda máxima (1Mbps).

    Se fossem 10Mbps, diria que dá fácil pra vender 50 pacotes de 1Mbps, mas com apenas 4Mbps, depende muito do perfil dos clientes se 20 pacotes de 1Mbps vão consumir tudo ou não. Link grande permite um ratio maior tipo 5:1, mas link pequeno dá pra 3:1 e olhe lá.

    Ter opções tipo 1 e 2Mbps pode ser ruim, quem quer a velocidade maior é justo quem usa mais, ou seja, vai dar mais banda pra quem fica com tráfego 24x7, é um tiro no pé as vezes.

    Se for planos tipo uns 600Kbps, tá mais tranquilo, 30 ou 35 clientes nessa velocidade vão consumir isso. Quero ver os clientes se contentarem com essa velocidade.
    (Aqui até a OI ainda vende, via adsl, planos de 600Kbps, não é coisa do passado)

  3. #3

    Padrão Re: Duvida link e equipamento para PTP!

    Tenho PTP com 1,5km onde uso PBE-300 22 dbi passando 30 megas com sinal -58 e cqc 99%. Tenho PTP com PBE-19 AC. Em 60mhz 64qam 6x passando 120,140 megas em 2km, essa sofre muita interferência por causa do ângulo de abertura da antena.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida link e equipamento para PTP!

    Entao tudo depende do seu cenário. Se tiver boa visada, as PBE-300 de 22 dbi vai atender bem essa velocidade nesta distância. A diferença das PBE-400, seria um alcance maior, o que não eh o seu caso, alem de terem porta gigabyte.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida link e equipamento para PTP!

    Na minha opinião , colocaria duas antenas ALGCOM de 22 dbi blindadas. Depois de alinhadas elas ficariam la por anos. E os radio vc poderia ir trocando de acordo com sua necessidade. Pra começar eu iria de RB912. No inicio o custo pode parecer alto, mas a longo prazo o benefício eh muito grande. Essas antenas vc pode dividir em várias vezes no site do revendedor.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida link e equipamento para PTP!

    A vantagem de se ter antenas alinhadas separadas dos rádios , eh que vc pode manter um radio como backup e troca-lo em questão de minutos.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida link e equipamento para PTP!

    Quanto a questão de upgrade ou bakcup nao me ligo muito nisso, a energia aqui é estável, incidencia de raios muito baixa.

    Minha questão seria quantos aos pps que ela suporta, já vi muitos provedores aqui na região "grandes" fazerem esses PTP nos pops usando Airgrid. que são SiSO imaginei que usando o Power teria uma qualidade melhor ja que ela é 2x2.

    So fiquei meio assim com a questão dos pps mesmo que ela suporta e no que isso poderia afetar na rede.

  8. #8

    Padrão Re: Duvida link e equipamento para PTP!

    Uma coisa a notar nesses chipsets mais novos de PBE e cia, é que o numero de pacotes é o mesmo independente do tamanho dos pacotes.

    Em chipsets antigos o desempenho com pacotes pequenos tipo 1000B é melhor que com pacotes tipo 1500B, o throughput é menor mas o número de pacotes é maior.

    Mas na família Atheros 9K, e nos Qualcom-Aheros, vai suportar X kpps seja com pacotes de 1000 ou de 1500 bytes, pois o tempo gasto é analisando o cabeçalho do pacote, não o conteúdo todo.

    E isso é bom pra provedor, já que temos pacote de tudo que é tamanho, desde texto do WhatsApp com 300B, até pacote do Youtube com 1472B.


    O problema de Airgrid é só o desperdício de canal. Desperdiçar 40MHz com 1T1R passando 30Mbps, quando pra passar 30Mbps com 2T2R precisa só 20MHz, é coisa de noob.
    (Mas também é uma velharia, usando AR72xx de 5 ou 6 anos atrás, esse sim tem muita diferença de capacidade conforme o tamanho do pacote)


    (Tá, pacote muito pequeno tipo 30 ou 40B "pesa menos" nesses chipsets, mas isso quase não existe mais hoje, exceto o ping do Windows ou Android pra exibir se tem acesso a internet, ou pra manter um ou outro software conectado (Messengers real-time), mas o grosso do tráfego é coisa tipo 200 ou 300 bytes pra cima, e muita coisa é no limite do MTU, o grosso do tráfego tem pacotes onde tanto faz o tamanho que o desempenho do chipset será o mesmo, só há diferença com pacote muito pequeno que sei lá se serão 1% dos pacotes)