+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantas placas de rede são necessárias?

    Se eu quiser virtualizar 4 máquinas em um único computador, tenho que ter uma placa física para cada máquina virtual? Ou apenas 1 para todas?

  2. #2

    Padrão Re: Virtualização - Quantas placas de rede são necessárias?

    Citação Postado originalmente por Marco0 Ver Post
    Se eu quiser virtualizar 4 máquinas em um único computador, tenho que ter uma placa física para cada máquina virtual? Ou apenas 1 para todas?
    Bom dia.

    Depende da atuação de cada máquina virtual (as guest).

    Supondo que estes guests sejam servidores ou estações de trabalho, para atuar na rede interna de uma empresa, conforme exemplo abaixo:

    vm1-svr-dns
    vm2-svr-psql
    vm3-svr-web
    vm4-svr-syslog
    vm5-wks-admin


    Todas as máquinas virtuais guests, podem compartilhar da única placa de rede da máquina física (host). Entretanto, tenha em mente que haverá uma degradação devido ao uso paralelo. Você pode então fazer com que cada máquina virtual (guest) tenha sua placa.

    Supondo que estes guests sejam roteadores, para atuar no teste de simulação de uma rede de borda com uma operadora, conforme exemplo abaixo:

    vm6-rtr-bgp-1
    vm7-rtr-bgp-2
    vm8-swt-core-1
    vm9-swt-core-2


    Em definição teórica (on the book), um roteador precisa de pelo menos duas placas de rede. Logo, nesse exemplo, você precisará de (pelo menos) quatro placas de rede.

    Na prática, você pode contornar isso com VLAN, ou definição de subredes (Sim! Na prática é possível rotear uma rede só com uma placa, mas não é o foco do tópico abordar esse assunto).

    Ou seja, pode ser usada uma ou várias placas de rede.

    Diga mais sobre seu cenário. Você está usando VMWare (ESXi, Server, Player), VirtualBox ou XEN? Dependendo do nível crítico, uma só placa já resolve tudo

    Saudações,

    Trober

  3. #3

    Padrão Re: Quantas placas de rede são necessárias?

    Olá Trober.

    Tenho experiência em VirtualBox, mas pretendo partir para o VMWare ESXi.

    Vou virtualizar 3 máquinas
    1) mikrotik
    2) mkauth
    3) apache + mysql

    Obrigado pela ajuda.

  4. #4

    Padrão Re: Virtualização - Quantas placas de rede são necessárias?

    Citação Postado originalmente por Marco0 Ver Post
    Olá Trober.

    Tenho experiência em VirtualBox, mas pretendo partir para o VMWare ESXi.

    Vou virtualizar 3 máquinas
    1) mikrotik
    2) mkauth
    3) apache + mysql

    Obrigado pela ajuda.
    ESXi é bacana. Não funciona em qualquer hardware e é bem rígido sobre a qualidade nesse requisito.

    No cenário que você propôs, pode ser tudo usado com uma só placa, no que refere-se às máquinas virtuais 2 (web+db) e 3 (myauth). Preciso de detalhes sobre a função da máquina virtual 1 (MikroTik RouterOS), para saber quantas placas usar.

    Se o MikroTik RouterOS for usado como, por exemplo, apenas servidor (NTPd, UserManager, PPPd, PPTPd), e não roteador, você pode usar apenas uma placa para suas três máquinas virtuais.

    Mas se a sua máquina virtual 1 (MikroTik RouterOS) for atuar como um roteador entre diferentes segmentos de rede, pela orientação teórica (on the books), você precisará de duas placas.

    Saudações,

    Trober

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Quantas placas de rede são necessárias?

    Citação Postado originalmente por Marco0 Ver Post
    Se eu quiser virtualizar 4 máquinas em um único computador, tenho que ter uma placa física para cada máquina virtual? Ou apenas 1 para todas?

    tenho 3 servers com o ESXI 5 utilizo uma placa somente, nunca tive problemas, tenho 5 servers entre mk-auth e mikrotik e em um isolado rodo maquinas de testes, e outras distros, instale-o e comece a testar, é bem simples

    tem tb o XEN server, particularmente achei muito mais facil o Esxi

  6. #6

    Padrão Re: Quantas placas de rede são necessárias?

    Obrigado pela ajuda.

    O que acham desse servidor:
    * Processador Intel® Xeon® Quad-Core E3-1220V2 (3.10GHz, 8M Cache, Turbo, QUAD CORE/4T (69W)
    * Memória de 8GB, 1333MHz (2x4Gb)
    * Disco Rígido de 500GB SATA, 7.2K RPM, 3Gbps
    * Placa de rede On-Board, 1 interface Gigabit

    A rede tem mais ou menos 150 clientes.

    As vezes chego a pensar que essa configuração seria exagero para o tamanho e para os requisitos dos sistemas. Levando em conta que altualmente tem uma routerboard com 256mb de ram, e um processador de 680MHz. O que vocês acham?
    Tá de bom tamanho, ou é exagero?

  7. #7

    Lightbulb Re: Quantas placas de rede são necessárias?

    2 placas de rede.
    indicamos essas placas em Network preferences dentro do VmWare.
    sera assim
    ETH - PLACA
    eth0 - A
    eth1 - B

    na propriedades de cada virtualização
    á questão dependeria do que você quer acessar estando em uma das redes, merito do compartilhamento das placas.

    Imagino assim.
    Mikotik
    eth0 - Saida Clientes
    eth1 - Entrada Link

    Mkauth
    eth1 -Entrada/saida

    Apache + mysql
    eth1 - entrada/saida

    assim seus servidores não ficam visiveis aos usuarios da rede, aumentando a sua segurança contra invasão
    e os acessos você faz atraves de roteamento do nat, criando regras de redirecionamento.

    Fica otimo.

    Fica atento quanto ao hardware do seu 'servidor-geral', em especial para o Mkauth que gera um alto consumo do hardware pelas
    conexoes 'radius'

    Bom é isso, qlq duvida estamos aqui

    Boa Sorte.

  8. #8

    Padrão Re: Quantas placas de rede são necessárias?

    Hoje eu uso o Hyper-V - Onde trabalho coloquei da seguinte forma, Server Dell T620 com 2008 R2 Datacenter e mais 2 Server Dell rodando somente o Server Hyper-V 2008 R2. Todas as maquinas tem uma placa de rede somente para manutenção e as demais placas de rede para as VMs. O Dell T620 foi adquirido recentemente já com uma placa de rede Quad Port Giga para virtualização.

    https://www.broadcom.com/collateral/...19-PB102-R.pdf